2

Ex-zagueiros do Cruzeiro exaltam futebol de Dedé e veem investimento justo

Cruzeiro fecha maior contratação de sua história e ex-atletas apostam em retorno

18/04/2013 07:00 / atualizado em 17/04/2013 21:10
compartilhe
A contratação de Dedé pelo Cruzeiro por cerca de R$ 14 milhões balançou o futebol brasileiro. Mas não é só a torcida azul que está empolgada com o reforço de nível de Seleção Brasileira. Ex-defensores do clube, ouvidos pelo Superesportes, qualificam o jogador de 24 anos, vindo do Vasco, como o melhor do país na posição e apostam alto no sucesso de Dedé na Toca da Raposa.

A seguir, as análises de Gottardo, Paulão, Marcelo Djian, Gilmar Francisco e Célio Lúcio:

Wilson Gottardo - 1997/98
Campeão da Copa Libertadores de 1997

Qualidades

O que é ser zagueiro? É marcar, desarmar, antecipar, fazer coberturas, anular o atacante, ter bom desempenho no jogo aéreo ofensivo e defensivo. O Dedé faz tudo isso muito bem. Considero a qualidade técnica dele muito boa. A condição física é ótima e o mais importante é que ele tem potencial para evoluir mais ainda. É um jogador excelente. O legal é que o Dedé é humilde para aceitar que pode crescer ainda mais na carreira.
Gottardo:
foto: Juarez Rodrigues/EM/D. A Press

Gottardo: "Dedé é excelente"



Fratura por estresse na perna esquerda em 2012

Ele teve uma lesão muito séria e isso o atrapalhou muito no ano passado. Ele perdeu o ritmo, mas com certeza vai voltar a ser o melhor zagueiro do Brasil. Quando esteve na melhor forma, foi o melhor do Brasil disparado. É questão de adquirir a melhor forma.

O valor alto do investimento

Isso não me surpreende. O Cruzeiro, se não for o melhor, é um dos melhores clubes para se fazer vendas no Brasil. O Cruzeiro sempre teve destaque em vendas. No clube, o Dedé se tornará um jogador muito vendável. Não é o desejo da torcida, mas o futebol, no Brasil, exige do clube a venda. Até mesmo para o atleta é importante a venda. Chega um momento em que a venda é inevitável. Creio que ele ficará no Brasil até a Copa do Mundo, que é normal. O investidor sabe do potencial do Cruzeiro, sabe que o Dedé será valorizado. Eu tenho certeza que clube e investidor terão muito retorno numa futura venda.

Dedé e o time do Cruzeiro

Hoje, o Cruzeiro é uma equipe muito competitiva, bem diferente daquela do ano passado. O time está muito forte e isso vai facilitar muito a entrada do Dedé. Com o time atuando bem, ele tende a sobressair também. É um jogador de muito destaque. Foi excelente o negócio. Com esse reforço, o Cruzeiro certamente brigará para ser campeão do que disputar.


Paulão - início dos anos 1990
Paulão:
foto: Jorge Gontijo/EM/D. A Press

Paulão: "Dedé é o melhor do Brasil"


Campeão da Supercopa de 1991

Qualidades

O Dedé é um grande zagueiro. Ele está se destacando há muito tempo, tem sido convocado para a Seleção Brasileira e tem muitas qualidades. O jogo aéreo é excelente, tem velocidade, sabe sair jogando, faz gols. Por isso tudo, é uma grande aquisição. Tenho certeza que ele terá muito êxito no Cruzeiro.

O valor alto do investimento

O valor pago é justo. O Dedé é o melhor zagueiro do Brasil, está na Seleção Brasileira e vale sim o investimento. Além disso, ele é jovem e tem muito futuro.

Gilmar Francisco - anos 1980
Gilmar Francisco:
foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press

Gilmar Francisco: "O Dedé tem um vigor físico invejável e boa impulsão"



Achei uma grande contratação. Essa vinda para o Cruzeiro vai motivar muito o Dedé. É um clube organizado, que dará toda a estrutura a ele para evoluir mais ainda. Além disso, ele está motivado pela presença na Seleção Brasileira e pela chegada da Copa do Mundo. É um jogador de muita força. Ele tem um vigor físico invejável, tem boa impulsão, marca firme e só vai agregar no Cruzeiro. Desde o ano passado, a deficiência do time estava na zaga. A nossa expectativa, como torcedor do Cruzeiro e ex-atleta do clube, é que ele volte ao grande nível. Desde que se lesionou, o Dedé enfrentou problemas. Mas tenho certeza que ele se recuperará no Cruzeiro, recuperará a velha forma e conseguirá conquistar títulos. Na minha opinião, ele formará uma grande dupla de zaga com o Bruno Rodrigo. São jogadores que têm características para se completar. O Leo seria outro grande companheiro.

Marcelo Djian - 1998-2000
Campeão da Copa do Brasil de 2000

Qualidades

Marcelo Djian:
foto: Paulo Filgueiras/Estado de Minas

Marcelo Djian: "O Dedé ganhou uma maturidade boa nos dois últimos anos"

Eu já observei bastante o Dedé, até porque, como empresário, já o indiquei para o Lyon há um tempo. Acredito que hoje, no Brasil, é um dos melhores da posição, se não o melhor. Acredito que progrediu bastante. Eu tinha visto o Dedé em ação na final da Copa do Brasil de 2011, contra o Coritiba, e ele não foi tão bem. Ele não estava legal na final. Mas ele é um jogador com presença, ganhou uma maturidade boa nos dois últimos anos, tem um jogo aéreo bom, sabe jogar e é um atleta rápido. É um dos melhores com certeza. Soube realmente que ele foi sondado agora pelo Paris Saint-Germain, conheço o empresário dele, mas, como a Copa do Mundo será no Brasil, poucos querem sair do país nesse momento.

O alto investimento do Cruzeiro

Esse ano estamos vendo várias coisas como nunca tínhamos visto no mercado, como a contratação do Pato pelo Corinthians por 15 milhões de euros. Para zagueiro, o que o Cruzeiro paga junto com parceiros é realmente um valor muito alto. Mas o Cruzeiro quer fazer um grande time, um grande campeonato, até mesmo em virtude de o Atlético estar bem, e o Cruzeiro está investindo. É um valor difícil de se recuperar no mercado, mas, se estamos falando em investimento técnico, o Cruzeiro fez uma grande aposta, com certeza.

Célio Lúcio - anos 1990
Campeão da Supercopa de 1992 e das Copas do Brasil de 1993 e 1996

Qualidades
Célio Lúcio:
foto: Juarez Rodrigues/EM/D. A Press

Célio Lúcio: "Dedé é um atleta com nível técnico muito alto e está valorizado"


O Dedé é um jogador muito técnico, de bom posicionamento, tem uma força física fora do comum e bom tempo de bola. É também um jogador com personalidade e isso é muito importante para um zagueiro. Tem ótima saída de bola, é bom na cobertura. Às vezes, sinto que ele tem dificuldade no mano a mano, mas é um baita zagueiro. É um jogador de muito nível, que está na Seleção e já está experimentado. Não precisa ser testado.

O alto investimento feito pelo clube

Penso que o investimento é válido, pois o Dedé é um jogador com nível técnico muito alto e está valorizado pelo mercado nacional e internacional. O Cruzeiro está com a política de contratar um jogador para vir e assumir. Ele chega para jogar, se impor e tenho certeza que vai ajudar muito o grupo do Cruzeiro a conquistar títulos.
Compartilhe