2

Canesin revela como prefere jogar e diz que buscará espaço no Cruzeiro

Em 2022, meio-campista garante que terá história diferente da passagem de altos e baixos pelo Athletico-PR, de 2020 a 2021

03/02/2022 16:00 / atualizado em 03/02/2022 19:24
compartilhe
Fernando Canesin concedeu entrevista coletiva nesta quinta-feira
foto: Reprodução/YouTube/Cruzeiro

Fernando Canesin concedeu entrevista coletiva nesta quinta-feira


O Cruzeiro apresentou nesta quinta-feira o meio-campista Fernando Canesin, que defendeu o Athletico-PR nas temporadas 2020 e 2021 e teve longa experiência na Bélgica, onde jogou no Anderlecht, de 2010 a 2013, e no Oostende, de 2013 a 2019. Em entrevista coletiva, o jogador de 29 anos falou sobre as suas características em campo e em qual posição prefere atuar.

“Gosto de carregar a bola, tenho um bom passe e um bom condicionamento físico (...). Atuo como segundo volante ou meia armador, mas o que ele (técnico Paulo Pezzolano) achar melhor e o que eu me encaixar melhor também no sistema dele, na filosofia de jogo, estarei disponível para ele”.



Segundo o site OGol, Canesin disputou 50 partidas oficiais pelo Anderlecht e marcou quatro gols, sendo duas vezes campeão da Primeira Divisão da Bélgica e três da Supertaça. No Oostende, esteve em campo em 226 jogos e anotou 23 gols. O meia ainda colaborou com 60 assistências (somados os dois clubes), conforme o ‘Transfermarkt’.

O aprendizado de mais de uma década na Europa torna Canesin confiante para buscar espaço no Cruzeiro. “Acredito que pelo fato de eu ter jogado lá pode ajudar sim nessa filosofia que ele tem de ter posse de bola e organização. Meu objetivo é focar na minha preparação para o quanto antes ficar disponível para ajudar meus companheiros”.

O desafio será superar a desconfiança dos torcedores celestes em meio aos altos e baixos no Athletico-PR, pelo qual foi titular em 23 dos 55 jogos e contabilizou três gols - um deles em belo chute de fora da área na vitória por 4 a 1 sobre o América de Cali, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana de 2021, da qual o rubro-negro se sagrou campeão.

O próprio Canesin admite ter deixado um pouco a desejar em sua trajetória no Furacão, mas crê em história diferente na Raposa.“Números são de extrema importância no futebol, mas acredito no meu potencial e na filosofia que o clube tem mostrado”.

“Já conversei um pouco com o treinador para entender o estilo de jogo que ele gosta. É um treinador que gosta de manter a posse de bola e construir a jogada desde trás. É uma nova história que se inicia aqui. Espero poder dar o meu melhor e atingir um nível que não consegui no Atlético. Estou confiante e espero contribuir da melhor forma possível”.

Pelas características comentadas na entrevista, Canesin tende a desempenhar as mesmas funções de Filipe Machado, Marco Antônio e Giovanni. Todavia, o encaixe do meia na equipe será feito de acordo com as observações do técnico Paulo Pezzolano.

Canesin é o 13º reforço do Cruzeiro em 2022. Antes dele, o clube fechou com o goleiro Rafael Cabral; o lateral-direito Gabriel Dias; o lateral-esquerdo Matheus Bidu; os zagueiros Sidnei, Maicon e Mateus Silva; os volantes Willian Oliveira, Pedro Castro e Filipe Machado; o meia João Paulo; e os atacantes Waguininho e Edu.

À noite, a diretoria oficializou o zagueiro Oliveira, emprestado pelo Atlético-GO, como 14º contratado. O 15º da lista será o goleiro Gabriel Brazão, cedido pela Inter de Milão até junho de 2023. Ainda há a chance de o Cruzeiro incorporar atacantes de velocidade ao elenco.

Compartilhe