2

Cruzeiro terá que superar solidez defensiva do América para avançar à final

Clube celeste terá que vencer o duelo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro por no mínimo três gols de diferença para avançar à decisão

17/03/2023 06:00 / atualizado em 17/03/2023 12:35
compartilhe
Cruzeiro e América se enfrentarão neste domingo (19) em um duelo de opostos
foto: Montagem de fotos de Gustavo Aleixo/Cruzeiro e Mourão Panda/América

Cruzeiro e América se enfrentarão neste domingo (19) em um duelo de opostos

 
O Cruzeiro terá uma dura missão contra o América neste domingo (19), às 18h, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pelo confronto de volta da semifinal do Campeonato Mineiro. Para avançar à decisão, o time celeste precisará superar uma das melhor defesa do torneio e vencer por três gols de diferença, já que foi derrotado por 2 a 0 no duelo de ida, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. 



Invicto na competição estadual, o rival americano sofreu apenas seis gols nos nove jogos que disputou até o momento - mesmo número do Atlético. Em nenhum deles, a equipe americana foi vazada em mais de uma oportunidade. 

A solidez defensiva do adversário cruzeirense já persiste há mais tempo. A última vez que o time comandado pelo técnico Vagner Mancini sofreu três gols no mesmo jogo foi em 17 de julho do ano passado. 

Na ocasião, o América foi derrotado por 3 a 0 pelo Red Bull Bragantino, no Horto, pela 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Desde então, entrou em campo em 34 ocasiões.
 
Por sua vez, o Cruzeiro só conseguiu vencer por três ou mais gols uma única vez neste Mineiro. Com gols de Gilberto (três) e Mateus Vital (um), a Raposa goleou o Villa Nova por 4 a 0, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pela 6ª rodada da primeira fase.

No duelo deste domingo (19), o Cruzeiro enfrentará cinco jogadores que foram titulares no último clássico e que participaram da derrota americana para o RB Bragantino. São eles: o goleiro Matheus Cavichioli, os meio-campistas Juninho, Benitez e Alê, além dos atacantes Felipe Azevedo e Matheusinho. 

É possível virar?


Desde 2004, quando o Mineiro passou a contar com fase classificatória seguida de mata-matas, nenhum time inverteu vantagem de pelo menos dois gols colocada num primeiro jogo de semifinal. 

Foram 13 ocasiões em que uma equipe teve pelo menos dois gols à frente no jogo de ida. Em todas elas, o time avançou à final do Estadual.

A primeira ocorreu no ano de 2004. O Atlético venceu a Caldense por 3 a 0 no jogo de ida e, na volta, bateu a Veterana novamente, agora por 3 a 1, para chegar à final. Naquele ano, contudo, o Galo foi vice-campeão mineiro, ao perder para o Cruzeiro na decisão.

Em 2022, o Cruzeiro viveu a situação inversa à atual, ao colocar a vantagem de pelo menos dois gols de frente na semifinal. 

A Raposa bateu o Athletic por 2 a 0 na ida e, na volta, fez 2 a 1 para chegar à final. O time cruzeirense foi vice-campeão, ao ser derrotado pelo Atlético na decisão do ano passado.

Compartilhe