Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Poucos avanços, jogada arriscada e puxão de orelha: a estreia de Lennon pelo Cruzeiro

Lateral-direito vestiu a camisa celeste pela primeira vez nessa quarta-feira

postado em 04/05/2017 07:00 / atualizado em 04/05/2017 16:10

Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Quando a assessoria de comunicação do Cruzeiro distribuiu para a imprensa o press kit com a escalação da equipe para o jogo contra a Chapecoense, logo na segunda linha veio a grande surpresa: Lennon estrearia pelo clube. Contratado ao Cruzeiro-RS, o jogador de 25 anos participou de 90 minutos na vitória celeste por 1 a 0, nessa quarta-feira, no Mineirão, pelo confronto de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

A atuação começou de modo razoável. Nos primeiros minutos, o lateral ensaiou algumas subidas ao ataque e até tentou dois cruzamentos. Em ambos, a zaga da Chape conseguiu fazer o corte. Já na parte defensiva, Lennon não foi tão exigido, pois o clube catarinense praticamente não atacou na etapa inicial.

De um rendimento seguro nos primeiros 45 minutos, Lennon sentiu dificuldades no segundo tempo. Talvez pela falta de entendimento com os companheiros. Em duas jogadas de linha de fundo, o camisa 21 cruzeirense mostrou lentidão ao acompanhar o meia Osman, que efetuou cruzamentos perigosos. E nos acréscimos, quase pôs tudo a perder quando tentou driblar Rossi e foi desarmado na lateral do campo de defesa. A sorte é que o equatoriano Kunty Caicedo conseguiu fazer o corte quando o atacante da Chapecoense tentou o passe para Wellington Paulista na grande área.

A jogada arriscada de Lennon no fim do jogo rendeu um puxão de orelha do técnico Mano Menezes. “Cometeu um pequeno erro no final, que poderia ter custado o empate. Essas são as coisas que às vezes pertencem a ele no momento da avaliação. Ele poderia ter retornado a bola ao Rafael, que estava do lado certo para chutar com o pé esquerdo. Ainda recuperou a bola no segundo momento, mas deu uma balançadinha, uma pedalada num lugar onde não se pedala”, disse.

Mano afirmou que o susto pelo qual passou o Cruzeiro fará Lennon tomar uma decisão mais segura num eventual lance futuro. “Isso faz parte daquilo que é. O nível muda, e você vai aprendendo que nesse nível, todo mundo é bom. Você não pode fazer certos tipos de coisas em determinados lugares, pois pode custar o resultado de um jogo. É a diferença da mudança e da adaptação que o jogador vai sofrendo. Antes ele fazia com naturalidade e não perdia a bola. Aqui ele fez e quase tomou o gol. Certamente não fará mais”.

A participação de Lennon contra a Chapecoense, segundo o Footstats, foi resumida em 28 passes certos e oito errados; uma assistência para finalização (de Lucas Silva, em chute de fora da área), quatro cruzamentos errados, cinco rebatidas e quatro faltas cometidas.

Para o próximo jogo, Mano Menezes deixará Lennon na reserva e optará entre Mayke e Ezequiel, que disputaram, respectivamente, 14 e 13 partidas na temporada. A escolha do titular será feita até sábado. No domingo, às 16h, no Independência, o Cruzeiro decidirá o Campeonato Mineiro diante do Atlético e precisará vencer para ficar com o título. A partida de ida, no Gigante da Pampulha, terminou empatada sem gols.

Tags: interiormg copadobrasil lennon cruzeiro