2

Cruzeiro: comparado a Pelé, Pepa teve uma carreira curta como jogador

Novo técnico da Raposa chegou a ser comparado a lendas, como Eusébio e o Rei do Futebol, mas acumulou lesões enquanto atleta e se aposentou aos 26 anos

21/03/2023 05:00 / atualizado em 21/03/2023 16:24
compartilhe
Enquanto jogador, Pepa foi apontado por muitos como uma das maiores promessas de Portugal
foto: Reprodução Diário de Notícias

Enquanto jogador, Pepa foi apontado por muitos como uma das maiores promessas de Portugal


Novo treinador do Cruzeiro, Pepa foi comparado a gênios do futebol, como Eusébio e Pelé, no início da sua carreira como jogador, porém teve uma trajetória curta. O ex-atacante era um dos destaques da base do Benfica e conquistou um título europeu pelo time sub-18 de Portugal, mas não se destacou entre os profissionais e se aposentou aos 26 anos devido às lesões.



Anunciado como novo treinador do Cruzeiro nessa segunda-feira (20/3), Pepa revelou, em entrevista ao portal português Mais Futebol, em 2014, que se deslumbrou após certas comparações no início da sua carreira como jogador. 

"Eu era o melhor marcador da base [do Benfica] e começaram a surgir comparações. Cheguei a ler num jornal que um gol daqueles só estava ao alcance de jogadores como o Eusébio ou o Pelé. Se eu não tivesse feito aquele gol...", afirmou Pepa, relembrando o gol que marcou logo na sua estreia, que acarretou uma série de elogios.

Mesmo com o início promissor, ainda em 1999, o atual treinador do Cruzeiro não se firmou nos profissionais por questões extracampo e passou por algumas equipes mais modestas, como Lierse, da Bélgica, e Varzim, Paços de Ferreira e Olhanense, todos de Portugal.  

"Eu andei um ou dois anos deslumbrado, pensando que era eu e mais dez. Confesso que cometi alguns excessos. A ideia que as pessoas tinham de mim era a de um jogador que gastava na noite o que ganhava. Mas sinto que fui de castigo para a Bélgica. Não me parece que essa seja a melhor forma de se acompanhar um jovem", reclamou o ex-atacante.

E foi justamente na Bélgica, onde atuou entre 2000 e 2001, que Pepa começou a ter uma série de lesões, as quais acarretaram o fim precoce da sua carreira. O atual comandante da Raposa foi submetido a quatro cirurgias no joelho esquerdo e acabou se aposentando aos 26 anos, em 2007.

"Acabei a temporada [de 2002, no Varzim] com anti-inflamatórios dia sim, dia não. Depois, parti o braço, tive um tumor no pé e depois ainda parti o pé. Tive de abdicar de um sonho, pois não dava mais. Ainda hoje, quando jogo futsal, tenho dores horríveis e o joelho fica logo inchado", relatou Pepa.

Nascido em 14 de dezembro de 1980, em Torres Novas-POR, o novo treinador do Cruzeiro passou por Sacavenense, Odivelas e Taboeira, trabalhando nas categorias de base. Depois, foi auxiliar técnico do Tondela e de equipes da categoria de base do Benfica. Pepa também dirigiu Sanjoanense, Feirense, Moreirense, Tondela, Paços de Ferreira, Vitória de Guimarães e Al-Tai, da Arábia Saudita.


Compartilhe