2

Cruzeiro x Grêmio: Série B terá inédito duelo 'copeiro' entre multicampeões

Duelo está marcado para as 16h deste domingo (8), no Independência

03/05/2022 06:00 / atualizado em 02/05/2022 20:26
compartilhe
Ricardo Goulart comemora gol do Cruzeiro sobre o Santos no Brasileiro de 2013
foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A. Press

Ricardo Goulart comemora gol do Cruzeiro sobre o Santos no Brasileiro de 2013

Cruzeiro e Grêmio se enfrentam no próximo domingo (8), às 16h, no Independência, em encontro inédito pela Série B do Campeonato Brasileiro. Embora vivam fases pouco gloriosas, mineiros e gaúchos são conhecidos como 'copeiros' e já se encontraram em inúmeros momentos decisivos.

A história começou na Copa do Brasil de 1993, quando o Cruzeiro bateu o Grêmio na grande final e levantou o troféu da competição (0 a 0 na ida, no Olímpico, e 2 a 1, no Mineirão). Roberto Gaúcho e Cleison marcaram para a Raposa, enquanto Pingo descontou para o Tricolor.

Em 1997, os rivais se encontraram na Copa Libertadores. Antes de ser campeão daquele torneio, a Raposa venceu o Grêmio nas duas oportunidades da primeira fase (2 a 1 e 1 a 0). Mineiros e gaúchos se enfrentaram novamente na fase mata-mata. Nas quartas, o Cruzeiro avançou após vencer a ida (2 a 0) e perder a volta (2 a 1). 

Em 2002, pela Sul-Minas, o encontro aconteceu na 12ª rodada da fase classificatória - a Raposa venceu por 2 a 0. Em 2009, pela Libertadores, o Cruzeiro eliminou o Tricolor na semifinal. O time comandado por Adilson Batista venceu por 3 a 1 na ida e empatou por 2 a 2 na volta. 

Na última década, foram três encontros decisivos: no Campeonato Brasileiro de 2013 e nas Copas do Brasil de 2016 e 2017. No torneio por pontos corridos, o time celeste venceu por 3 a 0 (gols de Borges, Willian e Ricardo Goulart) e deu a volta olímpica no Mineirão. Embora não tenha conquistado o troféu matematicamente naquele dia, a Raposa passou a depender apenas de um triunfo na rodada seguinte, diante do Vitória - o que aconteceu.

Cruzeiro foi campeão da Copa do Brasil em 1993 após derrotar o Grêmio
foto: Arquivo EM

Cruzeiro foi campeão da Copa do Brasil em 1993 após derrotar o Grêmio

Em 2016, o Grêmio levou a melhor. Nas semifinais da Copa do Brasil, os gaúchos venceram por 2 a 0 na ida, em Belo Horizonte, e o jogo da volta acabou empatado por 0 a 0. O Tricolor avançou à final, derrotou o Atlético e levantou o troféu. 

Já em 2017, o time celeste devolveu o revés. Também na semifinal, então comandado por Mano Menezes, o Cruzeiro perdeu para o Grêmio por 1 a 0 na ida e venceu a volta pelo mesmo placar. O time celeste avançou à final ao bater o Tricolor na disputa por pênaltis - Thiago Neves foi o autor do último gol. Na decisão, a Raposa derrotou o Flamengo para conquistar o pentacampeonato. 

Em 2022, o reencontro será na Série B, mas com o peso de valer da liderança da competição. Hoje, o Tricolor está na ponta da tabela, com 10 pontos. O Cruzeiro tem o mesmo número, mas é o 3º pela diferença no saldo de gols (4 a 2).   

Compartilhe