None

TAÇA BH DE FUTEBOL SUB-17

Com pendência entre América e Cruzeiro resolvida, FMF deverá confirmar realização da Taça BH

Competição de base deve ser marcada para a segunda quinzena de julho

postado em 23/05/2019 18:27

<i>(Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A. Press)</i>
Após América e Cruzeiro anunciarem, nessa terça-feira, que resolveram as pendências envolvendo o atacante Vitor Roque, a Federação Mineira de Futebol (FMF) deverá confirmar a realização da Taça BH de Futebol Sub-17 na segunda quinzena de julho. A competição, uma das mais importantes do Brasil no calendário das categorias de base, estava ameaçada em função da acusação do Coelho de que a Raposa teria aliciado o jovem atleta.

Como o Movimento de Formação do Futebol de Base (MFFB), formado por coordenadores das categorias inferiores dos clubes do país, reconheceu a acusação do América, as equipes da Série A ameaçaram não participar do torneio caso o Cruzeiro fosse convidado. A FMF, por sua vez, alegava que não tinha como não convidar um de seus afiliados.

Nessa quarta-feira, porém, o América informou que se acertou com o Cruzeiro sobre Vitor Roque. O atacante permanecerá servindo a categoria sub-14 da Raposa, mas terá seus direitos econômicos divididos com o América. Ou seja, cada clube ficará com 50% do 'passe' do jovem. No fim de abril, Vitor conquistou o título do torneio Condion Cup com o Cruzeiro. O goleador foi um dos destaques ao marcar quatro vezes, na China.

Sobre a Taça BH, a Federação Mineira ainda não definiu todos os detalhes para sua realização. O que se sabe é que ela deverá ser disputada pelos clubes da Série A, além de contar com participações de outras equipes que se destacaram em categorias inferiores pelo Brasil. Ainda não está definido, mas o torneio deverá ser marcado para o período entre 15 e 31 de julho.

A Taça BH existe desde 1985 no calendário de futebol de base no Brasil. Até 2014, o torneio envolvia equipes sub-20, mas o formato acabou alterado em 2015, quando passou a ser disputada por jogadores da categoria sub-17. O atual campeão é o Atlético, que bateu o Fluminense na grande decisão, em 2018, no Independência. 

Tags: futnacional seriea interiormg cruzeiro