2

Argentina goleia Croácia e vai à final da Copa com show de Messi e Álvarez

Dupla de ataque foi decisiva na vitória por 3 a 0 sobre o algoz do Brasil nesta terça-feira, em Lusail; argentinos esperam França ou Marrocos na decisão

13/12/2022 17:54 / atualizado em 13/12/2022 18:58
compartilhe
Lionel Messi e Julián Álvarez deram show nesta terça-feira e levaram a Argentina à final da Copa do Mundo
foto: Jack Guez/AFP

Lionel Messi e Julián Álvarez deram show nesta terça-feira e levaram a Argentina à final da Copa do Mundo

Parece um roteiro perfeito. Na última chance, um dos melhores da história é decisivo jogo após jogo e finda a espera de uma nação pelo título da Copa do Mundo. Ainda falta um passo, mas poucas coisas parecem capazes de parar Lionel Messi no Catar. Com a ilustre colaboração de Julián Álvarez, o camisa 10 foi a estrela maior do show da Argentina na vitória por 3 a 0 sobre a Croácia pela semifinal, nesta terça-feira (13), no Estádio Icônico de Lusail.



Fotos da festa da Argentina após vitória sobre a Croácia



A Argentina espera na decisão o vencedor do confronto entre França e Marrocos, que se enfrentam nesta quarta-feira (14), a partir das 16h (de Brasília), no Estádio Al Bayt, em Al Khor.

A final está marcada para domingo (18), às 12h, no Estádio Icônico de Lusail. Já a decisão de terceiro e quarto lugares será sábado (17), no mesmo horário, no Internacional Khalifa.

Recordes de Messi


Messi renovou a esperança de ser campeão do mundo na última Copa da carreira. Além disso, ainda bateu recordes importantes.

Nesta terça, igualou o alemão Lothar Matthaus como o jogador com mais partidas em Copas (25) e ultrapassou Batistuta como o argentino com mais gols na competição (11 a 10).
 

Argentina x Croácia: fotos do jogo pela Copa do Mundo


A última vez de Modric?


Aos 37 anos, um dos grandes nomes do futebol mundial pode ter feito sua última partida em Copas do Mundo. Luka Modric exibiu a elegância de sempre em campo, mas não foi capaz de segurar a Scaloneta. No finzinho, saiu aplaudido pelos quase 90 mil torcedores que lotaram as arquibancadas.

Argentina abre vantagem


Por respeito a Brozovic, Kovacic e Modric, o técnico Lionel Scaloni resolveu fortalecer o meio-campo argentino. Para isso, escalou Paredes e deixou o atacante Di María no banco de reservas.

Mesmo em desvantagem numérica no setor, os croatas dominaram a posse durante a partida quase toda. Mas não foram efetivos - ao contrário dos argentinos.

Aos 34 minutos, Álvarez foi derrubado pelo goleiro Livakovic na área. Na cobrança, Messi chutou no ângulo e chegou a cinco gols no Mundial.

A vantagem fez os argentinos ficarem ainda mais recuados, mas prontos para contragolpear. E foi justamente num contra-ataque que a vantagem aumentou.

Álvarez arrancou, dividiu com dois zagueiros e deu sorte de a bola sobrar para ele. Frente a frente com Livakovic, não perdoou, já nos acréscimos: 2 a 0.

Argentina x Croácia: fotos das torcidas em jogo pela Copa



Messi e Álvarez brilham de novo


A dinâmica da segunda etapa ficou ainda mais clara. A Croácia foi para cima e empilhou atacantes, a exemplo do que tinha feito diante do Brasil na reta final da prorrogação para buscar o empate. A Argentina, por outro lado, recuou as linhas para contragolpear em velocidade.

Em mais um momento de genialidade, Messi decidiu. Aos 24 minutos, o camisa 10 encarou Gvardiol, um dos melhores defensores da Copa. Passou com facilidade e serviu Álvarez, que só empurrou para as redes.

O lance mágico rendeu aplausos de Ronaldinho Gaúcho, que acompanhou a partida das tribunas.

Daí em diante, pouco mudou o andamento do jogo. A vantagem larga permitiu ao técnico Lionel Scaloni até dar chances a quem pouco atuou no Mundial, como Dybala.

No fim das contas, a Argentina manteve a vitória por 3 a 0 e renovou o sonho do tricampeonato - para delírio da maioria dos 88.966 torcedores que lotaram o estádio.



ARGENTINA 3 X 0 CROÁCIA


Argentina
Emiliano Martínez, Molina (Foyth, aos 41' do 2ºT), Cristian Romero, Otamendi e Tagliafico; De Paul (Palacios, aos 29' do 2ºT), Mac Allister (Correa, aos 41' do 2ºT), Enzo Fernández e Paredes (Lisandro Martínez, aos 17' do 2ºT); Messi e Julián Álvarez (Dybala, aos 29' do 2ºT)
Técnico: Lionel Scaloni

Croácia
Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa (Orsic, no intervalo); Brozovic (Petkovic, aos 5' do 2ºT), Kovacic e Modric (Majer, aos 36' do 2ºT); Pasalic (Vlasic, no intervalo), Kramaric (Livaja, aos 27' do 2ºT) e Perisic
Técnico: Zlatko Dalic

Motivo: semifinal da Copa do Mundo
Local: Estádio Icônico de Lusail, em Lusail, no Catar
Data e horário: terça-feira, 13 de dezembro de 2022, às 16h (de Brasília)

Gols: Messi, aos 34' do 1ºT, e Julián Álvarez, aos 50' do 1ºT, e aos 24' do 2ºT (ARG)
Cartões amarelos: Romero, aos 23', e Otamendi, aos 26' do 2ºT (ARG); Livakovic e Kovacic, aos 32' do 1ºT (CRO)

Público: 88.966 torcedores

Árbitro: Daniele Orsato (Itália)
Assistentes: Ciro Carbone (Itália) e Alessandro Giallatini (Itália)
VAR: Massimiliano Irrati (Itália)

Compartilhe