2

Cruzeiro encontra terreno e planeja construção de nova Toca da Raposa com estrutura para base e profissional

Futuro CT deverá ser instalado no limite de Belo Horizonte com Nova Lima

compartilhe
Novo CT do Cruzeiro poderá ser construído em área no limite de Nova Lima com Belo Horizonte
foto: Google Maps

Novo CT do Cruzeiro poderá ser construído em área no limite de Nova Lima com Belo Horizonte

O Cruzeiro planeja construir em no máximo seis anos um novo centro de treinamento com estrutura para abrigar o departamento de futebol profissional e todas as categorias de base. O local já está em fase de estudo por parte da diretoria do clube celeste. Seria em uma área de 500 mil a 1,5 milhão de metros quadrados situada nas proximidades da BR-040, no limite de Belo Horizonte com Nova Lima. Muitos jogadores do grupo principal residem nos bairros Belvedere e Santa Lúcia, na capital, e Vila da Serra, no município vizinho, o que facilitaria o deslocamento. Hoje, para chegarem à Toca da Raposa II, esses atletas dirigem até 28 quilômetros. O trajeto pode durar mais de uma hora.


“A gente tem um grande desejo de conseguir esse terreno para o lado do Rio de Janeiro. Antes do Posto Chefão (posto de combustível localizado no Bairro Jardim Canadá, em Nova Lima). Isso porque 80% dos jogadores do Cruzeiro gastam duas horas para ir treinar. Uma para ir e outra para voltar. É difícil. Se você consegue fazer para aquele lado ali, o jogador fica a 20 minutos do CT. Ele economizaria uma hora e meia por dia de logística”, explicou o vice-presidente do Cruzeiro, Itair Machado, em entrevista exclusiva ao Superesportes.

Além de proporcionar conforto maior aos jogadores, que gastariam menos tempo até o espaço de trabalho, uma grande Toca da Raposa possibilitaria melhor observação das categorias de base. Nesse cenário, seria mais fácil lapidar uma joia que, em longo prazo, viesse a gerar receita milionária aos cofres celestes.

“É uma coisa que você ganha muito se tiver os dois centros de treinamentos juntos. Nosso projeto é de colocar o júnior com o profissional, eles já treinam lá (na Toca da Raposa 2), mas não dá para colocarem eles morando no hotel por causa de logística, de construção. Um dos grandes desejos como dirigente é ter um terreno que abrigaria as duas Tocas. E estamos nesse caminho. Estamos trabalhando, estudando a viabilidade de terreno. O Cruzeiro precisa disso. Você vê o Flamengo, que vendeu alguns jogadores aí e equalizou a dívida.  O torcedor não gosta de vender, mas você ter alguns jovens para vender por 40, 50 milhões de euros, é o que vai zerar nossa dívida. Aí depois que o Cruzeiro zerar, vai evitar ter que vender novos talentos”, frisou o dirigente.

Itair Machado explicou que nas Tocas da Raposa I e II não há espaço físico para expansão de campos e construção de alojamentos. Para abrigar toda as equipes de futebol, o Cruzeiro necessitaria de uma dependência com no mínimo oito campos de futebol.

“Não, porque não cabe. O terreno não comporta. Você teria que ter, no mínimo, oito campos de futebol. Teria que ser um terreno maior. A gente estuda a viabilidade de um outro terreno, que tem uma localização boa, para que em um futuro bem próximo a gente possa ter um centro de treinamento da base e do profissional juntos. Como eu gosto de dizer, o São Paulo, que tem dois grandes CTs, não é junto. São poucos os clubes que têm isso junto. Acho que seria muito importante para o futuro do clube, a gente ter isso. O Cruzeiro está investindo hoje no Sub-11, Sub-12. Inclusive, vale a pena fazer uma matéria da safra no Brasil. Safra que a gente fala é da qualidade de jogadores. Daqui cinco, seis anos, o Brasil vai voltar a ser aquela potência que foi no passado. Acompanho e é assustador a qualidade. No próprio Cruzeiro, se fala muito do Estevão, mas não é só ele. Vários outros jogadores lá que têm tudo para brilhar no Cruzeiro”.

Espaço situado ao lado da Toca da Raposa II pertence à Força Aérea Brasileira (FAB)
foto: Google Maps

Espaço situado ao lado da Toca da Raposa II pertence à Força Aérea Brasileira (FAB)


Mas o que seria feito das Tocas da Raposa I e II? Na visão de Itair Machado, o Conselho Deliberativo do Cruzeiro poderia, por exemplo, aprovar permutas dos terrenos para a construção de empreendimentos imobiliários. Em 2013, o América cedeu o antigo clube de lazer à Direcional Engenharia, que construiu apartamentos de um, dois e três quartos. O clube embolsou 22,5% do valor geral de vendas dos imóveis.

“Tem que estudar. Criar uma comissão. O Cruzeiro pode fazer grandes empreendimentos imobiliários. Pode fazer permuta, mas quem decidiria é o Conselho Deliberativo. Acho que deveríamos conseguir o terreno sem se desfazer da Toca I e da Toca II. Depois que conseguir o outro terreno e tiver construído, o Conselho é competente para sentar e dar destino aos outros dois terrenos. É muito importante um projeto de formação de atleta que esses dois centros de treinamentos sejam juntos”.

Como deverá ser o novo CT do Cruzeiro

- Área de 500 mil a 1,5 milhão de m² (espaço cinco a 10 vezes maior que as Tocas I e II juntas);

- No mínimo oito campos oficiais;

- Alojamento para profissional e base (júnior, juvenil, infantil, pré-infantil e mirim);

- Proximidade com bairros de classe alta de BH, onde residem vários jogadores;

- Projeto com expectativa de consolidação em até seis anos (2024)

- Opções de terrenos: Vale do Rio Doce e Prefeitura de Belo Horizonte


Fichas técnicas dos centros de treinamento do Cruzeiro

Toca da Raposa II

Inauguração: março de 2002

Área: 83 mil m²

Área edificada: 4,3 mil m²

Localização: Rua Adolfo Lippi Fonseca, 250, Bairro Trevo, Belo Horizonte

Estrutura:

- Quatro campos de futebol;

- Piscina térmica;

- Academia;

- Quadra poliesportiva;

- Solarium;

- Restaurante;

- Hotel com 26 apartamentos

- Salão de jogos;

- Sala de cinema;

- Escritórios administrativos;

- Departamentos de nutrição e médico, composto por consultórios de clínica geral, ortopedia, odontologia, fisioterapia, fisiologia e sala de raio X.

Toca da Raposa I

Na imagem do Google, campo mais escuro na Toca da Raposa I é de grama sintética
foto: Google Maps

Na imagem do Google, campo mais escuro na Toca da Raposa I é de grama sintética


Inauguração: 1973

Área: 60 mil m²

Localização: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 7.100, Bandeirantes (Pampulha), Belo Horizonte

Estrutura:

- Quatro campos (dois de tamanho oficial);

- Academia;

- Departamentos médico, de nutrição, análise de desempenho e laboratório de fisiologia;

- Escritórios administrativos;

- Biblioteca;

- Refeitório;

- Alojamentos;

- Vestiários;

- Escolas de ensino fundamental, médio e língua estrangeira (parceria com Colégio Rui Barbosa e UPTIME)

Compartilhe