2

Sócio da XP manda recado para o Conselho do Cruzeiro

Pedro Mesquita espera que conselheiros aprovem mudança no estatuto

10/12/2021 11:41 / atualizado em 10/12/2021 15:56
compartilhe
Cruzeiro terá votação no dia 17 de dezembro
foto: Igor Sales/Cruzeiro

Cruzeiro terá votação no dia 17 de dezembro

Pedro Mesquita, head do banco de investimentos da XP, é o responsável por buscar compradores para as ações da Sociedade Anônima do Futebol do Cruzeiro no mercado internacional. Na manhã desta sexta-feira (10), ele mandou um recado para os conselheiros do clube.

“Daqui um semana o Conselho Deliberativo do Cruzeiro terá a chance de mudar os rumos do clube. Somente com a aprovação da venda do controle da SAF conseguiremos atrair investidores de alto nível. O destino do clube está nas mãos do conselho”, disse o sócio da XP Inc.



À tarde, Mesquita voltou a se manifestar no Twitter após tomar conhecimento sobre o posicionamento contrário de membros do Conselho à venda de 90% das ações da SAF. Ele citou a importância de abrir mão de 100%, de modo que mais dinheiro entre nos cofres do clube e fortaleça o futebol. De acordo com Pedro, o Botafogo aprovou a negociação da totalidade de sua participação no clube-empresa.

“Quando vejo opiniões de pessoas, conselheiros e associados dos clubes dizendo que o clube tem que ficar com 10%, 20%, 30%, 40% eu vejo o quanto essas pessoas só querem privilégios e o mal para o futebol, que é a grande razão do clube existir. O clube deveria apenas se assegurar da manutenção das cores, escudo, dentre outras obrigações, que podem ser endereçadas via contrato”.

“Quanto maior for o % da venda, mais dinheiro vai entrar e mais forte ficará o futebol. Parabéns ao Botafogo, que pensou grande e aprovou a venda de 100% da SAF. Isso trará com certeza mais apetite e mais capacidade de alavancagem para o seu futuro dono. Os verdadeiros donos dos times de futebol do Brasil são seus torcedores. Sem eles os clubes não são ninguém! Pensem nisso!”

O presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, convocou a Assembleia Geral para votar a mudança do Estatuto do clube que possibilite a venda de até 90% da SAF. A reunião está marcada para sexta-feira, 17 de dezembro, das 18h30 às 20h30, no parque esportivo do Barro Preto, na Rua dos Guajajaras, Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Mesquita acredita que investidores ficarão mais atraídos em aportar dinheiro caso tenham a condição de se tornarem sócios majoritários. Na redação atual, eles só poderiam adquirir 49% de participação na SAF. A ideia é alterar o texto e permitir a negociação de até 90% do clube-empresa. A diretoria do Cruzeiro também defende essa ideia.

No dia 29 de novembro, o Cruzeiro anunciou o registro da SAF em cartório. O clube definiu um capital social de R$22,92 milhões, relacionado à soma dos direitos econômicos e federativos de atletas da base, e constituiu o Conselho de Administração com três integrantes: Sérgio Santos Rodrigues, o ex-presidente Alvimar de Oliveira Costa e o empresário Paulo Henrique Pentagna Guimarães, dono do banco BS2 e do Grupo Carbel.

O aporte de investidores na SAF é considerado pelo Cruzeiro a forma mais viável de abater a dívida calculada em cerca de R$960 milhões. Conforme a Lei nº 14.193/2021, o clube-empresa terá de destinar 20% da receita anual e 50% do lucro para o pagamento de dívidas da associação civil. O prazo para liquidação dos débitos é de dez anos.

Contratações confirmadas do Cruzeiro para 2022



Compartilhe