2

Pezzolano detalha como foi mercado do Cruzeiro: 'Avaliei 300 jogadores'

Treinador uruguaio reforçou que a Raposa contratou jogadores dentro da realidade financeira e do modelo de jogo definido

28/04/2022 06:00 / atualizado em 28/04/2022 15:15
compartilhe
Paulo Pezzolano comentou atuação do Cruzeiro no mercado da bola
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Paulo Pezzolano comentou atuação do Cruzeiro no mercado da bola

Agora sob comando da equipe de Ronaldo, que comprou 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o Cruzeiro fez um mercado modesto antes do início da Série B do Campeonato Brasileiro. Diferentemente do Botafogo, por exemplo, que também vendeu a maior parte das ações de sua SAF, a Raposa não realizou qualquer tipo de aporte para fechar com seus reforços.

Após a vitória por 1 a 0 sobre o Londrina, nessa terça-feira (26), o técnico Paulo Pezzolano detalhou como foi a atuação do Cruzeiro no mercado da bola. Ele revelou que, "sem exagero", avaliou 300 jogadores neste período. Desses, o time celeste acertou com sete, dos quais seis já estrearam com a camisa cinco estrelas.

"Todos os jogadores que chegaram foram avaliados e aprovados por mim. Sabemos que o Cruzeiro hoje tem uma dívida muito grande. Dentro dos jogadores que poderíamos trazer, hoje, para o Cruzeiro, sem exagerar, eu vi 200, 300 jogadores. Tentamos escolher os que estavam dentro do (perfil) econômico e do modelo de jogo", disse.

Nesta janela, o Cruzeiro acertou as contratações do goleiro Gabriel Mesquita; do zagueiro Zé Ivaldo; dos meio-campistas Leonardo Pais e Neto Moura, além dos atacantes Rodolfo, Luvannor e Jajá. Sobre os dois últimos, Pezzolano deu ainda mais detalhes das características que chamaram atenção.

"Eu vi muitos jogos de todos os jogadores que vieram. Luvannor, por exemplo, jogava pela esquerda, direita e, ultimamente, jogou muito de centroavante. Ele pode jogar perto do Edu ou do Rodolfo, pode jogar pela beirada. Se jogar pela direita, faz muita diagonal para dentro, se jogar pela esquerda, ele pode fazer cruzamentos", explicou.

"Jajá também. Eu queria ele no Cruzeiro desde que começamos a analisar jogadores. Jajá se joga pela direita é mais profundo, por fora, se joga pela esquerda ele vai para dentro. Necessita mais espaço. Mas tem o um contra um, que vai nos ajudar muito", complementou.

Logo na chegada ao Cruzeiro, no fim de dezembro de 2021, quando ainda nem sequer havia se tornado sócio-majoritário da SAF, Ronaldo reformulou o departamento de análise de mercado do Cruzeiro. Os novos profissionais tiveram participação ativa neste trabalho de prospecção de reforços. "Todos os jogadores foram aprovados pelo treinador. Isso é o mais importante, como trabalhamos a equipe aqui dentro", finalizou Pezzolano.


Compartilhe