2

Cruzeiro: veja números e opiniões sobre reforços do clube para 2022

Repórteres que acompanharam os atletas em seus respectivos ex-clubes analisam o desempenho apresentado na temporada 2021

14/12/2021 06:00 / atualizado em 14/12/2021 15:25
compartilhe
Pará (e), ex-Santos, na Libertadores; Pedro Castro (c), ex-Botafogo, pela Série B; Edu (d), ex-Brusque, pela Série B
foto: AFP / POOL / Buda Mendes -- Vitor Silva/Botafogo -- Brusque/Divulgação

Pará (e), ex-Santos, na Libertadores; Pedro Castro (c), ex-Botafogo, pela Série B; Edu (d), ex-Brusque, pela Série B

Com nove reforços anunciados para 2022, o Cruzeiro espera engatar resultados favoráveis desde o início da temporada e chegar à Série B com um elenco que brigue pelo acesso à elite do Campeonato Brasileiro. O clube também vislumbra boas participações no Mineiro e na Copa do Brasil. A torcida acompanhará o time no dia 26 de janeiro, contra a URT, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela primeira rodada do estadual.



Dentro do “pacote” de contratados estão o lateral-direito Pará, os meio-campistas Fernando Neto, Filipe Machado, Pedro Castro e João Paulo, e o atacante Edu. O Superesportes coletou os números dos seis jogadores no campeonato nacional (Séries A e B) e ouviu jornalistas que acompanharam suas participações pelos ex-clubes. Confira as opiniões!

Pedro Castro


Pedro Castro, de 28 anos, conquistou a Série B defendendo o Botafogo. Anunciado em fevereiro pelo clube carioca, o meio-campista chegou ao Rio de Janeiro cercado de expectativas após ter se destacado no Avaí em 2020, com quatro gols e duas assistências em 48 jogos.

Versátil, Pedro Castro pode atuar tanto como volante quanto na função de armador. Na caminhada botafoguense até o título da Segunda Divisão Nacional, o jogador atuou em 30 partidas, marcou dois gols e deu três assistências.

Pedro Castro erguendo a taça de campeão da Série B pelo Botafogo
foto: Vitor Silva/Botafogo

Pedro Castro erguendo a taça de campeão da Série B pelo Botafogo


Leia a opinião de Thiago Veras, repórter setorista do Botafogo na Rádio Tupi, sobre Pedro Castro:

“O Pedro, quando foi contratado, começou muito bem. Depois, o Botafogo passou a ter uma disputa maior no setor de meio-campo. Ele era titular em alguns jogos, outros não. É um jogador que pode ser um camisa 8 (segundo volante), um camisa 10 (meia-armador)”.

“Eu, particularmente, vejo ele mais como um 8, um segundo volante, que tem bom passe e principalmente chegada de frente para a área. Ele fez vários gols no Botafogo assim, com chute de fora da área. Essa aproximação dele, o poder de finalização, é, pra mim, sua principal característica”.

“Em um jogo ou outro ele foi aproveitado como atacante, para aproveitar justamente esse poder de finalização, mas foram questões específicas. (...)”.

“Bola parada também. Ele bate falta. Já fez gol de falta pelo Botafogo. Próximo da área, mas mais de meia distância, ele tem uma bola parada forte”.

Números de Pedro Castro pelo Botafogo na Série B 2021:

Jogos: 30 (27 como titular)
Gols: 2
Assistências: 3
Passes certos p/ jogo: 25.6 (81%)
Interceptações p/ jogo: 1.2
Desarmes p/ jogo: 1.1
Nota média SofaScore: 6.83

Edu


Edu, de 28 anos, foi artilheiro da Série B pelo Brusque, com 17 gols em 33 jogos. A participação do camisa 9 ajudou o time a permanecer na Segunda Divisão, em 13º lugar, com 48 pontos.

Dos 17 gols de Edu, seis foram de cabeça, dez de pé direito (quatro de pênalti) e um de pé esquerdo. Além da fama de artilheiro, o centroavante roubou a cena ao defender um pênalti na vitória por 3 a 1 sobre o Remo, no estádio Augusto Bauer, em Brusque-SC, pela 30ª rodada da Série B. Ele precisou ir para a meta após o goleiro Ruan Carneiro sair lesionado de campo.

