Superesportes

CRUZEIRO

Após imbróglio, América e Cruzeiro se acertam sobre transferência de jovem Vitor Roque

Atacante, de 14 anos, foi alvo até de denúncia de aliciamento

Redação
Vitor Roque já conquistou título pelo Cruzeiro na China, em abril, e marcou quatro gols - Foto: Reprodução/Instagram Vitor Roque @vitor_roque9
Depois de uma batalha nos bastidores de um mês e 11 dias, inclusive com denúncia ao Ministério Público do Trabalho, América e Cruzeiro chegaram a um acordo quanto à transferência do jovem atacante Vitor Roque do Lanna Drumond para a Toca da Raposa. A direção do Coelho acusava o rival de aliciamento. Pelo acerto, cada clube ficará com 50% dos direitos econômicos do atleta de 14 anos.

Vítor jogou nos times de base do América desde os 10 anos. Ao completar 14 - idade mínima permitida para a assinatura de contrato -, ele não se reapresentou ao clube em 4 de fevereiro. No fim daquele mês, o então diretor de futebol de base do Coelho, Paulo Bracks, foi informado de que o atleta estava integrado ao sub-14 do Cruzeiro.

No ano passado, o garoto foi o artilheiro do Campeonato Mineiro sub-14, com oito gols. O América perdeu a final para o Atlético e ficou com o vice-campeonato.

“O fato é que o Cruzeiro roubou um jogador da base do América”, disse Paulo Bracks, em 23 de março, em entrevista ao Superesportes.

Por conta da ida de Vitor Roque para a Toca, o América denunciou o rival ao Ministério Público do Trabalho no começo de abril. Paralelamente, o clube contou com o apoio do Movimento de Formação do Futebol de Base (MFFB), formado por coordenadores de bases de clubes do futebol brasileiro. O grupo entendeu que não houve ética por parte do Cruzeiro na condução da negociação com o jovem atacante.

Em 17 de abril, já como primeira consequência do suposto aliciamento, o Cruzeiro foi desconvidado da Nike Premier Cup, torneio da categoria sub-15.

O impasse entre os clubes colocou em xeque até mesmo a realização da Taça BH de Futebol Júnior, marcada para 15 a 31 de julho.
Organizadora do torneio de base, a Federação Mineira de Futebol (FMF) admitiu que, diante do boicote de vários clubes ao Cruzeiro, preferia cancelar a edição de 2019.

Agora, diante do acordo entre Cruzeiro e América, tudo indica que a Taça BH será realizada. 

No fim de abril, Vitor Roque conquistou com o Cruzeiro o título do torneio Condion Cup, na China. O ataque foi um dos destaques ao marcar quatro gols.
.