2

Cruzeiro conquista acesso mais rápido da história da Série B

Raposa venceu o Vasco por 3 a 0 nesta quarta-feira, no Mineirão, e garantiu a ida à Série A com oito rodadas de antecedência

21/09/2022 23:00 / atualizado em 21/09/2022 23:20
compartilhe
Cruzeiro conquistou o acesso à Série A nesta quarta-feira, na 31ª rodada da Série B
foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA.Press

Cruzeiro conquistou o acesso à Série A nesta quarta-feira, na 31ª rodada da Série B


O Cruzeiro conquistou o acesso mais rápido da história na Série B do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (21/9). Ao vencer o Vasco por 3 a 0 no Mineirão, pela 31ª rodada, o clube celeste garantiu matematicamente a ida à Série A faltando sete jogos para o fim da competição.
 


Apesar de permanecer na Segunda Divisão por três temporadas, a Raposa foi muito superior aos adversários em 2022, chegou aos 68 pontos e não pode mais ser ultrapassado pelo quinto colocado. São 20 vitórias, oito empates e apenas três derrotas. 
 
O recorde pertencia ao Corinthians, que garantiu o acesso à Série A, em 2008, com seis rodadas de antecedência do fim da Segunda Divisão. Os paulistas, então comandados por Mano Menezes, voltaram à elite ao derrotar o Ceará por 2 a 0 pela 32ª rodada.
 
O Cruzeiro ainda terá pela frente sete jogos para fechar sua participação na Série B. O time de Paulo Pezzolano enfrentará, na sequência, Ponte Preta (fora), Ituano (casa), Sport (fora), Vila Nova (fora), Guarani (casa), Novorizontino (fora) e CSA (casa). 

Ronaldo saudado pela torcida do Cruzeiro no Mineirão


Título antecipado? 

 
Outro recorde do Cruzeiro poderá ser o do título antecipado. Em 2008, o Corinthians garantiu o troféu ao derrotar o Criciúma por 2 a 0, pela 34ª rodada. Em 2022, a Raposa tem chances de ser campeã antes disso ou de igualar a marca do clube paulista.
 

Melhor campanha da Série B?

 
Além do acesso mais rápido de uma edição da Série B, o Cruzeiro luta para ter a melhor campanha da competição desde 2006. O trabalho para alcançar esse feito, contudo, será grande. 
 
O Corinthians de 2008 lidera esse ranking. Naquele ano, a equipe paulista teve desempenho de 74,5% e conquistou 85 dos 114 pontos possíveis. Foram 25 vitórias, 10 empates e apenas três derrotas. 
 
Para superar os números do Timão, o Cruzeiro precisaria de 18 pontos em 21 possíveis - ou seja, seis vitórias até o fim da competição. Logo, o time celeste poderia perder apenas mais uma partida nesta reta final e triunfar em todas as outras.

Compartilhe