Superesportes

CAMPEONATO BRASILEIRO

Após eliminação na Copa do Brasil, Cruzeiro enfrenta Grêmio e tenta seguir campanha de recuperação no Campeonato Brasileiro

Time celeste recebe tricolor gaúcho neste domingo, às 11h, no Independência

Rafael Arruda
Rogério Ceni tenta emplacar terceira vitória pelo Cruzeiro no Campeonato Brasileiro - Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
Eliminado pelo Internacional na semifinal da Copa do Brasil, o Cruzeiro tentará dar sequência à campanha de recuperação no Campeonato Brasileiro em confronto com o Grêmio, às 11h deste domingo, no Independência, pela 18ª rodada. A partida acontecerá no estádio do Horto devido à disponibilização do Mineirão para um evento musical.

Na Copa do Brasil, o Cruzeiro se despediu de maneira melancólica, com derrota de goleada por 3 a 0, no Beira-Rio. No Brasileiro, os resultados recentes são mais animadores. O time vem de quatro jogos de invencibilidade: vitórias sobre Santos (2 a 0) e Vasco (1 a 0), além de empates com Avaí (2 a 2) e CSA (1 a 1).

Antes da sequência sem perder, a Raposa estava em 18º lugar, com dez pontos, dois a menos que o então 16º, Fluminense. Com aproveitamento de 66,66% nas quatro rodadas recentes, o time subiu para 16º, com 18, três a mais que o tricolor carioca, primeiro da zona de rebaixamento. A missão passada pelo técnico Rogério Ceni aos atletas é manter a boa fase para se afastar cada vez mais da degola.

“No Brasileiro, temos que continuar. Viemos de três jogos, com duas vitórias e um empate. É o principal para o Cruzeiro tentar se reerguer.
São confrontos difíceis, agora contra o Grêmio, depois Palmeiras e Flamengo. Temos de estar juntos e continuar. As copas acabam, mas o campeonato continua até dezembro. E o clube tem de se manter firme para sair dessa situação”, avaliou Ceni. “Estávamos em 18º, hoje nos encontramos em 16º. Temos que continuar subindo. É juntar forças para subir”, completou o treinador.

Como não dá qualquer pista da escalação na parte aberta dos treinamentos, Ceni só vai divulgar o time no vestiário do Independência. Há a chance de Egídio retomar a titularidade na lateral esquerda, bem como Fred no ataque. Com relação à lateral direita, o Cruzeiro conseguiu junto ao STJD efeito suspensivo para Edilson, que havia recebido suspensão de dois jogos. Caberá ao treinador decidir se colocará o camisa 2 ou recorrerá novamente ao improviso do volante Jadson. Já na zaga, Dedé, com lesão no tornozelo direito, dará lugar a Leo. 


No banco de reservas, o atacante Ezequiel, emprestado pelo Botafogo até dezembro e com os direitos econômicos fixados, será opção. “Desde o início, quando soube que tinha essa oportunidade de vir para cá, já vi como oportunidade da minha vida. Botei na minha cabeça que era uma coisa que eu já idealizava. É uma responsabilidade dobrada, por vir aqui vestir essa camisa, por estarem esperando muito de mim.
A resposta darei dentro de campo”, afirmou o jogador, em sua entrevista de apresentação, na sexta-feira.

Recorde


Assim que a bola rolar neste domingo, o goleiro Fábio, de 39 anos, vai se tornar o atleta com maior número de partidas na história do Campeonato Brasileiro. Ele chegará a 576 jogos e, curiosamente, ultrapassará Rogério Ceni, ex-goleiro do São Paulo, com 575. O camisa 1 cruzeirense conquistou três edições da elite nacional: 2000 (pelo Vasco), 2013 e 2014. Rogério também ganhou a Série A três vezes: 2006, 2007 e 2008.

Grêmio


O Grêmio também caiu na semifinal da Copa do Brasil, porém na disputa por pênaltis - 5 a 4 para o Athletico-PR, depois de derrota no tempo normal por 2 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba. No jogo de ida, o time gaúcho havia vencido por 2 a 0, em Porto Alegre. Apesar da decepção pelo revés na competição nacional, o tricolor está na luta para conquistar a Copa Libertadores. O adversário nas semifinais será o Flamengo, nos dias 2 e 23 de outubro.

No Brasileiro, a campanha gremista é aquém das expectativas: 11º lugar, com 22 pontos (cinco vitórias, sete empates e cinco derrotas). Por isso, o técnico Renato Gaúcho escalará o que tem de melhor para vencer em Belo Horizonte e ascender na classificação. O protagonista da equipe é o atacante Everton, artilheiro do time em 2019, com 13 gols, e campeão da Copa América com a Seleção Brasileira.

Protesto


Antes de a bola rolar no Independência, torcedores do Cruzeiro vão se concentrar em frente ao estacionamento descoberto do estádio, na Rua Pitangui, para protestar contra integrantes da diretoria do clube. Os principais alvos são o presidente Wagner Pires de Sá, o vice-presidente de futebol Itair Machado e o diretor-geral Sérgio Nonato.
A cúpula celeste é investigada pela Polícia Civil por suspeitas de falsidade ideológica, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro.

CRUZEIRO X GRÊMIO


CRUZEIRO
Fábio; Jadson (Edilson), Fabrício Bruno, Leo e Dodô (Egídio); Henrique e Robinho; Marquinhos Gabriel, Thiago Neves e David (Fred); Pedro Rocha
Técnico: Rogério Ceni

GRÊMIO
Paulo Victor; Rafael Galhardo, Geromel, Kannemann e Cortez; Rômulo (Michel) e Matheus Henrique; Alisson, Jean Pyerre e Everton; André
Técnico: Renato Gaúcho

Motivo: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro

Estádio: Independência

Data: domingo, 8 de setembro de 2019

Horário: 11h

Árbitro: Rafael Traci (SC)

Assistentes: Helton Nunes e Éder Alexandre

VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira

Assistentes do VAR: William Machado Steffen e Alex dos Santos

Jogadores do Cruzeiro com dois cartões amarelos: Ariel Cabral, Cacá, Dedé, Robinho e Rodriguinho
.