2

Pacotão vem aí: quem são os 7 reforços que o Cruzeiro anunciará em breve

Negociações estão avançadas, e time celeste aguarda fim do transfer ban para registrar jogadores para a Série B do Campeonato Brasileiro

10/04/2022 06:00 / atualizado em 09/04/2022 17:13
compartilhe
Cruzeiro está prestes a anunciar pacotão de reforços para a Série B
foto: Montagem com fotos de AFP, Tiago Mattar/EM/D.A. Press, Agência Paulistão e Athletico-PR e América/Divulgação

Cruzeiro está prestes a anunciar pacotão de reforços para a Série B

O Cruzeiro anunciará, nos próximos dias, um pacotão de reforços para a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

Assim que pagar cerca de R$ 13 milhões em uma dívida pela compra de Caicedo, em 2016, e encerrar o transfer ban determinado pela Fifa, o time celeste passará a correr contra o tempo para registrar, até 13 de abril - último dia da janela -, nada menos do que sete novos jogadores para o elenco comandado por Paulo Pezzolano.

Conheça cada um dos novos atleticas do Cruzeiro nos tópicos a seguir:

Gabriel Mesquita, goleiro, ex-Guarani


Reserva do Guarani, Gabriel Mesquita, de 23 anos, chega ao Cruzeiro após a lesão no menisco do joelho esquerdo sofrida por Gabriel Brazão, terceiro goleiro da Raposa. Hoje, o titular Rafael Cabral tem como suplente o jovem Denivys, de 20 anos.

Gabriel Mesquita, goleiro, ex-Guarani
foto: Guarani/Divulgação

Gabriel Mesquita, goleiro, ex-Guarani

Mesquita perdeu espaço no Guarani após a chegada de Maurício Kozlinski, ex-Atlético-GO, que participou de 15 partidas na temporada. Ele também ficou abaixo de Rafael Martins, reserva imediato da posição.

De 2020 a 2021, Mesquita disputou 47 jogos com a camisa bugrina e sofreu 57 gols. Antes, o goleiro de 1,97m atuou no Athletico-PR, clube que o revelou para o futebol. Foram quatro apresentações na equipe principal.

Zé Ivaldo, zagueiro, ex-Athletico-PR


Aos 25 anos, Zé Ivaldo chega ao Cruzeiro emprestado pelo Athletico-PR para reforçar um setor extremamente carente no elenco do técnico Paulo Pezzolano. 

Zé Ivaldo, zagueiro, ex-Athletico-PR
foto: Athletico-PR/Divulgação

Zé Ivaldo, zagueiro, ex-Athletico-PR

Embora nunca tenha sido titular absoluto, Zé Ivaldo tem muitas partidas com a camisa do Athletico. Na temporada passada, foram 50 compromissos e três gols marcados. Neste ano, ele entrou em campo cinco vezes - quatro pelo Campeonato Paranaense e uma pela Recopa Sul-Americana.

Formado nas categorias de base do Furacão, Zé Ivaldo deixou o clube em 2019 para defender o Vitória em rápida passagem. No Leão, ele atuou por 11 jogos, todos pela Série B do Campeonato Brasileiro daquele ano. Foi sua única experiência longe do Athletico-PR. 

Neto Moura, volante, ex-Mirassol


Revelado pelo Sport, o volante Neto Moura, de 25 anos, está treinando na Toca da Raposa II há alguns dias. Ele pertence ao Mirassol, mas disputou as últimas três edições da Série B do Campeonato Brasileiro.

Neto Moura, volante, ex-Mirassol-SP
foto: Agência Paulistão/Divulgação

Neto Moura, volante, ex-Mirassol-SP

Em 2019, foram 12 jogos pelo Vila Nova nesta competição. Em 2020, com a camisa da Ponte Preta, ele entrou em campo 28 vezes na Série B. Já no ano passado, o volante passou pelo Remo e participou de cinco compromissos pelo torneio nacional.

Nesta temporada, Neto Moura tem 13 jogos, com duas assistências. Ele já passou pelo futebol mineiro em 2017, quando defendeu o América em dez jogos, com um gol marcado.