Um dos 17 gols de Edu na Série B foi marcado na derrota do Brusque para o Cruzeiro, por 2 a 1, em Santa Catarina, pela 16ª rodada
foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC

Um dos 17 gols de Edu na Série B foi marcado na derrota do Brusque para o Cruzeiro, por 2 a 1, em Santa Catarina, pela 16ª rodada


Leia a análise de João Vítor Roberge, repórter de esportes do jornal O Município, de Brusque, sobre a performance de Edu em 2021.

“O Edu jogou só a Série B em 2021, porque se recuperava da lesão no joelho sofrida em agosto de 2020.

Ele arrebentou desde o inicio, fazendo os dois gols na estreia contra a Ponte Preta, e virou a estrela absoluta do time. Chegou a perder um ou outro jogo por lesões menores, mas fez 33 dos 38 jogos da Série B.

É um jogador de muita presença de área, que também costuma sair pra ajudar na construção, mas a especialidade é finalização e posicionamento. O Brusque foi muito dependente dele por um tempo. Fez gols de cabeça, de chutes de dentro e fora da área.  Foi mais versátil do que pode parecer. E ainda pegou pênalti. Ele foi a melhor história do clube em 2021.

Provavelmente você já viu que ele está decolando na carreira só agora. Talvez já estivesse num time como o Cruzeiro mais cedo se não fosse a lesão em 2020.

O Edu também é um jogador que fala o que pensa. Não era tão incomum ver ele contestando jornalistas e passando recados à imprensa local e estadual quando acreditava que ele e o clube não tinham o reconhecimento que ele achava merecido. Volta e meia cobrava respeito. Num ambiente muito maior como o Cruzeiro, fica a ver como ele vai lidar com este tipo de situação.

No ano passado, ele cunhou a frase "deve ser muito ruim morar no Vale e não ser Brusque'. Vale, no caso, é o Vale do Itajaí.

Com os 17 gols marcados na Série B, ele chegou a 38 gols em 62 jogos, e é o segundo maior artilheiro da história do clube. É ídolo absoluto da torcida, unanimidade”.

Números de Edu pelo Brusque na Série B 2021:

Jogos: 33 (33 como titular)
Gols: 17
Assistências: 1
Passes decisivos: 26
Finalizações: 83 (43 no gol)
Chances claras convertidas: 12/14 (86%)
Nota média SofaScore: 7.18

Pará


O experiente lateral-direito Pará, de 35 anos, vem de altos e baixos pelo Santos. Após grande desempenho em 2020, chegando à final da Copa Libertadores como titular, o defensor perdeu espaço na equipe em 2021. Na reta final do Campeonato Brasileiro, ficou na reserva de Madson. O Peixe encerrou a competição em 10º, com 50 pontos.

Em duas passagens pelo Santos, Pará jogou 292 vezes
foto: AFP / POOL / UESLEI MARCELINO

Em duas passagens pelo Santos, Pará jogou 292 vezes


Veja o comentário de Lucas Musetti, repórter setorista do Santos na Gazeta Esportiva, sobre o desempenho de Pará.

“Pará teve uma boa temporada em 2020/2021, com a titularidade na campanha do vice-campeonato da Libertadores da América, mas não manteve o desempenho a partir do Estadual.

Ele perdeu espaço para Madson e, em alguns momentos, até Marcos Guilherme foi improvisado no setor. Fernando Diniz e Fábio Carille tentaram "recuperar" o atleta, mas não conseguiram. E ele terminou 2021 em baixa. 

A opção de Carille pelo 3-5-2, com alas, tirou o espaço que restava para Pará. Ele joga melhor em um linha de quatro protegida por um volante de contenção”.

Números de Pará pelo Santos na Série A 2021:

Jogos: 20 (17 como titular)
Gols: 0
Assistências: 1
Grandes chances criadas: 3
Dribles sofridos: 0.3
Cortes p/ jogo: 1.2
Nota média SofaScore: 6.69

Fernando Neto


O meio-campista Fernando Neto, de 25 anos, atuou pelo Vitória na Série B de 2021. A equipe baiana fez má campanha na competição e acabou rebaixada à Terceira Divisão em 18º, com 40 pontos.

