2

Pezzolano se torna o técnico estrangeiro com mais partidas pelo Cruzeiro

Uruguaio atingiu a marca de 31 jogos comandando a Raposa na vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta, no Mineirão, nesta quinta-feira

16/06/2022 18:14 / atualizado em 16/06/2022 18:54
compartilhe
Técnico uruguaio Paulo Pezzolano se tornou o estrangeiro que mais comandou o Cruzeiro na história
foto: Divulgação/Cruzeiro

Técnico uruguaio Paulo Pezzolano se tornou o estrangeiro que mais comandou o Cruzeiro na história

Paulo Pezzolano se tornou o técnico estrangeiro com mais jogos pelo Cruzeiro na história. O uruguaio atingiu o 31º compromisso no comando da equipe celeste e ultrapassou o argentino Filpo Nuñez com a vitória da Raposa por 2 a 0 sobre a Ponte Preta, nesta quinta-feira, no Mineirão.

Desde que chegou ao Cruzeiro, em janeiro deste ano, Pezzolano já comandou a equipe em 31 jogos. Foram 22 vitórias, dois empates e sete derrotas. O uruguaio foi vice-campeão do Campeonato Mineiro e é líder da Série B do Campeonato Brasileiro.

Já Filpo Nuñez não teve aproveitamento nem parecido. Nos 30 jogos em que esteve à frente da equipe, o argentino venceu 11, empatou oito e perdeu 11 - aproveitamento de 45,5% dos pontos disputados. Ele teve duas passagens pela Toca: em 1955, quando comandou a Raposa em 18 partidas, e em 1970, ano em que sua passagem durou apenas 12 jogos. Os números são do Almanaque do Cruzeiro.

Além de maior técnico estrangeiro da história do Cruzeiro, Pezzolano é quem mais comandou o time desde a saída de Mano Menezes, em 2019, ano em que o time foi rebaixado à Série B. Com 30 jogos, ele superou Rogério Ceni, Abel Braga, Adilson Batista, Enderson Moreira, Ney Franco, Felipão, Felipe Conceição, Mozart Santos e Vanderlei Luxemburgo.

O modelo de jogo agressivo e intenso do uruguaio tem empolgado o torcedor celeste. Nas redes sociais, todas as postagens exaltando o trabalho do treinador são seguidas por comentários 'negativos' dos cruzeirenses. A estratégia é evitar que times adversários tentem tirar o técnico de Belo Horizonte.  

Na última sexta-feira (10), o colunista Jorge Nicola, do Superesportes, escreveu que o Flamengo, após a demissão do técnico português Paulo Sousa, chegou a consultar Pezzolano. O uruguaio teria reafirmado seu desejo de seguir no Cruzeiro pelo menos até o fim da temporada. 

A vontade do treinador foi confirmada nessa quarta-feira, quando o clube celeste anunciou a renovação de Pezzolano até o fim de 2023.

Com a vitória sobre a Ponte, o Cruzeiro chegou aos 31 pontos - metade da pontuação estimada para conseguir o acesso à Série A - e se distanciou novamente na liderança da competição nacional. 
 
A diferença para o Bahia, 2º colocado, é de seis pontos. Vasco (3º, com 24) e Sport (4º, com 19) completam o G4. A Ponte Preta, por sua vez, caiu para a 18ª colocação, com 12. 

Agora, o Cruzeiro muda a chave e volta suas atenções para a Copa do Brasil. Na próxima quinta-feira (23), às 19h, o clube mineiro enfrentará o Fluminense, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pelo jogo de ida das oitavas de final do torneio mata-mata.

Cruzeiro x Ponte Preta: fotos da festa da torcida celeste no Mineirão



Compartilhe