Leonardo Pais, meia, ex-Montevideo Wanderers, do Uruguai


Pais, de 27 anos, é considerado um meio-campista que atua tanto pelo centro quanto na ponta direita. Na temporada 2022, ele marcou dois gols e deu uma assistência pelo Montevideo Wanderers.

Leonardo Pais, meia, ex-Montevideo Wanderers, do Uruguai
foto: AFP PHOTO

Leonardo Pais, meia, ex-Montevideo Wanderers, do Uruguai

Leonardo trabalhou com o técnico Paulo Pezzolano, do Cruzeiro, no Liverpool Montevideo, em 2019. Também passou por Juárez, do México, Torque e Defensor, ambos do Uruguai.

No Defensor, Pais foi colega de Arrascaeta e participou da vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, em 2014, pela fase de grupos da Copa Libertadores. Na ocasião, ele substituiu Felipe Gedoz, autor dos dois gols da partida.

Rodolfo, atacante, ex-América


Peça fundamental do América vice-campeão da Série B do Campeonato Brasileiro e semifinalista da Copa do Brasil em 2020, o centroavante Rodolfo, de 29 anos, virou reserva do time comandado por Marquinhos Santos. 

Rodolfo, atacante, ex-América
foto: Mourão Panda/América

Rodolfo, atacante, ex-América

Depois de ver a concorrência se acirrar no Coelho com as chegadas de Wellington Paulista, Henrique Almeida e Aloísio 'Boi Bandido' para a função, o atacante acabou emprestado ao Cruzeiro.

Em 2020, Rodolfo encerrou a temporada com 24 participações em gols em 52 jogos. Crucial no time comandado por Lisca, àquela altura, o atacante também se destacava pelo poder de movimentação e pelas boas participações fora da área.

Rafael Silva, atacante, ex-Wuhan Zall, da China


Revelado pelo Corinthians, Rafael Silva, hoje com 30 anos, não chegou a atuar pela equipe profissional do Parque São Jorge. Ele se transferiu para o Coritiba ainda nas categorias de base e defendeu o time principal do Coxa entre 2012 e 2013 (20 jogos e um gol).
 
Rafael Silva, atacante, ex-Wuhan Zall, da China
foto: Tiago Mattar/EM/D.A. Press

Rafael Silva, atacante, ex-Wuhan Zall, da China

O atacante, que atua mais centralizado, deixou o Brasil em 2013, quando se transferiu para o Lugano, da Suíça. Em duas temporadas no clube, ele jogou 29 vezes e marcou 13 gols. 

Rafael chegou ao Japão em 2014. Naquele país, defendeu Albirex Niigata (62 jogos e 26 gols) e Urawa Reds (42 jogos e 21 gols). Em 2018, o centroavante foi negociado com o Wuhan Zall, seu último clube (43 jogos e 32 gols entre 2018 e 2021).

Henrique Luvannor, atacante, ex-Al Taawon, da Arábia Saudita


Desconhecido do público brasileiro, o atacante Henrique Luvannor, de 31 anos, nasceu em Campo Maior, no Piauí, e é naturalizado moldávio. Ele já atuou em algumas oportunidades pela seleção daquele país. 

Henrique Luvannor, atacante, ex-Al Taawon, da Arábia Saudita
foto: AFP PHOTO

Henrique Luvannor, atacante, ex-Al Taawon, da Arábia Saudita

Sua primeira temporada no Leste Europeu foi pelo Sheriff, em 2011/12, quando marcou 8 gols em 19 jogos. Levannor, que atua pelas beiradas do campo, ainda passou por Shabab Dubai, Al Ahli e Al Wahda, todos dos Emirados Árabes Unidos. Em 2020, retornou ao Sheriff, de onde saiu em 2022 para acertar com o Al Taawon.

De acordo com o OGol, site especializado em estatísticas, Luvannor tem 95 gols em 234 partidas disputadas na carreira. Na temporada 2021/22, ele balançou a rede seis vezes. No ano passado, ele marcou quatro gols na fase classificatória da Liga dos Campeões, enquanto vestia a camisa do Sheriff. 

Compartilhe