2

Ronaldo, do Cruzeiro, vê acordo próximo para criação da Libra

No entendimento do investidor majoritário do Cruzeiro, clubes fundadores da Libra estariam dispostos a ceder para o projeto receber mais adesões

30/05/2022 21:20 / atualizado em 31/05/2022 00:12
compartilhe
Ronaldo abordou tema da Libra durante live em seu canal na Twitch
foto: Ronaldo TV/reprodução

Ronaldo abordou tema da Libra durante live em seu canal na Twitch



Acionista majoritário da SAF do Cruzeiro, Ronaldo Nazário está otimista quanto a um acordo próximo entre os clubes brasileiros para a formação da Libra, a Liga Brasileira de Futebol.



O Cruzeiro já aderiu ao grupo fundador da Libra, composta também por Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Bragantino, Ponte Preta, Flamengo, Vasco e Botafogo.

Outros clubes brasileiros formaram um grupo paralelo, chamado Forte Futebol, e pleiteiam uma divisão mais justa dos direitos de transmissão.

Veja, a seguir, a formação de cada bloco e suas propostas:

LIGA BRASILEIRA (LIBRA) - FUNDADORES DA LIGA

 
Integrantes: Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Bragantino, Ponte Preta, Flamengo, Vasco, Botafogo e Cruzeiro

Proposta de divisão de receitas:


  • 40% do valor repartido de forma igualitária entre as equipes
  • 30% de acordo com sua performance nas Séries A ou B
  • 30% variáveis por engajamento e audiência.
  • 15% do valor arrecadado vai para a Série B
 

FUTEBOL FORTE

 
Integrantes: Athletico, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Ceará, Chapecoense, CSA, CRB, Coritiba, Criciúma, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás ,Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sampaio Corrêa, Sport, Tombense. Vila Nova

 
Proposta de divisão de receitas:

  • 50% igualitário
  • 25% performance
  • 25% comercial, com parâmetros objetivos e mensuráveis
  • Diferença de receita entre maior e menor clube tendo como alvo o limite de 1.6 ao longo do tempo (referência Premier League), com o teto de 3.5 a partir do primeiro ano;
  • Compromisso de que a Série B receba 20% dos recursos de venda de direitos de transmissão
 

Clubes sem lado definido

 
Atlético, Internacional, Bahia

Grêmio está inclinado a aderir à Libra


Ronaldo quer divisão justa das cotas de TV


Apesar de ter aderido aos fundadores da Libra, Ronaldo é favorável ao modelo de divisão de receitas proposto pelo Futebol Forte.

"A maior discussão no momento na Libra é a divisão dos direitos de televisão. Se vai ser 50% dividido igualmente para todas as equipes, 25% por performance e 25% por audiência, PPV, enfim, alguns critérios para fazer essa divisão. Parece que a proposta agora (da Libra) é de 40%, 30% e 30%. A minha opinião é que 50% dividido igualmente para todos é muito mais equilibrado do que 40%, 30%, 30%", disse o Fenômeno em seu canal na Twitch, concordando com os pleitos feitos pelo grupo Futebol Forte.

"(A divisão 50%, 25%, 25%) dá mais possibilidade de os times menores terem um melhor orçamento para poder investir. Os clubes grandes vão continuar ganhando mais do que outros, inevitavelmente, porque têm mais torcida, têm mais patrocínio, têm mais audiência, normalmente têm mais performance. Acho que é mais justo um 50%, 25%, 25%. Mas, enfim, é uma discussão normal que está tendo. Todo mundo tem dado o seu ponto de vista. O Gabriel (Lima), que é meu CEO no Cruzeiro, tem ido a todas as reuniões. Parece que o nível é muito bom, isso é uma boa notícia para o futebol brasileiro", comentou Ronaldo.

"Flamengo e o Corinthians estão bem dispostos a ceder"


No entendimento do investidor majoritário do Cruzeiro, clubes fundadores da Libra estariam dispostos a ceder para o projeto receber mais adesões. "Vai acontecer e espero que seja da forma mais equilibrada possível para fortalecer todos os clubes. Eu tenho entendido que o Flamengo e o Corinthians estão bem dispostos a ceder. Eles estão liderando essa galera toda, Palmeiras também, São Paulo, Santos, enfim. O Botafogo...Está todo mundo querendo ceder alguma coisa".

"Vai acontecer a Libra, estamos todos empolgadíssimos que aconteça e estamos terminando as negociações de pequenas coisas. Mais clubes estão entrando, estão aderindo, mas acho que vai rolar. Estamos num timing bom para montar isso e estou confiante de que vai evoluir ainda mais", acrescentou.

Como os direitos de transmissão estão vendidos para a TV Globo até 2024, a Libra entrará em vigor em 2025, já com uma nova negociação das cotas. "A partir de 2025, quando acabam os direitos de transmissão da Globo, em assembleia os clubes terão as propostas e vão decidir. Mas a partir de 2025 já entra em vigor a Libra com um novo contrato de televisão. Isso será discutido bem mais pra frente", concluiu Ronaldo.

Compartilhe