2

Marcação pressão: Cruzeiro lidera ranking de desarmes ofensivos da Série B

Com estilo de jogo ofensivo de Pezzolano, Raposa também se destaca em outros dois quesitos do campeonato

18/05/2022 06:00 / atualizado em 17/05/2022 19:52
compartilhe
Cruzeiro lidera o ranking de desarmes no último terço do campo da Série B
foto: Tiago Caldas / Náutico

Cruzeiro lidera o ranking de desarmes no último terço do campo da Série B

O Cruzeiro vem apresentando um comportamento diferente dentro de campo em comparação aos últimos dois anos na Série B do Campeonato Brasileiro. Sob o comando do técnico Paulo Pezzolano, a Raposa vem deixando cada vez mais definido seu estilo de jogo ofensivo, com o controle maior da posse de bola e a adoção da marcação pressão.  

 
Segundo a plataforma de estatísticas FootStats, a Raposa lidera o ranking desse quesito, com 27 desarmes no campo de ataque. Na sequência, aparecem Ituano (21), Grêmio (20), Brusque (17) e Chapecoense (16). O último colocado é o CRB, com cinco. 

Desde que o treinador uruguaio mudou a formação para o 3-4-3, com três zagueiros, dois alas, dois volantes, dois extremos e um centroavante, a equipe também aumentou sua consistência defensiva. Com esse esquema, são cinco vitórias consecutivas e nenhum gol sofrido. 

Para ter sucesso nessa variação tática, Pezzolano exige que o Cruzeiro atue com intensidade durante todo o tempo de jogo. São os jogadores de ataque que iniciam a marcação pressão no último terço do campo - setor do campo próximo à meta adversária. 
 
 
O tento anotado na vitória por 1 a 0 contra o Náutico, no estádio dos Aflitos, no Recife, em Pernambuco, no último domingo, pela 7ª rodada, foi exatamente assim. Autor do gol, o volante Willian Oliveira recuperou a bola na saída de jogo do adversário, tabelou com Fernando Canesin e Rafael Silva, até que saiu em condições de finalizar.  
 
Esse artifício também foi muito importante no triunfo por 1 a 0 diante do Londrina, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 4ª rodada. Na ocasião, o atacante Edu pressionou o goleiro paranaense na reposição de bola. Após tomar à redonda, o camisa 99 passou para Luvannor, que garantiu o tento da vitória. 

Domínio em outras estatísticas


Além dos desarmes ofensivos, o Cruzeiro lidera outros fundamentos importantes na Série B como posse de bola e número de passes certos. 

O FootStats coloca o Cruzeiro com a maior média de posse de bola da Série B: 58,04%. Completam o "top 5" CSA, 53,74%; Brusque 53,28%; Sport, 52,91% e Náutico, 52,02%. 

Por ser predominante na posse de bola, o clube celeste naturalmente é o recordista em passes certos. O aplicativo de estatísticas contabiliza uma média de 391 acertos e 40 erros por jogo, totalizando 90,61% de aproveitamento. 

O Cruzeiro pretende manter esse domínio no jogo contra o Sampaio Corrêa, às 11h deste domingo, 22 de maio, pela oitava rodada da Segunda Divisão. A partida marcará o retorno da Raposa ao Mineirão, em Belo Horizonte, após dois jogos no estádio Independência. 

Compartilhe