2

Ex-Cruzeiro, Dedé se diz pronto para voltar a jogar e mira o Brasileirão

Zagueiro aceitaria contrato de produtividade para regressar aos gramados

11/07/2021 17:00 / atualizado em 11/07/2021 21:41
compartilhe
Dedé disse que sente muito carinho pelo Cruzeiro
foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Dedé disse que sente muito carinho pelo Cruzeiro


Há um ano e nove meses sem disputar uma partida oficial por causa de uma lesão no joelho direito, o zagueiro Dedé se diz pronto para retornar aos gramados. Ele está livre no mercado desde 1º de julho, quando foi homologada na Justiça do Trabalho a rescisão de seu contrato com o Cruzeiro. Segundo o Globoesporte, o clube pagará R$16,6 milhões ao atleta em 60 meses (cinco anos) contados a partir de janeiro de 2022.

Fotos marcantes de Dedé no Cruzeiro


“Pretendo jogar esse Campeonato Brasileiro. Estou pronto para pegar o ritmo e a intensidade de um clube profissional e trabalhar com uma equipe”, afirmou Dedé, em entrevista ao programa Esporte Espetacular, da TV Globo.

O defensor de 33 anos falou sobre a experiência de ter participado de um jogo-treino junto a atletas profissionais em sua cidade natal, Volta Redonda, no sul do estado do Rio de Janeiro. “Me senti vivo no futebol, capaz de exercer o que eu mais procurei durante esse período difícil, tenso e doloroso”.

Animado com a recuperação, Dedé está aberto a ouvir propostas. “Clubes vão falar comigo sobre produtividade. Estou disposto a trabalhar dessa forma. Vou buscar jogar em alto nível, buscar os objetivos e trabalhar para voltar a vestir a amarelinha”.

Ao Esporte Espetacular, o jogador classificou o rebaixamento à Série B pelo Cruzeiro como o “momento mais triste da carreira”e reforçou o sentimento de carinho e gratidão pelo clube. “É uma coisa muito grande, inexplicado, que vai ficar marcado pro resto da minha vida, dentro do meu coração. É o clube que eu vou amar, amar mesmo como eu amo, eternamente”.

Dedé saiu de cena no Cruzeiro em 19 de outubro de 2019, na vitória de virada sobre o Corinthians, por 2 a 1, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 27ª rodada do Brasileirão. Na ocasião, o camisa 26 sofreu lesão no joelho direito e desde então não voltou a jogar. Fora de campo, viu o time perder forças na reta final do campeonato e cair para a Série B em 17º lugar, com 36 pontos.

Apesar das várias lesões nos joelhos, Dedé viveu momentos felizes nos oito anos pelo Cruzeiro, que contou com auxílio de investidores para comprar seus direitos econômicos ao Vasco por R$14 milhões. Em 2013 e 2014, o zagueiro se sagrou bicampeão brasileiro. Em 2018, foi um dos destaques na campanha do hexa da Copa do Brasil.

Quando esteve em campo, Dedé se destacou pela velocidade, impulsão, cabeceio e força física, sendo convocado algumas vezes para defender a Seleção Brasileira. Em seu auge, recebeu consultas do Lyon, da França, de um clube da China e de outro dos Emirados Árabes Unidos.

Por gratidão ao Cruzeiro, Dedé optou pela permanência em Belo Horizonte. Ao todo, o zagueiro participou de 188 jogos e marcou 15 gols, conquistando ainda os estaduais de 2014, 2018 e 2019 e a Copa do Brasil de 2017.

Compartilhe