2

Projeto digital do Cruzeiro lançado por Ronaldo terá início nesta quarta

De acordo com o Cruzeiro, a grande meta do Big Blue é construir o maior banco de dados de torcedores do mundo; evento terá participação de mais de 70 convidados

16/11/2022 11:05
compartilhe
Gabriel Lima e Ronaldo participaram do lançamento do projeto Big Blue, no mês passado
foto: Reproduação

Gabriel Lima e Ronaldo participaram do lançamento do projeto Big Blue, no mês passado

O projeto digital lançado por Ronaldo Fenômeno, sócio majoritário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, terá início nesta quarta-feira, às 18h. O evento, que tem como principal função aproximar ainda mais o torcedor do clube, será realizado nos dias 16, 17 e 18 deste mês e terá participação de mais de 70 convidados, entre ídolos da Raposa, executivos, jogadores e jornalistas.
 
A participação é gratuita e 100% digital. De acordo com o Cruzeiro, uma das grandes metas é construir o maior banco de dados de torcedores do mundo. Com essas informações, o clube poderá se aproximar ainda mais do cruzeirense, além de gerar recursos de diversas formas.
 
"Existe um potencial enorme de crescimento do futebol brasileiro no mundo online e o Cruzeiro sai à frente. Somos 9 milhões de torcedores espalhados pelo mundo e vamos desenvolver um novo conceito de se relacionar com esses fãs, através do digital", explicou Ronaldo durante o lançamento do projeto, em 25 de outubro.
 
 

Metaverso

 
O evento Cruzeiro Big Blue será ambientado no "Planeta Big Blue", um cenário extraterrestre que traz alguns elementos bastante emblemáticos do time - desde a mascote Raposa à coleção de troféus conquistados ao longo da vida do clube.
 
São quatro tecnologias de ponta, usadas nos maiores estúdios de cinema do mundo. O Pixotope é a mesma ferramenta de broadcast usada no final do Superbowl e na Fórmula 1. Dois tipos de câmera track mais usados por Hollywood, a NCAM e a RedSpy, também foram empregados no projeto. 
 
Toda essa estrutura funciona baseada em Unreal Engine, que é a maior plataforma de criação de games AAA do mundo (Fortnite, Gears of War, Final Fantasy, Kingdom Hearts, Batman: Arkham City, entre muitos outros). A iluminação é feita em Led RGB da APERTURE que, ligada ao PIXOTOPE, possibilita integrar a iluminação virtual ao mundo real, integrando nossos convidados ao planeta Big Blue. 
 
Já na parte de geração e análise de dados dos torcedores, a plataforma da Transformação Digital é capaz de integrar informações e hábitos de navegação, fazendo com que o time conheça seu público mais a fundo e de uma maneira individual.
 

Programação

 
O conteúdo é composto por 15 painéis. São conversas descontraídas, mas sem perder a profundidade e seriedade dos temas. A transmissão acontecerá em um ambiente digital e interativo, responsivo também a plataformas móveis. Entre os mais de 70 convidados como speakers, teremos nomes da mídia, profissionais e jogadores do time, sócios, torcedores, artistas, parceiros comerciais e patrocinadores que vestem a camisa do Cruzeiro.
 
Apesar de a transmissão acontecer em horário pré-determinado, o conteúdo continuará disponível sob demanda até o dia 27 de novembro. Dessa forma, o público terá maior flexibilidade para assistir ao evento. Os painéis trarão aquilo que o torcedor não vê na cobertura tradicional da mídia e nas comunicações anteriores do clube. 
 
Serão temas sobre o Cruzeiro abordados por pessoas que vivem o dia a dia do time, debatendo assuntos atuais, que vão desde o escritório até os gramados, com temas voltados para gestão, business, marketing, tecnologia e, claro, futebol.
 

Grade de conteúdos

 

16/11 (quarta-feira):

 
18h: Abertura Big Blue
Convidados: Ronaldo Nazário, sócio majoritário da SAF do Cruzeiro
Guilherme Benchimol, fundador e pres. executivo do Conselho de Administração da
XP Inc.
Fernando Musa, Fundador da David e CEO da Ogilvy Brasil
João Adibe, Presidente e CEO do Grupo CIMED
Samuel Rosa, músico e torcedor fanático do Cruzeiro
Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro (mediador)
 
18h45: Esportes Eletrônicos: Cruzeiro e os games
Convidados: Ronaldo, sócio majoritário da SAF do Cruzeiro
Fred Tannure, Diretor de Marketing da 00Nation
Felipe Ribbe, cofundador da Socios.com
Ninext, gamer e streamer
Gaulês, streamer e youtuber
Nicolle Merhy, gamer e streamer (mediador)
 
