Beira-Rio está na lista dos estádios brasileiros a serem inspecionados
Dirigentes da Conmebol iniciam nesta segunda-feira uma série de visitas a estádios no Brasil como parte do processo de escolha das sedes das finais da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana de 2021, 2022 e 2023. Os delegados da entidade vão inspecionar, até esta sexta, Mané Garrincha (Brasília), Arena Castelão (Fortaleza), Beira-Rio (Porto Alegre), Arena Pernambuco (Recife) e Morumbi (São Paulo). Somente o estádio do São Paulo não foi utilizado na Copa do Mundo de 2014.
A final da última edição da Libertadores, vencida pelo Palmeiras diante do Santos, foi realizada em jogo único no Maracanã. A partida teve cerca de cinco mil pessoas no estádio do Rio de Janeiro e foram registradas aglomerações e quebras de protocolos nas arquibancadas. A Polícia Militar chegou a prender 10 pessoas com credenciais falsas - não houve venda de ingressos para a partida.
Na visita dos delegados da Conmebol ao Brasil, serão analisados aspectos como infraestrutura e logística, campos de treinamento, rede hoteleira, aeroportos e pontos de acolhimento de torcedores. O processo seletivo começou com a inscrição de cada estádio, passando por um workshop no qual a Conmebol apresentou conceitos e requisitos necessários para cada arena.
A final da Libertadores da temporada de 2021 está marcada para 20 de novembro. A decisão da Copa Sul-Americana será no dia 6 do mesmo mês.
A Fonte Nova, em Salvador, é candidata às finais da Copa Sul-Americana de 2022 e 2023 e, por isso, não deve receber a visita dos fiscais da Conmebol agora. A arena atualmente tem sido palco de jogos do Campeonato Brasileiro, mas foi adaptado para também servir como posto de vacinação contra a covid-19 e não está descartada a possibilidade de o hospital de campanha para infectados pelo novo coronavírus ser reaberto no local. Devido à pandemia, com limitações de deslocamento e datas, os trabalhos de inspeção e avaliação da Conmebol vão ficar restritos aos estádios candidatos às finais deste ano.
Na semana passada, a Conmebol concluiu a vistoria de sete estádios argentinos indicados para receber as finais da Libertadores e Sul-Americana das próximas três temporadas. Os dirigentes analisaram as condições dos estádios Libertadores de América (Independiente), El Cilindro (Racing), La Bombonera (Boca Juniors), Monumental de Nuñez (River Plate), Nuevo Gasómetro (San Lorenzo), Mario Alberto Kempes (Córdoba) e Unique (Santiago del Estero).
Depois de passar pelo Brasil, os inspetores vão para o Equador, em data a ser confirmada. O país é candidato a receber as finais da Libertadores de 2021, 2022 e 2023 no estádio Monumental de Guayaquil.
Localizado em Avellaneda, na Argentina, o Estádio Libertadores de América, casa do Independiente, candidatou-se para sediar as finais da Libertadores e da Sul-Americana em 2021, 2022 e 2023.
- foto: Divulgação/ Independiente O Estádio Presidente Perón, mais conhecido como El Cilindro, também foi outro que se colocou à disposição para sediar os dois torneios internacionais até 2023. Casa do Racing, o estádio fica localizado em Avellaneda, na Argentina. - foto: DivulgaçãoA Bombonera, tradicional estádio do Boca Juniors, foi palco de várias finais de Libertadores e, em 2021, tenta mais uma vez este feito. O estádio, que fica localizado em Bueno Aires, na Argentina, também está no páreo para sediar a Libertadores e a Sul-Americana de 2022 e 2023. - foto: Divulgação/ Boca JuniorsO Estádio Antonio Vespucio Liberti, mais conhecido como Monumental de Núñez, também está na briga pela sede da final das duas competições da Conmebol até 2023. A casa do River Plate fica localizada em Buenos Aires, na Argentina. - foto: Divulgação/ River PlateO Estádio Pedro Bidegain, conhecido como El Nuevo Gasómetro, é a casa do San Lorenzo, time campeão da Libertadores de 2014. Assim como os rivais argentinos, ele também se colocou à disposição da Conmebol para ser palco da decisão do maior torneio continental e da Sul-Americana até 2023. O campo fica localizado no Bairro de Flores, em Buenos Aires. - foto: Divulgação/ San Lorenzo O Estádio Mario Alberto Kempes, construído em 1976, em preparação para a Copa do Mundo de 1978, fica localizado em Córdoba, na Argentina. Ele é um dos estádios argentinos postulantes a receber as finais da Libertadores até 2023. Se tratando da Sul-Americana, o estádio pretende abrir as portas para a competição apenas em 2022 e 2023. - foto: DivulgaçãoO arquitetônico Estádio Único Madre de Ciudades (Estádio Único) fica localizado em Santiago del Estero, na Argentina. Ele também se propôs a receber a final da Libertadores e da Copa Sul-Americana até 2023. - foto: La Gaceta de TucumánO Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha, palco da abertura da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, é um dos postulantes para sediar a final da Sul-Americana. O estádio localizado em Brasília se candidatou para 2021, 2022 e 2023.
