2

Cruzeiro aprofunda reestruturação e faz novas demissões na base

Claudiomir Rates, que trabalhou como supervisor de futebol do profissional em 2020 e 2021, está na lista de desligamentos feitos pelo Cruzeiro nesta semana

09/12/2022 06:00 / atualizado em 08/12/2022 17:35
compartilhe
Claudiomir Rates deixou o Cruzeiro depois de 16 anos
foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Claudiomir Rates deixou o Cruzeiro depois de 16 anos

O Cruzeiro realizou, nos últimos dias, mais uma série de demissões nas categorias de base. O Superesportes apurou que pelo menos cinco profissionais, de diferentes áreas, foram informados que não permanecerão para a temporada de 2023.

Entre as pessoas que deixaram o clube, a que mais chama atenção é Claudiomir Rates, supervisor de futebol da categoria sub-20. Em 2020, ele chegou a ser promovido para exercer a função na equipe profissional da Raposa. 

"Realmente fui desligado na segunda-feira passada (5). A gente vê muitas mudanças, principalmente com as pessoas que têm muito tempo de casa, mas comigo era diferente. Inclusive, recebia demandas do Paulo André que nem eram exatamente da minha função", disse Claudiomir à reportagem.

"Sinceramente, eu não entendi muito. O Pedro Martins (executivo de futebol) me chamou, fez muitos elogios ao meu trabalho, mas no fim da reunião me comunicou do desligamento dizendo que o clube quer um perfil de supervisor mais novo e com salário menor que o meu", completou.

Claudiomir completou, em outubro, 16 anos de trabalhos prestados ao Cruzeiro. Ele chegou ao clube em 2006. Neste ano, o supervisor recebeu uma consulta para trabalhar nas categorias de base do Santos, mas optou por permanecer na Toca da Raposa.  

Além de Claudiomir, deixaram o clube celeste pelo menos uma psicóloga, um fisiologista e três integrantes de comissões técnicas. A reportagem pediu ao Cruzeiro um posicionamento sobre a reestruturação e a quantidade exata de profissionais demitidos, mas não obteve resposta.

Novos comandos


Também nesta semana, a Raposa anunciou novos treinadores para suas equipes de base. Ex-Atlético, o técnico Fernando Oliveira foi contratado para assumir o time sub-17 do Cruzeiro. 

Então treinador da categoria, Eduardo Guadagnucci, que havia sido contratado no início da gestão Ronaldo no Cruzeiro, foi 'rebaixado' para o sub-15. O ex-jogador Wendel, que comandava o time, virou auxiliar-técnico.

Compartilhe