2

Cruzeiro: Vitor Roque 'entra para o mercado' ao jogar no time principal

Artilheiro na base, atacante de 16 anos atuou em cinco jogos na Série B

01/12/2021 16:30 / atualizado em 01/12/2021 19:52
compartilhe
Vitor Roque em ação pelo Cruzeiro na vitória por 2 a 0 sobre o Brusque, no Mineirão, pela 35ª rodada da Série B
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Vitor Roque em ação pelo Cruzeiro na vitória por 2 a 0 sobre o Brusque, no Mineirão, pela 35ª rodada da Série B


O técnico Vanderlei Luxemburgo explicou a razão para ter promovido o garoto Vitor Roque, de 16 anos, ao elenco principal do Cruzeiro . Segundo ele, o objetivo foi colocar um atleta “de potencial e talentoso” sob os olhares do mercado da bola. O atacante entrou no segundo tempo de cinco partidas na Série B do Campeonato Brasileiro e contabilizou 135 minutos em campo, de acordo com o SofaScore .

“Vamos ser bem práticos. Nem todos da categoria de base que estão aqui ou que vão subir, ficarão aqui. Agora, aqueles que forem aproveitados terão potencial para evoluir, crescer e entrar para o mercado de negócios do futebol. Ah, Vanderlei, por que você colocou o Vitor Roque com 16 anos para jogar? Para as pessoas passarem a conhecer o Vitor Roque e entrar para o mercado como jogador de potencial e talentoso que daqui a pouco entrará em nossa rota no time profissional. Lancei ele para o mercado conhecer o jogador”, afirmou Luxemburgo, em entrevista ao Superesportes .

“Não podemos esquecer que futebol é um negócio, e eu tenho que expor a mercadoria. Tive chances de colocar o Vitor Roque para todos conhecê-lo. Se vai virar esse jogador que parece que é, eu não sei. Vai se trabalhar, colocar pra jogar, trabalhar a cabeça dele. Mas ele tem potencial, e eu o coloquei para o mercado. E o mercado passou a conhecer o Vitor Roque. Olhando para o lado do negócio, tem que ser dessa forma”, complementou o treinador.

Vitor Roque teve a chance de sair como herói do Cruzeiro diante de mais de 60 mil torcedores no jogo contra o Náutico, em 25 de novembro, no Mineirão, pela 38ª rodada da Série B. Aos 49 minutos da etapa complementar, ele recebeu assistência de Felipe Augusto na pequena área e, livre de marcação, finalizou para fora. A Raposa se despediu da temporada 2021 com empate por 0 a 0.

Na base, Vitor Roque se destacou pelo sub-17. Foram dele os dois gols do Cruzeiro na vitória sobre o Atlético, por 2 a 1, na Toca I, pelo jogo de volta da final do Mineiro. No primeiro, arriscou uma bicicleta após cobrança de escanteio. No segundo, ganhou na velocidade de seu marcador, fintou outros três adversários, inclusive o goleiro, e bateu rasteiro para o fundo da rede. Nos pênaltis, a Raposa acabou derrotada pelo alvinegro por 6 a 5.

Individualmente, Vitor Roque terminou o Mineiro Sub-20 como artilheiro, com 11 gols. No Brasileirão da categoria, do qual a Raposa alcançou as semifinais, o camisa 9 dos juvenis balançou a rede 10 vezes em 12 jogos. Um dos momentos de destaque foi na vitória por 2 a 1 em cima do Grêmio, em 15 de maio, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul-RS, pela segunda rodada da fase de grupos. Na ocasião, o centroavante fez os dois gols celestes.

Roque também deixou a sua marca duas vezes no empate por 3 a 3 com o Palmeiras, em 12 de junho, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, pela sexta rodada do Grupo A. Aos 18 minutos do primeiro tempo, aproveitou-se de domínio errado do zagueiro, roubou a bola e chutou de bico com o pé esquerdo para a rede. Já aos 47’, após tiro de meta cobrado por Otávio, percebeu que o goleiro Zé Henrique estava adiantado e soltou a bomba por cobertura de fora da área.

Vitor ainda deixou a sua marca diante de São Paulo (1 a 1), Botafogo (3 a 1), América (6 a 0), Ceará (3 a 2) e Atlético-GO (2 a 2). Ele passou em branco somente nas derrotas para Bahia e Flamengo, ambas por 1 a 0, e nos jogos da semifinal contra o Vasco: empate por 2 a 2, na ida, e revés por 6 a 2, na volta. De acordo com o site OGol , o atacante acumulou 21 gols em 21 jogos pelo sub-17 em 2021.

Apesar da pouca idade, Vitor Roque se tornou pivô de uma briga entre Cruzeiro e América em 2019. Na ocasião, a diretoria do Coelho acusou a Raposa de aliciar o jovem e levou o caso à Justiça. Por fim, os clubes chegaram a um acordo de divisão dos direitos do atleta tão logo ele assinasse o primeiro vínculo profissional - em maio de 2021.

A expectativa é que Vitor Roque jogue mais vezes em 2022, sobretudo no Campeonato Mineiro, que servirá de preparação para a Série B.  O Cruzeiro estreia em 26 de janeiro, contra a URT, em Belo Horizonte, provavelmente no Mineirão. Depois de um 2021 frustrante, os torcedores esperam que o clube garanta o acesso à elite do Brasileirão no próximo ano.

Compartilhe