2

Ituano x Cruzeiro: VAR erra ao traçar linha e anula gol legal de Edu

Lance polêmico ocorreu no fim do primeiro tempo no estádio Novelli Júnior, em Itu, em duelo adiado da 14ª rodada da Série B do Brasileiro

05/07/2022 20:46 / atualizado em 05/07/2022 22:17
compartilhe
VAR errou ao traçar linhas em gol marcado pelo Cruzeiro contra o Ituano
foto: Reprodução/Premiere

VAR errou ao traçar linhas em gol marcado pelo Cruzeiro contra o Ituano


O jogo entre Ituano e Cruzeiro, no estádio Novelli Júnior, em Itu, no interior de São Paulo, em duelo adiado da 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, foi marcado por um erro do VAR. O lance polêmico ocorreu no fim do primeiro tempo. 
 
 
Aos 44 minutos, o lateral-esquerdo Matheus Bidu cruzou a bola para dentro da área e o atacante Edu apareceu para desviar para o gol. No entanto, o assistente invalidou o lance em campo.
 
Após pouco tempo de revisão da jogada, o árbitro de vídeo Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ) confirmou a irregularidade no lance e anulou o gol celeste. 
 
Porém, a imagem disponibilizada pelo VAR mostra as linhas traçadas de forma equivocada. A linha vermelha mostra o ponto mais avançado de Edu, enquanto a azul - que seria o ponto mais extremo do último defensor do Ituano - não está posta no jogador correto. 
 

Ituano 1 x 1 Cruzeiro: fotos do jogo em Itu pela Série B


Logo depois da anulação do gol, o Cruzeiro utilizou as redes sociais para questionar o lance: "Alguém entendeu essas linhas do VAR? Anularam errado por linhas tortas (emoji de olho)".
 

Opinião da comentarista de arbitragem

 
Para a comentarista de arbitragem Janette Mara Arcanjo, do SporTV, o VAR errou no lance capital da partida. Segundo ela, a jogada do gol celeste foi legal. 
 
"Essa imagem disponibilizada aí, para mim está incorreta. Teria um pé direito que poderia habilitar o jogador do Cruzeiro e um jogador que está mais próximo com ele ali. A linha vermelha, mostra onde está o ombro do Edu. A linha do defensor (do Ituano), no mínimo, poderia ter utilizado a câmera invertida para pegar melhor o posicionamento do defensor. Para mim, está traçada de maneira incorreta", disse. 
 
"Desde o início, eu tive a sensação de que a jogada era legal e a linha foi traçada errada. A referência tinha que ter sido o jogador que está à frente do Edu. Ele seria a melhor referência, de ombro a ombro, para saber se foi impedimento ou não", completou.  

Compartilhe