19h30: Negócios no Futebol/modelo SAF: o futuro da gestão no futebol brasileiro?
Convidados: Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro
Pedro Martins, Diretor Executivo de Futebol
Pedro Mesquita, Head of Investment Banking, XP Inc
Alexandre Cobra, Secretário-geral do Cruzeiro
Raphael Vianna, Diretor Financeiro do Cruzeiro
Erich Betting, jornalista, fundador da Máquina do Esporte (mediador)
 
20h: Grandes jogos e boas histórias - grandes ídolos cruzeirenses
Convidados: Dirceu Lopes, ídolo do Cruzeiro
Marcelo Ramos, ídolo do Cruzeiro
Palhinha, ídolo do Cruzeiro
Fabrício, ídolo do Cruzeiro
Ari Aguiar, jornalista (mediador)
 

17/11 (quinta-feira):

 
18h: Retorno à Série A: do rebaixamento à elite
Convidados: Paulo André - Direção de Futebol Cruzeiro e Valladolid
Paulo Pezzolano, técnico do Cruzeiro
Eduardo Brock, Capitão e jogador do Cruzeiro
Enrico Ambrogini, Chief Operating Officer do Cruzeiro
André Salles, editor-chefe do programa "Os Donos da Bola", da Band (mediador)
 
18h30: Base Forte: a nova geração da Raposa
Convidados: Roberto Braga, Diretor executivo categorias de base do Cruzeiro
Fernando Seabra, Treinador do Sub-20 do Cruzeiro
Wendel, técnico do Sub-14
Stênio Zanetti, jogador do Cruzeiro
Pollyanna Andrade, voz do Mineirão (mediadora)
 
19h: O Cruzeiro e as Redes Sociais
Convidados:
Rafael Cabral, jogador do Cruzeiro
Jully Molina, Youtuber
Edu, jogador do Cruzeiro
Bia Arantes, atriz
Bárbara Passos, influencer e streamer
Hugão, apresentador (mediador)
 
20h: Copa do Mundo: Seleção Cruzeiro
Convidados: Piazza, ídolo do Cruzeiro
Careca, ídolo do Cruzeiro
Ricardinho, ídolo do Cruzeiro
Gilberto, ídolo do Cruzeiro
Fernando Fernandes, jornalista e apresentador da Band/mediador
 
21h: Marketing e Comunicação: Como o Cruzeiro está se preparando para o futuro
Convidados: Victor Rios, diretor de Comunicação do Cruzeiro
Lenin Franco, diretor de Marketing do Cruzeiro
André Araújo, head de Marketing + Digital do Cruzeiro
Andre Monnerat, diretor de Negócios da FENG
Otávio Pereira, co-CEO ODDZ Network
Eduardo Baraldi, co-CEO ODDZ Network (mediador)
 

18/11 (sexta-feira):

 
18h: As Cabulosas: o avanço do futebol feminino
Convidados: Kin Saito, diretora de futebol feminino do Cruzeiro
Rita Bove, jogadora do Cruzeiro
Ana Luiza, jogadora do Cruzeiro
Carina Pereira, jornalista (mediadora)
 
18h30: Que jogo foi esse? História de grandes partidas
Convidados: Nonato, ídolo do Cruzeiro
Alberto Rodrigues, narrador da rádio Itatiaia
Fernanda Hermsdorff, influencer e representante do Cruzeiro no Ge.Globo
Valdir Virjão, Influencer e criador do canal Cruzoeiro
Rafael Cabral, jogador do Cruzeiro
Thiago Valu, jornalista e repórter da Band (mediador)
 
19h30: Inovação na Indústria do Futebol
Convidados: André Bolonhini, sócio da Bain & Company
Cláudio Macedo, CEO da W/Torre
Denis Caldeira, ex-Google, ex-Facebook, Diretor de Tecnologia da Trademark
Ricardo Dias, cofundador da Adventures
Nicola Calicchio, investidor e empreendedor
Igor Lopes, jornalista (mediador)
 
20h: Grandes Marcas/Marketing pós-pandemia
Convidados: Fred Luz, managing director da Alvarez & Marçal
Rafael Pulcinelli, gerente corporativo de marketing da Ambev
Robson Harada, CMGO do Mercado Bitcoin
Rafael Ugo, CMO da Volvo Cars Brasil
Patrícia Lopes, head de operações B2B e lojas parceiras/Netshoes Cruzeiro
Rene Salviano, CEO da Heatmap Sports Marketing (mediador)
 
20h30: Legado Cruzeiro: paixão de pai para filho
Convidados:
Samuel e Juliano Rosa, pai e filho Cruzeirenses roxos
Samuel Venâncio, setorista do Cruzeiro (mediador)

Compartilhe