Fernando - que joga como volante e armador - tem como principais características a versatilidade e a qualidade no passe. Em 25 jogos na Série B, marcou um gol e deu uma assistência.

Em duas temporadas, Fernando Neto disputou 72 partidas pelo Vitória e marcou seis gols
foto: Pietro Carpi / ECVitória

Em duas temporadas, Fernando Neto disputou 72 partidas pelo Vitória e marcou seis gols


Leia o que disse Marcello Góis, repórter setorista do Vitória na BandNews FM de Salvador, a respeito de Fernando Neto:

“É um volante canhoto, que tem como principais características o posicionamento e o bom passe, além de um bom chute de fora da área. Ele sabe finalizar. Na marcação, é razoável, não tem essa pegada de marcador, ele gosta de atuar como segundo volante.

Em alguns jogos do Vitória ele jogou como meia de criação e articulação. Não é a dele, mas em um dado momento ajudou. É um jogador útil para as pretensões do Cruzeiro e vai compor bem o elenco na Série B”.

Números de Fernando Neto pelo Vitória na Série B 2021:

Jogos: 25 (21 como titular)
Gols: 1
Assistências: 1
Bolas longas p/ jogo: 4.5 (60%)
Desarmes p/ jogo: 1.9
Disputas de bola vencidas: 6.0 (54%)
Nota média SofaScore: 6.95

Filipe Machado


Diferentemente dos outros reforços, Filipe Machado, de 25 anos, não jogou uma partida sequer em 2021. O volante ficou livre no mercado após expirar seu contrato com o Grêmio. Segundo o empresário Neco Cirne, não houve acordo com a diretoria tricolor para defender outra equipe na temporada.

Em 2020, Machado atuou no Cruzeiro por empréstimo e se destacou principalmente em cobranças de falta e escanteio, além de demonstrar qualidade em passes verticais. Em 37 partidas (29 na Série B), o meio-campista marcou dois gols e deu sete assistências. 

Machado marcou dois gols e deu sete assistências em 37 jogos pelo Cruzeiro na temporada 2020
foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Machado marcou dois gols e deu sete assistências em 37 jogos pelo Cruzeiro na temporada 2020


Leia a avaliação de Vinícius Grissi, comentarista da Rádio 98 FM e do programa Os Donos da Bola, da Band Minas, sobre a participação de Filipe Machado no Cruzeiro:

O Machado teve uma boa passagem no Cruzeiro em 2020. Apesar de ter sido um ano ruim, talvez tenha sido um dos poucos destaques individuais. É um jogador que fez várias funções diferentes na temporada: chegou a jogar como lateral-direito, jogou como primeiro volante participando do início da construção, jogou como segundo volante e chegou em determinado momento a jogar até como um meia mais avançado com um pouco mais de liberdade”.

“É um jogador que acrescenta muito na bola parada, teve sete assistências em 2020, em grande parte em jogadas de bola parada, e isso na Série B faz muita diferença. Joga contra ele o fato de ter ficado a temporada de 2021 parado. Como não conseguiu a permanência no Cruzeiro e nem foi aproveitado no Grêmio, isso pesa contra ele. Mas deixou boa impressão. Não por acaso está retornando ao Cruzeiro agora.

“É um jogador de presença física, de bola parada muito forte e com capacidade interessante de construção. Pode ajudar o Luxemburgo em algo que o Cruzeiro não teve tanto nessa temporada. O Cruzeiro tinha poucos volantes com características de construir o jogo, de chegar bem à frente, de finalizar. É um reforço que pode ajudar, embora pese o problema de ter ficado parado em 2021”.

Números de Machado pelo Cruzeiro na Série B de 2020:

Jogos: 29 (19 como titular)
Gols: 2
Assistências: 5
Bolas longas p/ jogo: 3.6 (58%)
Passes certos p/ jogo: 29.6 (83%)
Dribles sofridos: 0.5
Nota média SofaScore: 7.01

João Paulo 


João Paulo, de 31 anos, ajudou o Atlético-GO a terminar o Brasileirão em nono, com 53 pontos, garantindo assim uma vaga na Copa Sul-Americana de 2022. Ele se transferiu para o Cruzeiro após não renovar o vínculo com o Dragão.

O armador tem bom histórico na Série B. Em três participações, acumulou 21 gols em 77 partidas, conforme dados disponibilizados no site OGol. João Paulo disputou a Segunda Divisão por Santa Cruz, em 2017, Atlético-GO, em 2018, e Ponte Preta, em 2020.

Em duas passagens, João Paulo somou 16 gols em 75 jogos pelo Atlético-GO
foto: Bruno Corsino/Atlético-GO

Em duas passagens, João Paulo somou 16 gols em 75 jogos pelo Atlético-GO



A repórter Nathália Freitas, setorista do Atlético-GO na Rádio Sagres, de Goiânia, fez um balanço sobre o desempenho de João Paulo em 2021:

“Essa foi a segunda passagem do João Paulo. Em 2018 ele havia jogado muito bem, porém na Série B. Ele chegou para substituir o Wellington Rato, um meia que estava muito bem no estadual emprestado pelo Atlético-GO ao futebol japonês. Era muita responsabilidade, vamos dizer assim, substituir o Wellington Rato. E ele (João Paulo) chegou sob desconfiança, porque por Avaí e Fortaleza ele não conseguiu o mesmo desempenho jogando a Série A. Havia uma dúvida se ele iria ou não jogar bem a Série A”.

“Mas o João Paulo iniciou muito bem a segunda passagem pelo clube tanto no Campeonato Brasileiro quanto na Copa do Brasil. Ele fez boas partidas no início, sendo decisivo em muitas, porém acabou sofrendo uma lesão. Ficou fora por muito tempo, cerca de 1 mês, em razão de uma lesão muscular. O Atlético-GO sentiu muita falta dele, chegando a improvisar o Arthur Gomes no lugar ou colocando três volantes. O Atlético só tinha um meia de ofício que era o João Paulo. Não havia outro camisa 10 no elenco”.

“Depois dessa lesão, o João Paulo não conseguiu voltar da mesma forma de antes do início do Campeonato. Ele caiu um pouco. Mas mesmo assim foi importante porque o Atlético não tinha um substituto. Na reta final do Brasileirão houve um treino em que ele chegou atrasado, num sábado, antes do jogo contra o Atlético. Ele chegou atrasado para treinar, fez uma atividade separada e foi relacionado, porém como reserva (...)”.

“Depois de alguns jogos (no banco), por falta de opções e por causa de lesões e suspensões de companheiros, voltou ao time titular e só voltou a sair após sofrer uma nova lesão muscular. Inclusive, ele terminou o campeonato sem entrar em campo. Não enfrentou o Flamengo por estar lesionado. Ele está indo para o Cruzeiro recém-recuperado de lesão na coxa direita ou ainda em recuperação”.

“Posso dizer que foi uma passagem de altos e baixos prejudicada pelas duas lesões musculares e pelo incidente de ter chegado atrasado ao treino preparatório para enfrentar o Atlético. Mas, assim, ele foi muito mais importante do que deixou a desejar na temporada. Fez bons jogos pelo Atlético-GO e acredito que será um bom reforço para o Cruzeiro na Série B. Acredito que ele jogará muito na Série B”.

Números de João Paulo pelo Atlético-GO na Série A 2021:

Jogos: 26 (22 como titular)
Gols: 4
Assistências: 1
Grandes chances criadas: 6
Dribles sofridos: 0.7
Cortes p/ jogo: 0.3
Nota média SofaScore: 6.98

*Todos os dados foram coletados no SofaScore

Outros reforços


Além dos seis jogadores citados na reportagem, o Cruzeiro anunciou o goleiro Jaílson, ex-Palmeiras, e os zagueiros Maicon, ex-Al Nassr da Arábia Saudita, e Sidnei, ex-Betis da Espanha. As negociações foram conduzidas por Alexandre Mattos, próximo de ser confirmado como novo diretor de futebol da Raposa.

Os atletas serão regularizados no BID da CBF mediante o fim do transfer ban na Fifa. O clube tem pendências de mais de R$15 milhões (contando multas e juros) com Defensor-URU e Mazatlán-MEX (antigo Monarcas Morelia) pelas compras de Arrascaeta e Riascos, em 2015.

* Colaborou: João Victor Pena 
 

Quem não permanece no Cruzeiro em 2022


Quem fica no Cruzeiro para 2022




Compartilhe