2

Vanderlei Luxemburgo acerta renovação com o Cruzeiro

Anuncio foi feito no perfil oficial do clube no Twitter nesta sexta-feira. Vínculo até dezembro de 2022 será ampliado para 2023 em caso de acesso à Série A

26/11/2021 16:15 / atualizado em 26/11/2021 20:58
compartilhe
Vanderlei Luxemburgo terá a missão de recolocar o Cruzeiro na Série A do Campeonato Brasileiro
foto: Juarez Rodrigues/EM D.A Press

Vanderlei Luxemburgo terá a missão de recolocar o Cruzeiro na Série A do Campeonato Brasileiro


O Cruzeiro acertou a renovação do contrato do técnico Vanderlei Luxemburgo até dezembro de 2022, mas com extensão automática para 2023 em caso de acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. A notícia foi divulgada em vídeo de perguntas e respostas compartilhado nas redes sociais do clube.

O gerente de comunicação Bruno Faleiro perguntou a Vanderlei se o contrato estava renovado. “O contrato? Está!”, cravou o treinador. Na sequência, surgem cenas de aplausos de personagens de filmes, séries e desenhos animados, e da torcida cruzeirense cantando o nome de Luxemburgo no Mineirão (assista ao conteúdo no fim da matéria).


No geral, o trabalho de Luxa foi considerado positivo pela diretoria. Ele assumiu o clube em agosto, em 18º lugar na Série B, com 13 pontos em 15 rodadas, e levou ao 12º lugar, com 48 - podendo perder posições dependendo do desfecho do campeonato.
  • Assista à entrevista gravada com Luxemburgo na quinta-feira (25/11). Na ocasião, o treinador ainda não havia renovado o seu contrato com o Cruzeiro.



Nesta temporada, Vanderlei dirigiu a equipe em 23 jogos, com oito vitórias, 11 empates e quatro derrotas (50,7%). No total, a Raposa marcou 24 gols e sofreu 19. O desempenho não foi suficiente para brigar por uma das vagas de acesso à Primeira Divisão, mas evitou o pior, que seria a queda.

Para 2022, Vanderlei Luxemburgo pensa alto. Uma das exigências dele é o pagamento das dívidas na Fifa, na ordem de R$ 13 milhões, para que o time possa se reforçar. Inclusive, um nome já foi anunciado: o zagueiro Maicon Roque, de 33 anos, cria da própria Toca da Raposa e que se destacou no Porto, de Portugal, de 2009 a 2016.

Se subir à Primeira Divisão e tiver o vínculo ampliado para 2023, Vanderlei Luxemburgo pode se tornar o segundo técnico que mais dirigiu o Cruzeiro. No momento, ele ocupa o 11º lugar, com 149 jogos - 82 vitórias, 35 empates e 31 derrotas. A última partida foi o empate por 0 a 0 com o Náutico, no Mineirão, pela 38ª rodada da Série B.

Ambicioso, o comandante celeste quer um time competitivo em 2022 para retornar à Série A e sonhar com o hepta da Copa do Brasil. Em entrevista aos canais oficiais do Cruzeiro, Luxa disse que entrará nos torneios para brigar pelos títulos.

“A próxima temporada é obrigação do Cruzeiro montar uma equipe que vá buscar o acesso à primeira divisão e a Copa do Brasil. Chegar na Copa do Brasil o mais longe possível: uma final, uma semifinal. O Cruzeiro é um clube que gosta de copa, copeiro. Então, para o ano que vem, é uma cobrança de vocês, minha, de todo cruzeirense, que tenhamos uma equipe para brigar pelo acesso”.

“Não entrar para disputar, é brigar pelo acesso. E brigar por conquista de Campeonato Mineiro, da Copa do Brasil. Acho que é o que temos que concluir nesta temporada, para, sem ser na próxima (2022), na outra (2023), sim, pensar em coisas maiores: ir para uma Libertadores. Onde o Cruzeiro tem que estar”.

Vanderlei ainda enalteceu a grandeza da instituição mesmo estando fora da elite. “Quem treina o Cruzeiro nunca está em decadência pela grandeza do clube. Vocês não conseguem entender isso. Vocês querem denegrir a imagem das pessoas por bobagem. Cruzeiro é um grande clube, é um prazer muito grande estar aqui. Tentando levar o Cruzeiro - e vou levar - no ano que vem para a Primeira Divisão. O Cruzeiro é muito grande, se vocês querem saber”.

Também ao canal do Cruzeiro no YouTube, o presidente Sérgio Santos Rodrigues afirmou que a vontade da torcida foi atendida com a permanência de Luxemburgo. Após o clube ficar distante do acesso em 2020 (11º, com 49) e 2021 (12º, com 48), o dirigente espera que a expertise do treinador proporcione um bom planejamento em 2022.

“A gente já vinha falando sobre o planejamento do ano que vem, as coisas que precisam ser feitas, e sabemos que isso passa pelo desejo da torcida, bastante ouvida quando trouxemos o Vanderlei Luxemburgo para o Cruzeiro. E a gente vê essa vontade que todos têm de que ele continue com a gente. É uma pessoa sensacional, uma pessoa além do campo que todo mundo vê, uma pessoa maravilhosa fora de campo. É com muita satisfação que chegamos aos termos que tanto esperávamos com o Vanderlei, o Ricardo, o Mello, o Cupertino e toda a comissão para 2022”.

“Planejar janeiro a partir de novembro será uma diferencial muito grande, ainda mais com uma pessoa como o Vanderlei. Nós estamos felizes, ele está feliz, e eu tenho certeza de que a torcida estará. Que tenhamos um 2022 bem construído e sólido com base nesse projeto que ele nos vai ajudar a fazer para que alcancemos esse objetivo no ano que vem”.



Compartilhe