2

Conheça Matheus Barbosa, primeiro reforço do Cruzeiro para temporada 2021

Ex-zagueiro, volante já formou dupla com Marquinhos, hoje no PSG

11/02/2021 06:00 / atualizado em 10/02/2021 19:25
compartilhe
Contratação de Matheus Barbosa foi um pedido do técnico Felipe Conceição
foto: Divulgação/Cuiabá

Contratação de Matheus Barbosa foi um pedido do técnico Felipe Conceição

O Cruzeiro está perto de anunciar a contratação de Matheus Barbosa, de 26 anos, que se destacou pelo Cuiabá na última temporada. Nessa quarta-feira, o Avaí, dono de 60% de seus direitos econômicos, oficializou o empréstimo do volante ao clube mineiro até o fim da temporada 2021. O Superesportes entrevistou ex-treinadores do jogador, que traçaram seu perfil. 

Início na zaga e dupla com Marquinhos


Matheus foi revelado pelo Grêmio e venceu, com a camisa da Seleção Brasileira Sub-17, o Sul-Americano da categoria, em 2011. Além disso, foi titular na campanha do Mundial daquele ano, quando a equipe comandada por Emerson Ávila acabou a competição na terceira colocação.

Matheus Barbosa e Marquinhos durante disputa do Sul-Americano, em 2011
foto: Reprodução

Matheus Barbosa e Marquinhos durante disputa do Sul-Americano, em 2011

O treinador lembra que Matheus iniciou a carreira como zagueiro e se destacava pela boa saída de bola. Ele formou dupla com Marquinhos, hoje astro do Paris Saint-Germain, da França, e titular da Seleção Brasileira do técnico Tite.

“Como zagueiro, ele tinha uma excelente saída de bola. Tecnicamente sempre foi muito bom. Não era um zagueiro de velocidade, mas muito interessante na saída. Ele e Marquinhos, que hoje está no PSG, formavam uma ótima dupla”, conta Ávila.

“Ele começou o Sul-Americano no banco de reservas. Mas observando, ao longo da competição, ele aproveitou as chances e se tornou titular. Foi muito bem. Lembro que chegou a marcar gols de bola parada (foram três em sete jogos disputados). Tem um tempo de bola perfeito, cabeceio muito bom. Depois, ganhou a titularidade para o Mundial também”, ressaltou o treinador. 

Episódio negativo no Avaí


Em 2019, Matheus disputou 36 jogos pelo Avaí. Um episódio no fim da temporada, no entanto, mudou os rumos da carreira do jogador. Após a derrota por 1 a 0 para a Chapecoense, pelo Brasileirão, o volante mostrou o dedo médio para seus torcedores. 

A situação ficou insustentável, mesmo após um pedido de desculpas nas redes sociais. Ele acabou emprestado ao Água Santa para disputa do Paulista, em 2020, mas pouco atuou. A oportunidade no Cuiabá chegou poucos dias antes do início da pandemia de coronavírus, em março do ano passado. 

“Levaria Matheus para qualquer clube que fosse” 


O ponto mais alto da carreira de Matheus, como jogador profissional, foi vestindo a camisa do Cuiabá, na última temporada. Ele disputou 30 jogos, marcou dois gols, e foi decisivo no acesso do clube à Série A do Campeonato Brasileiro. Quem confirma isso é Marcelo Chamusca, ex-treinador do Dourado. 

Matheus Barbosa viveu ótima fase sob o comando de Marcelo Chamusca
foto: Divulgação/Cuiabá

Matheus Barbosa viveu ótima fase sob o comando de Marcelo Chamusca

“Ele atua mais como segundo volante, mas pode fazer a função de primeiro também. É muito técnico. A maior virtude, sem dúvida nenhuma, é o passe. Passe longo, entrelinhas, acha os caras por dentro toda hora. Consegue encaixar a bola em profundidade. Para além disso, é muito regular. Tem um comportamento extracampo excelente, muita intensidade durante os treinos. É um atleta que qualquer clube que eu fosse, eu levaria”, disse.

Chamusca confidenciou à reportagem que recebeu ligações de outros clubes pedindo informações sobre Matheus ao fim da Série B. Um deles foi o Atlético-GO. O treinador também já revelou como acha que  Felipe Conceição utilizará o volante no Cruzeiro. 

“Felipe Conceição gosta de jogar com tripé. Eu imagino que o Matheus encaixe muito bem como central. Pode fazer o médio, mas tem mais características de central. O passe dele é muito bom. Ele não vai ficar roubando muitas bolas, marca mais posicionado, fecha linhas. Mas o principal dele é a qualidade para jogar. É realmente muito técnico”, ressaltou. 

Compartilhe