2

De primeira! Cruzeiro goleia Vasco e volta à Série A nos braços da torcida

Depois de três anos na Série B, time do técnico Paulo Pezzolano vence no Mineirão e confirma retorno à elite do futebol brasileiro

21/09/2022 22:51 / atualizado em 21/09/2022 23:44
compartilhe
Edu marcou o segundo gol do Cruzeiro em vitória sobre o Vasco no Mineirão
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press

Edu marcou o segundo gol do Cruzeiro em vitória sobre o Vasco no Mineirão

Principal responsável pela existência do Cruzeiro, o torcedor pode, enfim, comemorar aliviado. Depois de enfrentar três anos caóticos, com denúncias de corrupção, brigas e disputas  internas por vaidade e poder, os cruzeirenses, que não desistiram por um momento sequer, carregaram seu clube de volta à elite do futebol brasileiro. 

Empurrado por 59.204 torcedores na noite desta quarta-feira (21), o time do técnico Paulo Pezzolano, que entrou para a história do Cruzeiro, derrotou o Vasco por 3 a 0, no Mineirão, e confirmou o acesso matemático à Série A do Campeonato Brasileiro. Filipe Machado, Edu e Luvannor marcaram os gols que colocaram fim à angústia celeste.

Com o resultado, o Cruzeiro alcançou 68 pontos e não pode mais ser superado pelo 5° colocado da Série B. A campanha impecável também entra para a história, uma vez que esse time é, desde 2006, quando o torneio passou a ser disputado por pontos corridos, aquele que garantiu o acesso com mais rodadas de antecedência - ainda restam sete.

Agora, o objetivo passa a ser o título da Segunda Divisão. De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, as chances de o Cruzeiro levantar o troféu superam 99,7%. Outro alvo é atingir pontuação recorde de uma edição da Série B - em 2008, o Corinthians fechou o torneio com 85 pontos.

Na próxima rodada, já com a vaga na Primeira Divisão assegurada, o Cruzeiro vai até Campinas, no interior de São Paulo. O adversário será a Ponte Preta, em duelo marcado para quarta-feira (28), às 19h, no estádio Moisés Lucarelli.

Festa da torcida do Cruzeiro no Mineirão diante do Vasco



Machado brilha


Ansioso pelo contexto do jogo e diante de muita festa na arquibancada, o Cruzeiro teve um início de duelo nervoso no Mineirão. Logo no primeiro minuto, Rafael Cabral precisou fazer importante defesa após Nenê tentar um gol olímpico.

Sem conseguir encaixar passes e encontrando dificuldades para furar a linha defensiva do Vasco com lançamentos, o time celeste não criou chances a partir de jogadas trabalhadas. Os cariocas, contudo, também não assustaram.

[VIDEO1]A história mudou aos 24'. Uma das marcas do Cruzeiro valente de 2022, o meio-campista Filipe Machado recuperou a posse no setor de ataque, depois de aproveitar falha de Eguinaldo, e finalizou com precisão, da entrada da área. A bola ainda desviou em Danilo Boza antes de enganar Thiago Rodrigues. 1 a 0.

O jogo seguiu muito estudado, sem grandes oportunidades claras de gol. Mantendo seu estilo, o Cruzeiro foi dono da posse de bola (59%), mas pouco efetivo. Aos 39', Bruno Rodrigues cobrou falta com perfeição. A bola explodiu no travessão, no ângulo esquerdo do goleiro vascaíno. 

Edu marca, Luva amplia, e Mineirão enlouquece


Alguns minutos após o Cruzeiro voltar do intervalo, o técnico Paulo Pezzolano promoveu substituições decisivas no time. A jogada para o segundo gol, que enlouqueceu o Mineirão, começou com Wesley Gasolina. O lateral deu lançamento perfeito para Bruno Rodrigues, que infiltrou na área e serviu Edu. Aos 14', o atacante só teve o trabalho de estufar a rede. 2 a 0.

Com o placar ampliado, bastava ao Cruzeiro controlar a partida. Como de costume desde a chegada de Pezzolano, contudo, os donos da casa não optaram por essa estratégia. Dominante, o time celeste partiu para cima e voltou a balançar a rede de Thiago Rodrigues.

Insistente pela esquerda, Marquinhos Cipriano serviu Luvannor na entrada da pequena área, aos 40'. O atacante contou com um desvio no defensor do Vasco e antes de ver a bola entrar. 3 a 0. O apito final, depois de três anos de muito sofrimento, deu o alívio que o torcedor tanto esperava. O Cruzeiro está de volta ao seu lugar. 

Cruzeiro x Vasco: veja fotos do jogo no Mineirão

 

CRUZEIRO 3X0 VASCO


Cruzeiro

Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Oliveira e Eduardo Brock; Stênio (Wesley Gasolina), Filipe Machado, Neto Moura (Willian Oliveira) e Kaiki (Marquinhos Cipriano); Lincoln (Daniel Jr), Bruno Rodrigues e Edu (Luvannor). Técnico: Paulo Pezzolano

Vasco

Thiago Rodrigues; Leo Matos (Gabriel Pec), Danilo Boza, Anderson Conceição e Paulo Victor; Yuri Lara, Andrey Santos, Nenê (Alex Teixeira) e Marlon Gomes; Eguinaldo e Raniel (Figueiredo). Técnico: Jorginho

Gols: Filipe Machado, aos 23'1°T; Edu, aos 14'2°T, Luvannor, aos 40'2°T
Cartões amarelos: Paulo Victor (Vasco); Stênio (Cruzeiro)

Público: 59.204
Renda: R$ 2.974.486,00

Motivo: 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 21 de setembro de 2022 (quarta-feira), às 21h
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA/SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (FIFA/SP)

Compartilhe