2

Ídolo do Cruzeiro, Nelinho agradece assistência de Dinamite e lembra 1974

Roberto Dinamite foi campeão brasileiro com o Vasco sobre o Cruzeiro, de Nelinho, em 74 e deu passe para golaço do lateral-direito na Copa do Mundo de 1978

08/01/2023 18:16 / atualizado em 08/01/2023 18:52
compartilhe
Foto da seleção com Nelinho (primeiro em pé, da esquerda para direita) e Roberto Dinamite (penúltimo agachado, no mesmo sentido) antes de partida contra a Itália na Copa de 1978
foto: Reprodução/Twitter FIFA World Cup

Foto da seleção com Nelinho (primeiro em pé, da esquerda para direita) e Roberto Dinamite (penúltimo agachado, no mesmo sentido) antes de partida contra a Itália na Copa de 1978

Ídolo do Cruzeiro com 411 jogos disputados, 105 gols e títulos conquitados, o ex-jogador Nelinho lamentou a morte do amigo Roberto Dinamite, neste domingo (8), aos 68 anos em decorrência de um câncer no intestino. O ex-lateral-direito cruzeirense conversou com o Superesportes sobre a relação que tinha com Roberto, maior ídolo do Vasco da Gama, e também sobre dois momentos marcantes que compartilhou com o ex-atacante: o vice-campeonato brasileiro de 1974 e a Copa do Mundo de 1978.

Final de 1974


Fotos da final do Brasileiro de 1974



"A lembrança nossa, do Cruzeiro, é do fato do árbitro ter anulado o gol em cima da hora. Além de que a decisão seria no Mineirão e mandaram para o Rio, ficamos transtornados com o acontecido. Mas eu lembro do Roberto muito mais na Copa do Mundo mesmo, ali vivemos o cotidiano", afirmou Nelinho sobre aquela decisão contra o Vasco, de Roberto Dinamite.

Em 1974, o Vasco, liderado por Dinamite, foi campeão brasileiro ao vencer o Cruzeiro por 2 a 1, em jogo único disputado no Maracanã, no Rio de Janeiro, com mando vascaíno. A decisão, contudo, é cercada de polêmicas: primeiro, porque a partida deveria ser na casa cruzeirense, no Mineirão, em Belo Horizonte, já que a Raposa teve melhor campanha.

O Vasco entrou com uma representação na Justiça Desportiva exigindo a inversão do mando na final única, alegando falta de segurança à equipe de arbitragem na partida no Mineirão. Por fim, o Cruzeiro fez um acordo com o Vasco, e a final foi para o Rio.

O time da casa abriu o placar aos 14 minutos do primeiro tempo com Ademir, após aproveitar bate-rebate na área depois de um chute do lateral-direito Fidélis. O Cruzeiro empatou na etapa complementar, aos 19 minutos, com gol do próprio Nelinho após chute da esquina da área depois de passe do meia Eduardo Amorim.

Os mandantes voltaram a liderar aos 33 minutos, com gol do atacante Jorginho Carvoeiro. Ele recebeu lançamento do meio Alcir, venceu dividida com o goleiro Vitor e finalizou com o gol vazio, dentro da área celeste.

O Cruzeiro empatou próximo ao fim do jogo, com gol de cabeça do volante Zé Carlos, mas o árbitro Armando Marques, anulou o lance que, aparentemente, não teve irregularidades - em entrevista ao Superesportes, em 2012, o árbitro não explicou a decisão.

Roberto Dinamite foi o artilheiro daquela edição do Brasileirão, com 16 gols, e despontava como novo craque do futebol brasileiro. A boa sequência no Vasco rendeu ao atacante a convocação para a Copa do Mundo de 1978, na Argentina, próxima história envolvendo os ídolos vascaíno e cruzeirense.

Assistência para gol histórico




"Lembro dele especialmente no jogo contra a Áustria, em que ele salvou a gente, e depois porque ele que deu a assistência do gol contra a Itália, aquele golaço. Eu sempre brincava com ele que o chute foi devido ao passe, agradecia a ele toda vez que o encontrava", disse Nelinho sobre Roberto Dinamite e a Copa de 78.

Destaques em Vasco e Cruzeiro, Roberto Dinamite e Nelinho foram convocados para o Mundial de 78. Ali, os ex-jogadores estreitaram os laços e se tornaram amigos.

O atacante foi o destaque da Seleção Brasileira naquela edição do Mundial e marcou três gols. O Brasil flertou com a eliminação na fase de grupos após dois empates, contra Suécia e Espanha, mas avançou após bater a Áustria por 1 a 0, com gol decisivo de Dinamite após passe do atacante Gil.

A outra história envolvendo Nelinho e Dinamite aconteceu na decisão do terceiro lugar. O Brasil venceu a Itália por 2 a 1, e Nelinho fez um golaço após acertar um chute de fora da área, próximo à linha de fundo. Dinamite foi quem deu o passe para o gol do lateral-direito, tido pela Fifa como um dos mais bonitos da história das Copas do Mundo.

"Pessoa maravilhosa"


Roberto Dinamite foi homenageado e recebeu o titulo de grande benemerito do Vasco em abril de 2022
foto: Daniel Ramalho/Vasco

Roberto Dinamite foi homenageado e recebeu o titulo de grande benemerito do Vasco em abril de 2022

"Infelizmente, a gente estava torcendo e rezando para não acontecer, mas devido ao problema da doença era algo que poderia acontecer, mas estávamos na torcida. É lamentar muito, é um cara que eu convivi com ele na Seleção Brasileira, e no Rio de Janeiro eu o encontrava. Sempre foi uma pessoa maravilhosa, além de um craque", lamentou Nelinho.

Dinamite lutava contra um câncer no intestino desde o fim de 2021. Ele teve uma piora no quadro e foi internado nesse sábado (7) no hospital da Unimed, no Rio de Janeiro. Ele será velado nesta segunda-feira (9) no Rio de Janeiro, em São Januário, estádio do Vasco.

Foram 708 gols de Roberto em 1110 jogos pelo clube carioca - ele também defendeu Barcelona, da Espanha, Portuguesa e Campo Grande. O atacante se consolidou como maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, com 190 gols. 

Top 10 maiores artilheiros do Campeonato Brasileiro



Com a camisa cruz-maltina, Roberto Dinamite conquistou um Campeonato Brasileiro (1974) e cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992). Dinamite também foi convocado para a Copa do Mundo de 1982, na Espanha.

Compartilhe