2

Saudação viking: a festa da torcida do Cruzeiro que se espalhou pelo Brasil

Celebração, utilizada pela primeira vez pelos jogadores do time de 2018, se transformou num símbolo da proximidade entre atletas e torcedores na Série B de 2022

22/09/2022 15:00 / atualizado em 22/09/2022 15:07
compartilhe
Saudação viking começou a ser usada pela torcida do Cruzeiro na Série B ainda na 6ª rodada
foto: Staff Images/Cruzeiro

Saudação viking começou a ser usada pela torcida do Cruzeiro na Série B ainda na 6ª rodada

É inegável que os torcedores do Cruzeiro tiveram papel fundamental para que o clube conseguisse o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro após três anos na Segunda Divisão. Dentre as muitas comemorações após as partidas, uma foi a marca da sintonia entre time e torcida na campanha deste ano: a saudação viking. 
 
A celebração, utilizada pela primeira vez pelos atletas durante a Copa do Brasil de 2018, se transformou num símbolo da proximidade entre jogadores e torcedores em 2022. Ao fim de cada um dos jogos, em casa ou fora, o ritmo das palmas indicava a trajetória vencedora de um elenco sem grandes estrelas, mas, sobretudo, corajoso. 
 
O ritual que tomou conta das arquibancadas de vários estádios do Brasil foi adotado pelo Cruzeiro após a Copa do Mundo da Rússia. Considerada por muitos a seleção mais carismática do Mundial, a Islândia serviu de inspiração para a Raposa. Após as partidas, os jogadores islandeses saudavam a torcida com palmas sincronizadas.  
 
Chamado de "haka dos vikings", a celebração é inspirada em uma dança Maori usada normalmente antes dos jogos de rugby na Nova Zelândia para intimidar os adversários. No entanto, o gesto foi utilizado no sentido de demonstrar admiração por alguém. 
 

Todos os jogos do Cruzeiro na Série B do Brasileiro de 2022

 
A cantoria começa calma e vai ganhando força conforme avança. No ritmo, os adeptos gritam "uh" ao mesmo tempo que batem palmas.
 

Saudação viking na Série B

 
Após anos traumáticos desde o rebaixamento à Série B do Brasileiro, em 2019, os torcedores resgataram o 'orgulho' de ser cruzeirense e o personificaram na saudação viking. A comemoração foi feita em 24 dos 31 jogos da Raposa na competição nacional. 
 
A primeira vez que a torcida do Cruzeiro celebrou ao estilo viking neste ano foi em 8 de maio, após a vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 6ª rodada. 
 
Desde então, a festa com os torcedores foi repetida em todos os jogos da Raposa na Segundona, dentro e fora de casa. Veja as fotos desses momentos na galeria abaixo. 
 

Saudação viking: a festa do Cruzeiro pelos estádios do Brasil


 

Ronaldo também fez parte da festa viking 

 
comemoração cativou até Ronaldo Fenômeno, dono de 90% das ações da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro. O empresário esteve presente no Mineirão na goleada por 3 a 0 sobre o Vasco, nessa quarta-feira (21/9), pela 31ª rodada da Série B, e participou da festa junto dos torcedores. 
 
 
Após a partida, o gestor exaltou a atmosfera do Gigante da Pampulha: 59.204 torcedores foram ao estádio e garantiram, assim, o melhor público do Cruzeiro nesta edição da Segunda Divisão.
 
"Noite maravilhosa, diga-se de passagem. A gente trabalhou muito, trabalhamos demais para conseguir isso. Talvez conseguimos antes do que planejávamos. Mas a gente só pensou nisso o tempo todo. E pensamos em melhorar a cada dia. A equipe foi crescendo desde o Campeonato Mineiro até hoje. Uma equipe muito sólida. Os jogadores estão de parabéns, comissão técnica de parabéns. Mas, principalmente, o nosso torcedor, que apoiou a gente desde o início. Talvez, com algumas dúvidas", disse.

Compartilhe