2

O Time do Povo Mineiro: torcedores do Cruzeiro lançam obra sobre centenário

Proposta do livro é associar a história do Cruzeiro com a do povo mineiro

11/04/2021 13:59
compartilhe
Proposta do livro é associar a história do Cruzeiro com a do povo mineiro
foto: Divulgação

Proposta do livro é associar a história do Cruzeiro com a do povo mineiro

Torcedores do Cruzeiro lançaram esta semana o livro "O Time do Povo Mineiro". A obra foi escrita por historiadores, professores, pesquisadores e cronistas cruzeirenses a partir do ponto de vista das arquibancadas. 

"O Time do Povo Mineiro" traz uma proposta diferenciada do que foi feito ao longo desses 100 anos do Cruzeiro. A obra dá ênfase a títulos conquistados, história de jogadores e pessoas que ajudaram a criar o clube, fundado em 2 de janeiro de 1921.

A proposta do livro é ir além do senso comum e associar a história do Cruzeiro com a história do povo mineiro. “Os nossos grandes feitos não se explicam só pelo futebol, eles fazem parte da vida do povo. Está nas esquinas de Milton e Lô; na devoção de Dona Salomé, a maior torcedora do mundo; na genialidade de Tostão; no samba em azul e branco de Clara Nunes e do maestro Jadir Ambrósio; nas madeiras e tijolos colocados por cada palestrino na construção do estadinho do Barro Preto; no tropeiro com cerveja para alimentar o corpo e a alma da China Azul. Ser campeão é só uma consequência. A ideia é contar essa história de caminhos não contados para um clube de futebol no ano do seu centenário”, explica Gladstone Leonel Jr., idealizador e organizador da obra.

O livro traz ainda o prefácio assinado pelo escritor, historiador e compositor Luiz Antônio Simas. A foto da capa é de Elmo Alves. Está em pré-venda pelo site livrariafc.com.br/produto/o-time-do-povo-mineiro/.

“Quanto mais homenagens focadas no centenário do Cruzeiro, mais justo será para com o time criado pelo povo trabalhador de Belo Horizonte. Certamente, o clube lançará o livro oficial, empresas comercializarão produtos próprios usufruindo do centenário, mas ter um livro escrito por dezenas de torcedores da arquibancada é algo histórico e insubstituível”, disse o colunista do Superesportes, Gustavo Nolasco, que cedeu – de forma gratuita - algumas de suas crônicas para compor o livro "O Time do Povo Mineiro". 

Compartilhe