2

Cruzeiro propõe redução salarial a Moreno, que fica perto de deixar o clube

Atacante deve se transferir nos próximos dias para o Cerro Porteño, do Paraguai

04/02/2022 17:30 / atualizado em 05/02/2022 01:06
compartilhe
Antes de ser convocado pela Bolívia, Marcelo Moreno participou dos primeiros dias de trabalho de pré-temporada na Toca da Raposa II, em janeiro
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Antes de ser convocado pela Bolívia, Marcelo Moreno participou dos primeiros dias de trabalho de pré-temporada na Toca da Raposa II, em janeiro

O atacante Marcelo Moreno está cada vez mais próximo de deixar o Cruzeiro. Segundo apurou o Superesportes, a tendência é que ele se transfira para o atual campeão paraguaio, Cerro Porteño, que disputará a Copa Libertadores de 2022 a partir da fase de grupos e vê no boliviano o perfil ideal para vestir a camisa 9. O acordo com El Ciclón será de duas temporadas.

Moreno retornou a Belo Horizonte após representar a Bolívia nas derrotas diante de Venezuela (4 a 1) e Chile (3 a 2) pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022. O Flecheiro é artilheiro isolado da competição, com 10 gols - três a mais que Lautaro Martínez, da Argentina; Luis Suárez, do Uruguai; e Neymar, do Brasil.

Os próximos dias de Marcelo na capital mineira serão de conversas com a diretoria para definir as condições de uma provável rescisão contratual. O clube propôs redução dos vencimentos do jogador em quase 60%, além de antecipar o fim do vínculo de dezembro para abril. O atleta descartou a oferta.

Apesar de estar em boas condições físicas, Marcelo Moreno não foi relacionado para enfrentar a Caldense neste sábado, às 16h30, no estádio Ronaldão, em Poços de Caldas, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro. Edu e Thiago são as opções para a posição no elenco treinado pelo uruguaio Paulo Pezzolano.

Desde o regresso à Toca, em fevereiro de 2020, Moreno contabilizou apenas nove gols em 54 jogos. No mesmo período, o atacante de 34 anos, que utiliza o sobrenome Martins na Bolívia, anotou 12 gols em 19 jogos pela seleção, tornando-se o maior artilheiro geral, com 30 tentos em 95 partidas.

Apesar do desempenho aquém do esperado no Cruzeiro, Marcelo Moreno recuperou o status de estrangeiro com mais gols pelo clube - 54 em 147 jogos. Ele conquistou três títulos: dois Campeonatos Mineiros, em 2008 e 2014, e um Campeonato Brasileiro, em 2014.

Na primeira passagem pela Raposa, Moreno dividiu a artilharia da Libertadores de 2008 com o paraguaio Salvador Cabañas, do América do México - oito gols cada. Em maio, o então jovem de 20 anos acertou a transferência para o Shakhtar Donestk, da Ucrânia, por US$ 9 milhões.

Em 2014, o boliviano anotou 15 gols em 32 partidas no Brasileirão e empatou com o também cruzeirense Ricardo Goulart no terceiro lugar do ranking - abaixo de Fred, do Fluminense (18), e Henrique Dourado, do Palmeiras (16). No geral, encerrou o ano com 24 gols em 57 jogos.

Marcelo Moreno ainda defendeu Oriente Petrolero-BOL, Vitória, Werder Bremen-ALE, Wigan Athletic-ING, Grêmio, Flamengo e os chineses Changchun Yatai, Wuhan Zall e Shijiazhuang Ever Bright. Em 18 anos de carreira, chegou a 202 gols em 584 jogos.

Compartilhe