Superesportes

CRUZEIRO

Mano garante 'outro Cruzeiro' no domingo e mostra confiança para decisão do Estadual

Treinador projetou "desmanchar diferença" do Atlético na finalíssima

Tiago Mattar
Cruzeiro de Mano Menezes terá sua primeira decisão pelo Cruzeiro neste domingo, às 16h, no Horto - Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. PressMano Menezes deu o recado: o Cruzeiro apático visto na vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, no Mineirão, nessa quarta-feira, no duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, ficou para trás. Em entrevista coletiva, ele prometeu que o bom desempenho coletivo do time no empate por 0 a 0 com Atlético, na primeira partida da decisão mineira, será repetido no domingo, a partir das 16h, no Independência, mas agora com chances maiores de vitória.
Para ser campeão mineiro no Horto, só um triunfo interessa ao Cruzeiro. O rival joga por novo empate, já que fez melhor campanha na fase de classificação do Estadual.

“Entendo que o jogo de domingo será completamente diferente do que nós vimos contra a Chapecoense. Aliás, no domingo passado já tivemos uma amostragem do que veremos no domingo que vem. Não me preocupo com isso (atuação ruim na Copa do Brasil). É entender bem, recuperar bem. Agora teremos um dia a mais, que é o que se tem de quarta para domingo (...) É pela circunstância. O torcedor do Cruzeiro pode ficar tranquilo, que domingo é outra história (do que foi contra a Chapecoense)”, disse.

A finalíssima de domingo marcará a estreia de Mano à frente do Cruzeiro no Independência. Ele sabe da força do Atlético no estádio, mas crê na conquista do seu primeiro estadual em Minas Gerais.

O retrospecto recente no estádio é favorável à Raposa: três vitórias consecutivas. Em outros nove jogos anteriores, o Atlético levou a melhor em cinco. Houve quatro empates.

“Primeira vez que eu, como treinador, vou jogar contra o Atlético lá. Sei do histórico, mas é outro jogo. A gente também acha que o Atlético tem direito de jogar no Independência. Óbvio que você tem que respeitar o direito dos outros também. Nós temos que saber nos comportar e buscar a vitória lá dentro. É o caminho que pode nos levar à conquista do título. Temos que desmanchar essa diferença. Tenho a convicção de que se o Cruzeiro mantiver o nível de atuação no primeiro clássico, temos condições de ser campeões”, disse.

No primeiro jogo da decisão, o Cruzeiro controlou a posse de bola e propôs o jogo diante de um Atlético retraído, com estratégia de segurar o ímpeto celeste. “Faltou só a bola entrar”, analisou Mano após o duelo, ainda no vestiário do Mineirão. Neste domingo, porém, o time azul não poderá mais adiar o triunfo.

Diferentemente do que ocorreu nessa quarta-feira, o Cruzeiro deverá ter força máxima no domingo. Contra a Chape, Mano Menezes optou por poupar Leo, Mayke, Hudson, Rafinha e Rafael Sobis, jogadores importantes para seu esquema. Os cinco deverão estar presentes na primeira decisão do treinador como comandante celeste. Há ainda expectativa pelos retornos do lateral-direito Ezequiel e do meio-campista Robinho, entregues aos preparadores físicos do clube.