2

Em Brasília, Cruzeiro pode igualar recorde do Atlético na Série B

Time celeste venceu as 11 partidas disputadas como mandantes na competição e está a uma vitória de igualar recorde de triunfos seguidos em casa

12/08/2022 04:00
compartilhe
Cruzeiro venceu as 11 partidas que disputou em casa na Série B
foto: Staff Images/Cruzeiro

Cruzeiro venceu as 11 partidas que disputou em casa na Série B

Cada vez mais perto do retorno à elite do futebol brasileiro, o líder Cruzeiro acumula marcas expressivas na Série B. E, neste sábado (13/8), contra a Chapecoense, o time celeste poderá igualar um recorde pertencente ao arquirrival Atlético na competição no formato atual (pontos corridos com 20 clubes), iniciado em 2006.

A equipe do técnico Paulo Pezzolano venceu as 11 partidas disputadas como mandante - dez no Mineirão e uma no Independência. O recorde de triunfos seguidos em casa na Série B foi registrado pelo Atlético, que em 2006 acumulou 12 jogos com aproveitamento perfeito na caminhada rumo ao título e ao retorno à Primeira Divisão.

O Cruzeiro poderá alcançar o recorde fora de Belo Horizonte. Por indisponibilidade do Mineirão, a diretoria celeste decidiu levar o jogo com a Chapecoense para o Estádio Mané Garrincha, em Brasília. As equipes se enfrentam a partir das 16h30 deste sábado, pela 24ª rodada.

Nas 11 vitórias em casa pela Série B, o Cruzeiro marcou 18 gols e levou apenas dois, com saldo positivo de 16. Na trajetória, derrotou Brusque (1 a 0), Londrina (1 a 0), Grêmio (1 a 0), Sampaio Corrêa (2 a 0), CRB (2 a 0), Ponte Preta (2 a 0), Sport (2 a 1), Vila Nova (2 a 0), Novorizontino (2 a 1), Bahia (1 a 0) e Tombense (2 a 0).

Com o aproveitamento de 100% em casa, o Cruzeiro assumiu a liderança e abriu vantagem em relação aos concorrentes. São 52 pontos ao todo (33 conquistados como mandante), nove a mais que o vice-líder Grêmio e 19 à frente do quinto colocado Londrina. O time mineiro tem 99,98% de chances de subir, de acordo com cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O Cruzeiro também tem o melhor aproveitamento como mandante da competição, com 33 pontos ganhos. O segundo colocado no quesito é o Sampaio Corrêa, com 29 pontos (nove vitórias e dois empates). Em seguida, aparece o Grêmio, com 28 (nove vitórias, um empate e uma derrota)

A equipe de Pezzolano ainda tem nove jogos na condição de mandante nesta Série B. Portanto, pode chegar a até 57 pontos (33 já conquistados mais os 24 em jogo). O recorde em casa no atual formato é dividido por Náutico (2006) e Corinthians (2008), que conseguiram 50 pontos.

O time celeste recebe Chapecoense, Náutico, Criciúma, Operário-PR, Vasco, Ituano, Guarani e CSA até o fim da competição.
Compartilhe