Cruzeiro

Site da Fifa destaca clubes do mundo que nunca foram rebaixados em Nacionais

Reportagem foi motivada pelo rebaixamento recente do River Plate; Cruzeiro, Flamengo, Internacional, Santos e São Paulo foram os brasileiros citados

postado em 07/07/2011 19:35 / atualizado em 07/07/2011 19:46

Reprodução/Fifa.com
O site oficial da Fifa destacou, nesta quinta-feira, um levantamento com os clubes das principais ligas do mundo que jamais foram rebaixados em campeonatos nacionais. A reportagem foi motivada pelo recente rebaixamento do River Plate, na Argentina, pela primeira vez em sua história, e foi intitulada “Titãs feitos para durar”.

O fato de os torneios terem tido diferentes formatos em seus inícios dificultou o levantamento da Fifa. No Brasil, por exemplo, Cruzeiro, Flamengo e Internacional são os únicos clubes que participaram de todas as edições do Brasileirão desde 1971, mas Santos e São Paulo, que jamais foram rebaixados, se recusaram a disputar uma edição cada. Com o reconhecimento dos títulos anteriores a 1970, o Grêmio passou a ser o mais assíduo, mesmo já tendo sido rebaixado duas vezes.

Clubes que nunca foram rebaixados, segundo levantamento da Fifa:

Espanha:
Athletico de Bilbao, Barcelona e Real Madrid

Itália:
Internazionale

Inglaterra:

Nenhum clube obteve o feito
Se for considerada a Premier League nos moldes atuais (disputada só a partir de 1992), sete clubes nunca foram rebaixados: Arsenal, Aston Villa, Chelsea, Everton, Liverpool, Manchester United e Tottenham.

Alemanha:
Bayern de Munique

Portugal:
Benfica, Porto e Sporting

Holanda:
Ajax, PSV e Feyenoord

Escócia:
Celtic e Rangers

Grécia
Olympiakos, Panathinaikos, AEK Atenas e PAOK

Turquia

Fenerbahçe e Galatasaray

Uruguai
Nacional e Peñarol

Argentina

Boca Juniors e Independiente

Brasil
Cruzeiro, Flamengo, Internacional, Santos e São Paulo


Clique e veja a reportagem no site oficial da Fifa

Tags: