2

Luxemburgo comenta futuro no Cruzeiro: 'Decisão do Ronaldo será respeitada'

Técnico disse que entenderá qualquer decisão que for tomada por Ronaldo, seu ex-atleta na Seleção Brasileira e no Real Madrid

24/12/2021 14:35 / atualizado em 24/12/2021 15:20
compartilhe
Vanderlei Luxemburgo disse que acatará com tranquilidade qualquer decisão de Ronaldo, novo dono do Cruzeiro
foto: Reprodução/Instagram

Vanderlei Luxemburgo disse que acatará com tranquilidade qualquer decisão de Ronaldo, novo dono do Cruzeiro



Em meio à incerteza sobre sua continuidade ou não no Cruzeiro, o técnico Vanderlei Luxemburgo usou suas redes sociais nesta sexta-feira (24) para desejar um 'Feliz Natal' à torcida celeste e falou pela primeira vez sobre a compra do clube por Ronaldo, dono de 90% das ações da Sociedade Anônima de Futebol. Apesar de ter renovado o seu vínculo com a antiga direção para comandar o time em 2022, o treinador de 69 anos disse entender que a confirmação do acordo depende agora do novo acionista majoritário.



Luxemburgo garantiu que acatará com tranquilidade qualquer decisão que for tomada por Ronaldo, seu ex-atleta na Seleção Brasileira (1998/99) e no Real Madrid (2005).

"O Ronaldo é muito bem-vindo ao Cruzeiro, foi uma grande aquisição que o Cruzeiro fez, e que o Ronaldo fez comprando o Cruzeiro. Tenho certeza que vai ser um sucesso absoluto. Gosto dele, é meu amigo, e ele tem que tomar decisão que achar que tem que tomar. Ela tem que ser respeitada. Ele é que comprou o Cruzeiro, é quem sabe o que tem que fazer, ele é que sabe como vai administrar o Cruzeiro", declarou Luxemburgo.

"Qualquer decisão que for tomada tem que ser respeitada. Eu sou profissional para entender isso, está certo? Aqui, de coração, o que for feito vai ser aceito e meu coração vai continuar no Cruzeiro. Se eu continuar, eu vou me empenhar ao máximo para levar o Cruzeiro à primeira divisão. E se eu sair, vou torcer muito para que o Cruzeiro possa ir para a primeira divisão, porque não pode estar onde está", acrescentou o treinador.

Nome em avaliação


No momento, Vanderlei Luxemburgo está sob avaliação de Ronaldo e da equipe responsável pela transição no Cruzeiro. Um dos profissionais envolvidos nesse processo é Paulo André, diretor de estratégia esportiva do Real Valladolid, clube adquirido pelo Fenômeno em 2018.

Ex-zagueiro do Cruzeiro em 2015, justamente sob o comando de Luxemburgo, Paulo André será braço direito de Ronaldo no futebol cruzeirense e deve contar com o auxílio de um diretor executivo.

Também no vídeo divulgado nesta sexta-feira, Luxemburgo disse não ter gostado apenas de estar sendo exposto na mídia como um nome em avaliação. 

“Eu entendo que existe uma mudança, uma transição, mas é complicado você estar… Aqui eu tô tendo assessoria de imprensa, eu que acompanho a mídia também, e 'Luxemburgo está sendo avaliado', se continua, se não continua, se o trabalho continua, se os jogadores que foram contratados continuam. E eu sou profissional de futebol. Só acho desnecessária essa exposição de mídia de um profissional que está há tantos anos no mercado, que as pessoas conhecem e sabem o que pode entregar e o que não pode entregar. E essa avaliação, essa exposição, essa pesquisa se fica ou se não fica, vamos analisar o trabalho, acho que é uma coisa que só expõe os dois lados para as pessoas ficarem questionando um lado e o outro lado”, argumentou.

Enquete promovida pelo Superesportes mostrou que 85% da torcida do Cruzeiro deseja a permanência de Vanderlei Luxemburgo.

Luxemburgo no Cruzeiro


Contratado em agosto de 2021, Luxemburgo contabilizou oito vitórias, 11 empates e quatro derrotas em 23 jogos na Série B. Ele tirou a Raposa da zona de rebaixamento à Terceira Divisão e encerrou em 14º, com 48 pontos.

Em 26 de novembro, o Cruzeiro anunciou a renovação contratual com Vanderlei Luxemburgo até dezembro de 2022, com prorrogação automática para 2023 em caso de acesso à Série A.

Nos bastidores, ele trabalhou em conjunto com o então diretor de futebol Alexandre Mattos na busca por reforços e na definição sobre os atletas do elenco que seriam aproveitados em 2022. Mattos já deixou o clube por decisão de Ronaldo.

O Cruzeiro já fechou nove contratações para 2022: o goleiro Jaílson, o lateral-direito Pará, os zagueiros Sidnei e Maicon; os meio-campistas Filipe Machado, Pedro Castro, João Paulo e Fernando Neto; e o atacante Edu.

Campeão mineiro, da Copa do Brasil e do Brasileirão de 2003, o treinador de 69 anos contabilizou ao todo, em três passagens pela Toca da Raposa, 82 vitórias, 36 empates e 31 derrotas em 149 jogos.

O que Ronaldo quer de um técnico


Em entrevista ao Flow Podcast antes da notícia da aquisição da SAF do Cruzeiro, Ronaldo falou sobre o perfil de técnico passado ao ex-zagueiro Paulo André, gerente-geral do Valladolid, da Espanha, do qual o ex-camisa 9 da Seleção Brasileira é dono de 82% das ações.

O trabalho do dirigente na hora de contratar um treinador é importantíssimo. O treinador normalmente vem e já tem aquela ideia de que: ‘eu vou e farei tudo do meu jeito’. Mas acho que os clubes cada vez mais têm que buscar a identidade e as características de um treinador que o clube quer”.

“No diagnóstico que fiz com o Paulo André, ele chegou para mim e perguntou: ‘como você quer que seu time jogue?’. Eu disse: quero que meu time jogue para frente, seja vertical, compacto, saia em contra-ataque, tenha jogadores rápidos e características que o clube pode determinar para entregar ao treinador. Quero que meu time jogue para frente, seja protagonista, ter a posse de bola, fazer muitos gols, sofrer menos, me divertir, que a torcida se divirta”.

“Há várias coisas que você pode pedir ao treinador. É uma busca complicada. No Brasil, do jeito que fazem, ninguém faz isso. Mandam embora um, outro, só vão trocando. Ninguém chega ali: ‘amigão, quero que meu time jogue assim, que a torcida fique feliz e se divirta’. Não tem”.

Veja todos os reforços dos clubes da Série B para 2022



Compartilhe