Cruzeiro convoca Assembleia Geral para tentar mudar regras de eleição

Objetivo de Sérgio Rodrigues e Maurício Silva, presidentes do clube e do Conselho Deliberativo, é mudar artigos do Estatuto

24/05/2022 10:46 / atualizado em 24/05/2022 11:53
Assembleia Geral é formada por conselheiros e associados do clubes do Cruzeiro
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Assembleia Geral é formada por conselheiros e associados do clubes do Cruzeiro

Os presidentes do Cruzeiro e de seu Conselho Deliberativo, Sérgio Rodrigues e Maurício Silva, convocaram, nesta terça-feira (24), nova Assembleia Geral. O encontro do órgão, responsável por mudanças no Estatuto, está marcado para 20 de junho. O objetivo é aprovar mudanças nas regras do processo eleitoral que será realizado em 2023.

No edital, obtido pelo Superesportes, as principais propostas são a diminuição do tempo de mandato como conselheiro efetivo para candidatura ao cargo de nato e a diminuição do tempo como nato para candidatura aos cargos de presidente do clube e de seu Conselho Deliberativo.

Os dois pontos são alvos de debates internos no Cruzeiro há, pelo menos, uma década. A administração do ex-presidente Gilvan de Pinho Tavares (2012-2017) chegou a aventar a possibilidade de flexibilização do Estatuto em 2016, mas acabou desistindo da ideia por falta de apoio. Naquela oportunidade, o objetivo era viabilizar a candidatura do então vice-presidente de futebol, Bruno Vicintin.

Hoje defensor das mudanças, o presidente Sérgio Rodrigues, então integrante da base de apoio da família Perrella, elaborou um manifesto em que defendia a imposição de requisitos para a candidatura à presidência e a necessidade de uma instituição ser regida de maneira “sólida e não suscetível a mudanças casuísticas”.

Presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro, Maurício Silva defendeu as mudanças. "É preciso flexibilizar o Estatuto. Tem muita gente esperando para se tornar conselheiro nato. Tenho impressão que é o desejo da maioria e vamos buscar aprovar isso", disse o dirigente à reportagem.

A Assembleia Geral do Cruzeiro, vale lembrar, é o órgão que reúne conselheiros e associados. Nas deliberações, há diferenciação de peso nos votos - beneméritos (6), natos (5), efetivos (4), suplentes (2) e associados (1).

Leia abaixo, na íntegra, o edital de convocação da Assembleia Geral do Cruzeiro: