2

Cenários para o Cruzeiro: líder da Série B após sete rodadas costuma subir?

Em grande momento, time celeste assumiu ponta da competição pela primeira vez desde rebaixamento e vislumbra um futuro melhor a partir de 2023

16/05/2022 09:45 / atualizado em 16/05/2022 09:46
compartilhe
Jogadores do Cruzeiro celebram com a torcida após vitória sobre o Grêmio
foto: Staff Images/Cruzeiro

Jogadores do Cruzeiro celebram com a torcida após vitória sobre o Grêmio

Depois de lamentações, duras derrotas e 83 partidas, o Cruzeiro é líder da Série B. O time celeste assumiu a ponta após sete rodadas disputadas em 2022. E, apesar de ser cedo para comemorar, as últimas edições da competição mostram que quem larga bem costuma conseguir o tão sonhado acesso (veja na galeria abaixo).

Líderes da Série B após sete rodadas nos últimos 10 anos



Nas dez edições anteriores da Série B, oito líderes na sétima rodada mantiveram a boa campanha e subiram à elite do futebol nacional.

Joinville (2014), Botafogo (2015), Fortaleza (2018) e Bragantino (2019) não apenas conseguiram o acesso, como continuaram na primeira posição e terminaram a competição como campeões.

Em 2012, o Criciúma liderava na sétima rodada e terminou a Série B como vice-campeão. No ano seguinte, a Chapecoense teve campanha idêntica e chegou à Série A pela primeira vez na história.

O Vasco, em 2016, liderava o campeonato ao fim da sétima rodada, com 19 pontos (seis vitórias e um empate). O desempenho caiu ao longo da competição, mas a equipe cruz-maltina terminou em terceiro e também conseguiu o acesso.

Em 2020, o Cuiabá largou muito bem e liderou a competição após o sétimo jogo. O ritmo caiu, mas o time se manteve no G4 e subiu como o quarto colocado.

Quem não subiu?


Há, porém, exemplos negativos para o Cruzeiro. Dos últimos dez líderes da sétima rodada, dois não conseguiram o acesso.

E não é preciso olhar muito para trás. Em 2021, o Náutico largou jogando um futebol bonito e convincente. Fez 17 pontos nas sete primeiras rodadas, mas depois despencou da liderança e terminou a Série B em oitavo. Não conseguiu subir.

Em 2017, o Juventude fez algo parecido. O time de Caxias do Sul somou 17 pontos nas sete primeiras partidas e estava a cinco do Internacional, primeiro time fora do G4. Terminou a Série B na frustrante nona posição.



O Cruzeiro


O líder Cruzeiro soma 16 pontos, quatro a mais que o quinto colocado Novorizontino, primeira equipe fora do grupo dos que sobem para a Série A. A campanha celeste até aqui é de cinco vitórias (quatro seguidas), um empate e apenas uma derrota, os 2 a 0 diante do Bahia na estreia.

time celeste tem a semana cheia para treinar e se preparar. O próximo adversário será o Sampaio Corrêa, no Mineirão. As equipes se enfrentam neste domingo, a partir das 11h, pela oitava rodada.
Compartilhe