2

O que esperar do time de Paulo Pezzolano, favorito para assumir o Cruzeiro

Treinador tem negociação encaminhada para assumir a Raposa

03/01/2022 06:00
compartilhe
Pazzolano tem acerto encaminhado com o Cruzeiro
foto: Reprodução/Twitter

Pazzolano tem acerto encaminhado com o Cruzeiro

O Cruzeiro espera anunciar, nas próximas horas, a contratação do técnico Paulo Pezzolano, de 38 anos. O uruguaio esteve por último no Pachuca, do México, e pensa futebol de uma maneira bem própria. Em entrevista recente ao podcast The Pitch Invaders, do Footure, ele deu detalhes de seu estilo como treinador.

'Papo', como é chamado o técnico, orienta seu time a ter sempre a bola e ser protagonista do jogo. "Todo time ataca e defende. Temos diferentes perspectivas do jogo. Eu gosto de defender com a bola, eu gosto de sempre ter a bola, ser muito ofensivo, propor muito o jogo", conta o treinador, antes de explicar os motivos pela escolha. 

"Eu acho que os jogadores vão crescer muito mais assim. O time vai vender mais jogadores, o jogador gosta muito mais de jogar assim, a torcida gosta muito mais, a direção gosta muito mais de um time protagonista", complementou Pezzolano.

Durante a participação no podcast, ele também falou sobre o duro calendário brasileiro, com muitos jogos e pouco tempo para treinamento, o plano tático que prefere e espera introduzir nos clubes em que trabalha e a característica dos jogadores que espera ter dentro de um elenco. Veja nos tópicos abaixo:

Construção do jogo e metodologia de treino


"O mais importante é olhar os jogadores que você tem. Eu gosto muito de sair jogando a bola por baixo pelo goleiro, então se eu não tenho um zagueiro para fazer isso, tenho que buscar formas de pular a primeira linha ou sair o zagueiro e que venha o lateral para buscar a bola, ou o meio-campista, então você tem sua ideia e busca as formas como os jogadores que você tem. A ideia não vai mudar nunca, porque você, como treinador, tem um caminho para ganhar. Eu não posso trocar essa minha ideia porque vai ser ruim. Tenho que seguir com minha ideia".

Calendário brasileiro


"No Brasil são muitos jogos no ano. O que temos que fazer? Muitos vídeos, muito tático no campo, treino leve. Tem que recuperar os jogadores para que cheguem 100% nos jogos três dias depois. Então é isso: trabalho leve, muito vídeo e muitas falas individuais, falas ao grupo. É o mais importante, quando não se tem muito tempo para trabalhar"

Esquema tático ideal e características dos jogadores


"Gosto de um time muito intenso, muita intensidade. Eu gosto que o time recupere a bola rapidamente, eu gosto de ter sempre linhas de defesa, meio e ataque muito próximas e na frente. Eu gosto muito disso. Gosto de ter a bola. Se eu gosto de ter a bola, eu tenho que recuperá-la muito rápido. Depois, gosto muito de um 4-3-3. Essa é a tática que gosto mais. Por que? Porque me dá volume de jogo no meio-campo, terá amplitude, terá extremos velozes, laterais muito ofensivos, que ataquem por dentro e por fora. Meia que ataque muito espaço, para frente. Gosto muito disso". 

"Para os zagueiros, é muito importante que tenham velocidade. Se eu tenho zagueiros lentos, vai ser difícil que os laterais ataquem. Mas a ideia, vai ser a mesma. Tenho que ver como arrumar o time".

Compartilhe