2

Veja cenários para Cruzeiro comemorar acesso matemático diante do Vasco

Chance de o Cruzeiro confirmar oficialmente a sua volta à Série A na 31ª rodada é de 7,6%, segundo o matemático Gilcione Nonato Costa, da UFMG

13/09/2022 05:00 / atualizado em 13/09/2022 10:54
compartilhe
Torcida do Cruzeiro já comemorou o acesso virtual à Série A do Brasileiro
foto: Thomás Santos/Cruzeiro

Torcida do Cruzeiro já comemorou o acesso virtual à Série A do Brasileiro

 
A torcida do Cruzeiro conta os dias para transformar o acesso virtual à Série A do Campeonato Brasileiro da próxima temporada em matemático. E essa espera pode acabar já diante do Vasco, no dia 21 deste mês (quarta-feira), às 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, no duelo pela 31ª rodada da Série B. No entanto, será necessário uma combinação de resultados para que isso aconteça (veja os cenários a seguir). 
 
Ao vencer o Operário por 1 a 0 no Gigante da Pampulha, na última quinta-feira (8/9), o Cruzeiro encerrou a 29ª rodada disparado na liderança da competição nacional, com 62 pontos - 11 a mais do que o vice-líder Bahia.

Como o Londrina (atual 5º colocado) também triunfou, a distância do clube mineiro para o primeiro time fora do G4 se manteve a mesma: 18 pontos. 
 
A grande novidade após o encerramento da rodada foi a derrota do Vasco (4º lugar, com 45 pontos) para o Grêmio (3º, com 50) por 2 a 1, na Arena, em Porto Alegre-RS.

Com o revés, o time carioca viu suas chances de acesso ameaçadas pelo Tubarão, que encostou de vez no G4. 
 
Faltando agora nove rodadas e 27 pontos para disputar, o Cruzeiro tem a oportunidade de abrir vantagem para os concorrentes diretos em caso de vitórias sobre CRB, no próximo sábado (17/9), às 20h30, no estádio Rei Pelé, em Maceió-AL, e Vasco. Se isso ocorrer, a Raposa terá 68 pontos (com 20 vitórias) a sete jogos do fim do campeonato.
 
Porém, será preciso mais que os triunfos para os comandados do técnico Paulo Pezzolano confirmarem o acesso matemático à Primeira Divisão na 31ª rodada. 

Cálculos para acesso do Cruzeiro na 31ª rodada

 
Ao Superesportes, o matemático Gilcione Costa, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), explicou que o clube estrelado precisa torcer por um tropeço do Vasco diante do Náutico, em São Januário, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (16/9), às 19h, pela 30ª rodada, para manter viva as chances de ascensão diante de seu torcedor no Mineirão. 
 
Nos cenários detalhados pelo professor, para que isso aconteça, o clube carioca teria que perder ou até empatar com os pernambucanos. Sendo assim, nem os resultados do Londrina nos próximos dois jogos iriam interferir na conta cruzeirense.
 

Veja os cenários e as projeções. 

 

Derrota do Vasco 

 
Em caso de revés, o time cruz-maltino ficaria com os mesmos 45 pontos, mas poderia ser ultrapassado em dois pontos pelo Londrina, que enfrenta o Tombense, no estádio Soares de Azevedo, em Muriaé, na 30ª rodada. A distância para o Cruzeiro seria de 20 pontos em 24 em disputa. 
 
Na rodada seguinte, o confronto direto no Mineirão poderia definir o acesso da equipe mineira, já que o Cruzeiro poderia chegar a 68 pontos se vencesse - 23 a mais do que o Vasco restando sete jogos. 

(Nessa combinação, o Londrina seria o 4º colocado e o Vasco o 5º).
 

Empate do Vasco

 
Se a partida contra o Náutico terminar empatada, o Vasco chegaria aos 46 pontos e ainda assim poderia ser superado em um ponto pelo Tubarão. Sendo assim, a distância para o Cruzeiro seria de 18 pontos antes do duelo no Gigante da Pampulha. 
 
O triunfo da Raposa nesta partida também selaria o acesso, já que os cariocas ficariam com 22 pontos a menos. 
 
(Nessa combinação, o Londrina seria o 4º colocado e o Vasco o 5º). 
 

Vitória do Vasco

 
Uma vitória do Vasco contra o Timbu frustraria o plano celeste, mas não impediria o acesso. Se isso ocorrer, o Cruzeiro passa a torcer por dois tropeços consecutivos do Londrina, contra Tombense e Ponte Preta. O clube paranaense poderia somar no máximo dois pontos nestas partidas.

(Nessa combinação, o Vasco seria o 4º colocado e o Londrina o 5º).
 
Ainda assim, o Cruzeiro só poderia comemorar o acesso dois dias depois do jogo contra o Vasco, pois o confronto entre Londrina e Ponte Preta será disputado na sexta-feira (23/9), às 19h, no estádio do Café, no Paraná. 

Compartilhe