2

Cruzeiro poderá ser campeão simbólico do turno já na 17ª rodada da Série B

Raposa atingirá feito com duas rodadas de antecedência se vencer o Guarani fora de casa, independentemente dos resultados de seus principais concorrentes

06/07/2022 06:00 / atualizado em 06/07/2022 01:40
compartilhe
Cruzeiro poderá ser campeão simbólico do 1º turno na 17ª rodada
foto: Mauro Horita/Cruzeiro

Cruzeiro poderá ser campeão simbólico do 1º turno na 17ª rodada



Líder isolado da Série B do Campeonato Brasileiro, com 38 pontos, o Cruzeiro poderá ser 'campeão simbólico' do primeiro turno já na 17ª rodada.

Com o empate por 1 a 1 diante do Ituano, nessa terça-feira (5), no estádio Novelli Júnior, em Itu, em duelo atrasado da 14ª rodada da Segunda Divisão, o clube mineiro ampliou ainda mais a vantagem na ponta da tabela.

O próximo compromisso pela Série B será diante do Guarani. A partida está marcada para este sábado (9), às 11h, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. Se vencer o Bugre, a Raposa chegará aos 41 pontos e não poderá ser mais ultrapassada pelos rivais até o fim do turno. 

Mesmo com um eventual tropeço, a Raposa pode ainda 'secar' o Vasco (vice-líder, com 31 pontos) e o Bahia (3º colocado, com 29) para fechar a próxima rodada com a liderança do turno assegurada.

Veja os cenários a seguir

 
 
 
 
Rival direto dos mineiros na briga pelo acesso à Primeira Divisão, o Bahia terá a chance de diminuir a diferença para o Cruzeiro na ponta da tabela nesta sexta-feira (8). Às 19h, o clube tricolor medirá forças com o lanterna Vila Nova-GO, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia. 
 
Um triunfo baiano contra os goianos diminuiria a diferença em relação à Raposa para seis pontos. Com isso, o time dirigido pelo treinador Enderson Moreira manteria viva a chance de uma eventual conquista simbólica do turno. 

Um empate do Bahia basta ao Cruzeiro para seguir na frente até o fim do turno.
 
No sábado (9), será a vez de o Vasco entrar em campo pela Série B. O time carioca é o principal oponente do Cruzeiro na briga pelo "título" simbólico de campeão do turno. Mas a missão não é nada fácil. 
 
O Cruz-maltino visitará o Criciúma no estádio Heriberto Hülse, na cidade de Criciúma, em Santa Catarina, às 16h30. O clube vascaíno precisa vencer seu jogo para adiar o título simbólico da Raposa. 
 

Melhor campanha do 1º turno

 

Pontuação dos líderes do 1º turno da Série B na história

 
A campanha do Cruzeiro também pode ser a melhor da história do primeiro turno da Série B de pontos corridos com 20 clubes. Em 16 rodadas, somou 38 pontos. Faltam três jogos até o fim do turno, portanto, nove pontos continuam em disputa. 
 
O recordista é o Vitória. Em 2012, o time baiano alcançou impressionantes 44 pontos no primeiro turno. É um aproveitamento de 77,1% dos pontos disputados.
 
Se mantiver o desempenho, o Cruzeiro vai superar essa marca. O time celeste conseguiu 79,16% dos pontos que disputou até aqui. Ao fim do turno, esse percentual significaria somar entre 45 e 46 pontos.

Compartilhe