2

Cruzeiro inicia 2022 com expectativas, mas novamente cercado por incertezas

Clube celeste tentará, pelo terceiro ano consecutivo, o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro

01/01/2022 06:00
compartilhe
Comprador de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol, Ronaldo será um dos protagonistas da temporada 2022 da Cruzeiro
foto: XP Investimentos/Divulgação

Comprador de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol, Ronaldo será um dos protagonistas da temporada 2022 da Cruzeiro

Desde o fim de 2019, quando o Cruzeiro foi rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro, o torcedor celeste não tem certeza de nada. Crises política e administrativa, trocas constantes no comando do futebol e resultados esportivos medíocres tomaram conta do noticiário do clube em 2020 e 2021. 

O início de 2022 também é cercado por incertezas, mas desta vez com alguma expectativa gerada pela constituição da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e a venda de 90% das ações ao ex-jogador Ronaldo. Embora ainda nebulosa, a operação aparenta ser um marco na história do Cruzeiro, que completa 101 anos neste domingo (2).

A festa de aniversário, inclusive, terá Ronaldo como o grande protagonista. Duas semanas após anunciar a compra das ações da SAF, o ex-jogador, formado na Toca da Raposa, desembarcará em Belo Horizonte para reencontrar os torcedores celestes. Cerca de 20 sócios mais antigos do clube participarão de uma reunião com o Fenômeno. 

O encontro será a primeira oportunidade para Ronaldo começar a revelar o que pretende para o Cruzeiro. Até aqui, só dúvidas em relação ao projeto que já promoveu uma verdadeira reformulação nos últimos 14 dias. Se até meados de dezembro os mineiros tinham o diretor de futebol Alexandre Mattos, o técnico Vanderlei Luxemburgo e nove reforços para a temporada, agora há um deserto de certezas.

Alexandre Mattos e Vanderlei Luxemburgo foram desligados pela equipe de transição. Vários outros profissionais de áreas ligadas ao futebol - departamento médico, categorias de base, etc - também não permanecerão para 2022. Jogadores do elenco e os reforços já anunciados também terão os contratos reajustados pela nova cúpula do Cruzeiro.

Nessa quinta-feira, o lateral-direito Pará, anunciado no último dia 9, rompeu o pré-contrato. O zagueiro Sidnei e o goleiro Jailson, também oficializados pelo clube neste mês, deverão seguir o mesmo caminho. A reapresentação do elenco está marcada para 4 de janeiro (terça-feira), na Toca da Raposa II. 

Nos próximos dias, a expectativa é de que o Cruzeiro confirme Pedro Martins, vice-presidente de competições da Federação Paulista de Futebol (FPF), como seu novo executivo de futebol. Ele será o responsável por liderar a construção de um novo planejamento estratégico para um clube que tenta se reerguer depois de duras provações. 

A estreia do Cruzeiro na temporada está marcada para 26 de janeiro, quando o clube recebe a URT, no Mineirão, pelo Estadual. O primeiro jogo pela Série B do Campeonato Brasileiro, principal objetivo do ano, será na semana do dia 9 de abril. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não divulgou o calendário detalhado da competição. 

Compartilhe