2

Rival do Cruzeiro na Série B, Criciúma vive momento extracampo turbulento

Atual presidente, Anselmo Freitas afirmou que não tem a intenção de permanecer no comando do clube catarinense, mas estatuto não permite saída imediata

25/05/2022 07:00 / atualizado em 25/05/2022 09:50
compartilhe
Criciúma ainda não perdeu na Série B como mandante
foto: Celso da Luz / Criciúma

Criciúma ainda não perdeu na Série B como mandante



Adversário do Cruzeiro na 9ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Criciúma vive momento extracampo turbulento. Nessa segunda-feira (23), o presidente Anselmo Freitas afirmou que não tem a intenção de permanecer no cargo. No entanto, o estatuto do clube não permite a saída imediata do mandatário.

Freitas já havia sinalizado que deixaria suas funções durante evento interno do Tigre, com a participação de membros da diretoria, jogadores, comissão técnica e funcionários de demais áreas do clube. Mas a decisão só se tornou pública após entrevista dada à rádio Eldorado, de Santa Catarina. 

O presidente do clube alegou que pretende renunciar devido à problemas de saúde. Ele também quer se afastar da administração para cuidar de negócios pessoais. 

"Todos os nossos vice-presidentes e diretores já estavam cientes desta minha decisão. Mas vou continuar contribuindo com o clube. Só sairei um pouco do dia a dia, que vem tomando muito meu tempo. Hoje são meus filhos que tocam meus negócios, e tenho que me dedicar um pouco a eles também", justificou-se, no programa Debate Tabelando, da rádio Tabelando.

"Eu não estou deixando o clube. Estou deixando a presidência. Prometi para meus vice-presidentes que vou permanecer ajudando o clube na administração do dia a dia, principalmente na questão financeira", completou.

O que diz o estatuto do Criciúma


Mesmo com o desejo de Anselmo Freitas em deixar o cargo, o Estatuto do Criciúma inviabiliza essa possibilidade. Segundo o artigo 87 do documento, existem apenas duas formas de substituição da presidência. 
 
Anselmo Freitas foi empossado em 14 de dezembro do ano passado
foto: Celso da Luz / Criciúma

Anselmo Freitas foi empossado em 14 de dezembro do ano passado

A primeira, que proporcionaria a continuidade dos atuais gestores do Tigre, seria um dos vice-presidentes administrativos assumir a cadeira. Só que, para isso, Freitas precisaria cumprir metade do mandato de três anos, o que ainda não aconteceu. Ele foi empossado em 14 de dezembro do ano passado. 
 
Caso Anselmo Freitas não cumpra esse período estabelecido, o Estatuto determina que sejam convocadas novas eleições. O pleito seria finalizado em até 30 dias a contar da saída.
 

Momento dentro de campo

 
A turbulência extracampo parece não ter afetado o time comandado pelo técnico Cláudio Tencati na Série B do Brasileirão. Sob o comando do treinador, o Criciúma está invicto dentro de casa. Foram duas vitórias (Londrina, por 1 a 0, e CRB, por 3 a 0) e dois empates (Sport e Novorizontino, ambos por 1 a 1).
 
Agora, o Tigre tentará manter a boa fase diante do Cruzeiro. As equipes se enfrentarão na sexta-feira (27), às 21h30, no Heriberto Hülse, pela 9ª rodada da Série B.

O Criciúma é o 11º colocado da Segunda Divisão nacional, com 10 pontos em oito jogos. A Raposa, por sua vez, lidera com 19.  

Paralelamente à competição nacional, o Tricolor disputará a Segunda Divisão do Campeonato Catarinense. O clube tenta voltar à elite após fracasso no ano passado.  

Compartilhe