2

Ex-atletas do Cruzeiro dizem o que pensam sobre a chegada de Ronaldo

Superesportes ouviu jogadores identificados com o clube, que opinaram sobre a venda de 90% das ações da SAF para o Fenômeno

20/12/2021 04:00 / atualizado em 20/12/2021 14:21
compartilhe
Consultados pelo Superesportes, ex-jogadores do Cruzeiro mostraram otimismo com o negócio envolvendo o clube e o astro Ronaldo. Por meio da Tara Sports, a lenda do futebol mundial investirá R$ 400 milhões ao longo dos próximos cinco anos e será sócio majoritário da SAF celeste, com 90% das ações. 


Confira o que disseram os jogadores


Ronaldo compra o Cruzeiro; veja memes


Roberto Gaúcho

Roberto Gaúcho em exibição com a camisa do Cruzeiro em 1995
foto: Jorge Gontijo/EM/D.A Press.

Roberto Gaúcho em exibição com a camisa do Cruzeiro em 1995



Roberto Gaúcho jogou com Ronaldo Fenômeno no Cruzeiro, entre 1993 e 1994. Ele era um dos atletas mais próximos ao então garoto de 16 anos que começava a despontar para o futebol. O ex-atacante disse que já parabenizou o amigo e garantiu presença no primeiro evento com Ronaldo em Belo Horizonte, no dia 2 de janeiro, data de fundação do clube celeste.

"A gente está feliz, a gente que é cruzeirense, sempre honrei este manto sagrado, esta potência do futebol mundial. Estava nos últimos três anos endividado e quebrado, porque roubaram o Cruzeiro. Então, a gente fica feliz agora com o Ronaldo Fenômeno. Tive o prazer de conhecê-lo garotinho, primeira dupla de ataque fui eu que formei com ele no Cruzeiro, ganhamos tudo. Depois do Pelé, para mim, ele é o melhor do mundo. Torcida do Cruzeiro tem que comemorar muito, algo fanático, presente de Natal e de ano novo. Ronaldo é muito inteligente, é um ícone mundial, estou em casa assistindo ao mundo inteiro falando da compra do Ronaldo, o Cruzeiro vai ser gigante novamente, vai brigar por títulos internacionais, em dois anos vai estar no topo novamente, vai para o próximo ano para a Série A, vai fazer uma base forte que não tinha, Ronaldo é inteligente, sabe que tem que revelar jogadores, saiu da base do Cruzeiro, chegou novinho", disse. 

Imagens de Ronaldo, o Fenômeno, no Cruzeiro



"Estou muito feliz, cara humilde, tenho amizade com ele, estou na torcida para que dê tudo certo, a diretoria está de parabéns, e a torcida está feliz, porque o que queria é um time bom, com jogadores de nível, e nos últimos anos sofremos muito. No dia 2 de janeiro, vou estar na posse dele, já dei parabéns para ele por mensagem, torcedor tem que agradecer, comprar este barulho, dobrar o número de sócios, lotar o estádio para cada vez ficar maior. O torcedor tem que ficar feliz, não caiu na mão de árabe, caiu na mão do Ronaldo, um Fenômeno, cara brasileiro, começou no Cruzeiro e esta voltando para onde foi feliz. Tem tudo para dar certo. E estou muito feliz. Tive o prazer de viajar com ele para Japão, Portugal, amizade muito bacana, eu, ele, Dida, Marcelo, Nonato, Paulo Roberto, saíamos para jantar, primeiro carro a gente foi pegar com ele, foi um Gol na Sede Campestre. A gente levava ele para o Galeto Itália jantar e tomar guaraná que ele gostava, gostava de picanha, isso ficou marcado, graças a Deus ele comprou o Cruzeiro", completou.

Gélson Baresi

Baresi atuou no Cruzeiro entre 1995 e 1997
foto: Divulgação / Cruzeiro

Baresi atuou no Cruzeiro entre 1995 e 1997



O ex-zagueiro Gélson Baresi atuou no Cruzeiro entre 1995 e 1997. Com a camisa celeste, participou efetivamente das campanhas vitoriosas na Copa do Brasil de 1996, no Campeonato Mineiro de 1997 e na Copa Libertadores de 1997. Hoje, Baresi vê com bons olhos o retorno de Ronaldo ao Cruzeiro, agora como sócio majoritário da SAF do clube.

"Não sei a fundo os pormenores da negociação, só sei o que vi na imprensa. Mas eu vejo com muitos bons olhos, um companheiro, um ídolo mundial, está entrando dentro do Cruzeiro. Acho que é um momento muito difícil que o Cruzeiro está atravessando por causa de más administrações, uma pessoa como Ronaldo tem uma credibilidade mundial e, com o Ronaldo, aproxima o seu torcedor, aproxima investidores e patrocinadores. E, pelo nível de relacionamento e network do Ronaldo, eu acho que só agrega. Na administração do futebol, tem que colocar profissionais capacitados nas funções, mas para este momento é muito bom este negócio, fico feliz. O Cruzeiro não merece estar na condição que está, clube histórico, um clube que tem nome mundial e está nesta situação muito difícil. É um processo de médio e longo prazo, mas que de imediato, já com a presença dele, que consiga trazer de volta o torcedor, aumentando as receitas de sócio, de arrecadação de jogos. Fiquei bastante feliz, estou com expectativa muito boa para que o Cruzeiro volte a ser Cruzeiro, resgate a sua essência, resgate a sua identidade de clube vencedor".

