Desejo do técnico Paulo Pezzolano para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro, o volante Agustín Almendra poderá assinar um pré-contrato com o Cruzeiro já neste domingo (1º/1). O jogador de 23 anos está em litígio com o Boca Juniors e não faz parte dos planos do time argentino para a próxima temporada.
Almendra tem vínculo com o clube xeneize até 30 de junho de 2023. Dessa forma, ele já estará apto para assinar um pré-acordo com qualquer equipe e deixar o Boca Juniors de graça após o período de contrato. E é isso que deve acontecer.
A 'briga' do jovem volante com os argentinos começou no início do ano. Titular absoluto do time na temporada 2021, ele fez 33 partidas, marcou quatro gols e deu duas assistências. Até que, em 2022, perdeu espaço no elenco - o que ocasionou uma briga com o técnico Sebastian Battaglia.
Insatisfeito com a reserva, reclamou com o treinador e foi afastado de vez. Pediu desculpas, mas não deu certo. Mesmo com a mudança de treinador (Hugo Ibarra assumiu o cargo), continuou longe dos jogos. Em 2022, entrou em campo apenas duas vezes.
Almendra se reapresentou ao Boca Juniors no início de dezembro, logo após a volta das férias. No entanto, ele tem treinado à parte dos demais companheiros no CT do clube argentino.
Ao todo, Agustín soma 69 jogos pelo Boca, seis gols e quatro assistências. Ele também faturou cinco títulos (dois Campeonatos Argentinos, uma Copa Argentina, uma Supercopa Argentina e uma Copa da Liga Argentina) com a camisa xeneiza.
Concorrência no Cruzeiro
O volante chegará ao Cruzeiro para reforçar um setor que foi bastante encorpado no fim do ano. Além de Neto Moura e Filipe Machado - dupla que ganhou a confiança de Pezzolano na campanha vitoriosa da Série B de 2022 -, o clube mineiro anunciou as contratações de Ramiro, ex-Corinthians, e Wallisson, ex-Ponte Preta.
Outro jogador que corre por fora na disputa por uma vaga é Pedro Castro. Porém, o volante tem destino incerto na Raposa.
É válido lembrar que, caso acerte com o Cruzeiro, Almendra só estaria disponível após o dia 30 de junho.