2

Guarda diz que BH está aprendendo com novo normal: 'Quarta não fomos bem'

Autoridades reconhecem falha no jogo de quarta-feira (18/8) e reforçam fiscalização no entorno do Mineirão, onde ocorre a partida entre Cruzeiro e Confiança

20/08/2021 19:00 / atualizado em 20/08/2021 19:12
compartilhe
Torcedores aguardam a abertura da esplanada do Mineirão
foto: Guilherme Peixoto/EM/D.A.Press

Torcedores aguardam a abertura da esplanada do Mineirão


Após registros de aglomeração e desrespeito às medidas de segurança contra a COVID-19 no entorno do Mineirão durante o jogo do Atlético contra o River Plate, autoridades municipais reconheceram falhas e explicaram o redirecionamento de estruturas para o entorno do estádio nesta sexta-feira (20/8) para a partida entre Cruzeiro e Confiança.

Cruzeiro x Confiança: fotos da volta da torcida ao Mineirão (20/8/2021)

 
''A cidade está aprendendo a conviver com esse momento pandêmico. Por que digo aprendendo? Porque quarta-feira não tivemos um bom exemplo, não aproveitamos bem essa oportunidade'', afirma Rodrigo Prates, comandante da Guarda Municipal. 
Hoje, segundo o comandante, a corporação vai reforçar a fiscalização. '' A Guarda está aqui com um esforço muito mais robusto, estamos trazendo uma presença mais massiva de todas as estruturas da Guarda e um envolvimento'', diz. 

Entretanto, ele aponta que a consciência e colaboração dos torcedores são imprescindíveis para que as cenas de quarta-feira não se repitam.  ''Não adianta trazer para cá a corporação inteira, precisamos - e sei que podemos - contar com a população de Belo Horizonte'', completa. 
Genilson Zeferino, secretário de Segurança de BH
foto: Tiago Mattar/EM/D.A.press

Genilson Zeferino, secretário de Segurança de BH


Genilson Zeferino, secretário de Segurança de BH, revelou que o esquema de segurança foi surpreendido no jogo do Atlético contra o River. "O evento teste da quarta-feira nos mostrou que algumas variáveis deveriam ser levadas em consideração: a disposição das pessoas de virem ao campo para torcer mesmo que não entrem. Observamos uma quantidade enorme de pessoas que não entraram e nem vieram com essa disposição de entrar", inicia.
"A venda de bebida alcoólica - e algumas pessoas trouxeram suas bebidas - de certa forma complicou. E também a saudade que estava da saudade, o comportamento humano: abraço, comemorações...'', complementa.
A principal mudança, segundo o secretário, foi a restrição do acesso de todas as pessoas. '' A partir das 19h, o acesso será restrito a quem apresentar o exame negativo de COVID-19 e o ingresso. Os ônibus e o transporte coletivo estão ainda mais afastados, os bares não vão vender cerveja e na entrada, o acesso ao Mineirão, a arena vai recepcionar essas pessoas e indicar onde devem sentar.'', afirma Zeferino.

Autoridades esperam que o público desta partida seja menor do que o de quarta-feira. ''Fizemos reunião com o Comando de Policiamento da Capital e ficou acertado isso: cada um vai cuidar da sua parte. Vamos cuidar da desordem, camelô, foodtruck e irregulares... e a Polícia Militar da segurança.''

Procurada pela reportagem, a Polícia Militar se posicionou apenas por meio de nota. ''A Polícia Militar de Minas Gerais, por intermédio do Comando de Policiamento da Capital, esclarece que estará no cumprimento de sua missão constitucional de polícia extensiva e de preservação da ordem pública. Quanto às medidas sanitárias consultadas decorrentes da pandemia, estas permanecem sob a atribuição dos órgãos municipais de fiscalização''.

Compartilhe