Capas de revistas pelo mundo com Ronaldo



Ricardinho

Ricardinho acredita em um futuro promissor para o Cruzeiro
foto: Arquivo / EM DA PRESS

Ricardinho acredita em um futuro promissor para o Cruzeiro



Um dos maiores campeões com a camisa celeste, com 15 títulos conquistados, Ricardinho vê com muito entusiasmo esta nova fase do Cruzeiro, agora com Ronaldo Fenômeno no comando do clube-empresa.

"Para mim, esta notícia foi fantástica. Acho que todo cruzeirense que passou pelo Cruzeiro saber que Ronaldo comprou o Cruzeiro é maravilhoso, felicidade imensa. Acho que conectou tudo: o Cruzeiro precisava se conectar, precisava de credibilidade, agora todo cruzeirense sonha ver o Cruzeiro voltar rapidamente a ser o que era antes. Em termos de organização e futuro, a credibilidade do Cruzeiro segue em outro patamar. Em questão de marketing, ficará ainda mais conhecido no mundo, agora por ser o time do Ronaldo. Cruzeiro e Ronaldo são a mistura perfeita. O Ronaldo começou no Cruzeiro , fez a história dele pelo mundo e agora comprou o Cruzeiro. O Cruzeiro vai ser um dos maiores clubes do Brasil como era antes. Estou muito feliz e satisfeito, acho que a torcida do Cruzeiro está muito satisfeita. Acho que presente igual a este dificilmente vai acontecer novamente. Acho que casou muito bem. O Cruzeiro merecia e com Ronaldo vai ficar muito melhor".

Nonato

Nonato lembrou carro emprestado ao jovem Ronaldo
foto: Arquivo / EM DA PRESS

Nonato lembrou carro emprestado ao jovem Ronaldo



Outro que jogou com Ronaldo no Cruzeiro foi o lateral-esquerdo Nonato, vencedor de 12 troféus atuando com a camisa celeste. Ele diz que chegou a emprestar o carro para o craque aprender a dirigir dentro da Toca da Raposa I. Hoje, Nonato observa com entusiasmo o retorno do Fenômeno.

As mulheres da vida de Ronaldo



"Foi sem dúvida nenhuma uma surpresa para mim, o Cruzeiro ter virado SAF e ter sido comprado pelo Ronaldo, um cara que chegou ao Cruzeiro em 1993, eu já estava no Cruzeiro. Em 1994, ele foi vendido e virou este fenômeno mundial e hoje, como empresário, também está se tornando um dos maiores do Brasil e do mundo. Será uma satisfação poder revê-lo e poder conviver com ele mais de perto. Ele como 'dono' da SAF do Cruzeiro a gente fica muito feliz e esperamos que ele tenha a mesma trajetória que teve como jogador no Cruzeiro. É um grande amigo que tenho. Lembro que emprestava meu carro, um Gol, para ele poder aprender a dirigir nas concentrações dentro da Toca da Raposa I. Estou muito feliz".

Dirceu Lopes

Dirceu Lopes foi um dos craques do primeiro grande time do Cruzeiro
foto: Arquivo / EM DA PRESS

Dirceu Lopes foi um dos craques do primeiro grande time do Cruzeiro



Terceiro jogador que mais vestiu a camisa celeste, com 610 jogos, e segundo maior artilheiro do Cruzeiro, com 223 gols, Dirceu Lopes disse que recebeu a notícia da venda das ações da SAF para Ronaldo com "muita alegria".

"É com muita alegria, porque a situação do Cruzeiro é constrangedora, triste ainda mais no meu caso, que tive a felicidade de viver a transformação do Cruzeiro de um clube local em um clube do mundo. Mas fiquei feliz com essa transformação, essa adaptação aos novos tempos. Quando jogador, ele teve um carisma enorme, foi pouco tempo no Cruzeiro, mas ele marcou sua passagem, e mostrou ter gratidão por tudo que viveu no Cruzeiro. Torcemos muito para que dê certo".

Procópio

Procópio é um dos zagueiros históricos dos cem anos do Cruzeiro
foto: Arquivo / EM DA PRESS

Procópio é um dos zagueiros históricos dos cem anos do Cruzeiro



Campeão da Taça Brasil com o Cruzeiro em 1966, o ex-zagueiro Procópio torce para que o negócio dê certo, mas prefere ter cautela neste primeiro momento, no qual as informações ainda não estão completamente esclarecidas por parte do Cruzeiro. 

"Sobre este negócio do Cruzeiro, eu tenho tão pouca informação que eu não quero arriscar a dar uma opinião. Nos últimos anos, vi muita gente dizer que o Cruzeiro mudou, vem ciclano, vem fulano e as coisas continuaram piores. Eu espero que seja uma coisa boa, uma coisa direita e vai depender muito de quem vai ficar à frente. Eu não posso chegar e falar que está espetacular, não sei do que se trata ainda. Mas torço muito para o Cruzeiro sair desta situação, porque é bom para o futebol brasileiro, bom para Belo Horizonte, bom para Minas Gerais, bom para o futebol no mundo todo, já que o Cruzeiro tem expressão mundial".

Compartilhe