- foto: Marcello Casal Jr./ Agência BrasilAssim como o Mané Garrincha, o Estádio Governador Plácido Castelo (Arena Castelão) também briga pelo mesmo objetivo: receber a final da Sul-Americana. O estádio localizado em Fortaleza, no Ceará, vive a expectativa de ser uma das sedes até 2023. - foto: Divulgação/ CearáO plano do tradicional Estádio José Pinheiro Borda, o Beira-Rio - localizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul -, é receber pelo menos uma das duas finais (Libertadores ou Sul-Americana) até 2023.
- foto: Divulgação/InternacionalO Estádio Governador Carlos Wilson Campos, mais conhecido pelo público por Arena Pernambuco, almeja ganhar visibilidade internacional caso consiga ser sede da finalíssima da Copa Sul-Americana até 2023. O estádio fica localizado em São Lourenço da Mata, município próximo a Recife, no Pernambuco. - foto: Divulgação/ Arena PernambucoA Arena Fonte Nova, localizada em Salvador, é a casa do Bahia. Assim como a Arena Pernambuco, o estádio tenta ganhar reconhecimento no continente, mas, para isso, espera conseguir ser a sede da final da Copa Sul-Americana de 2022 ou 2023. - foto: DivulgaçãoUm dos estádios mais tradicionais de São Paulo e do Brasil, o Morumbi também se prontificou a ser uma das sedes da final da Copa Libertadores da América até 2023. Entretanto, a casa do São Paulo FC não tem interesse em receber a decisão da Sul-Americana destes anos. - foto: Divulgação/ São Paulo FCLocalizado em em Barranquilla, na Colômbia, o Estádio Metropolitano Roberto Meléndez se prontificou a receber apenas a finalíssima da Libertadores de 2023. - foto: DivulgaçãoSeguindo a mesma linha de interesse do estádio concorrente na Colômbia, o tradicional Atanasio Girardot, que fica localizado em Medellín, se candidatou apenas para 2023. O estádio pretende ser palco da decisão da Libertadores ou da Sul-Americana. - foto: Divulgação/ Atanasio GirardotJá o Estádio Monumental Isidro Romero Carbo (Monumental), quer sediar a final dos dois torneios em 2022 ou em 2023. A casa do Barcelona de Guayaquil não tem concorrentes equatorianos na disputa. - foto: Divulgação/ Barcelona de GuayaquilSede da final da Libertadores de 2019, entre River Plate e Flamengo, o Estádio Monumental "U", localizado em Lima, no Peru, tentará repetir o feito em 2022 ou 2023. Além da maior competição internacional, o estádio pretende receber a decisão da Sul-Americana. - foto: Divulgação/ ConmebolO Estádio Nacional José Diaz, mais conhecido como Estádio Nacional de Lima, no Peru, tem o mesmo objetivo do 'rival' nacional. - foto: DivulgaçãoÚnico representante do Uruguai, o Estádio Centenário, localizado em Montevideu, luta para ser palco da grande final da Libertadores da América em 2022. A decisão da Sul-Americana, por sua vez, não interessa ao estádio. - foto: Ministério do Turismo/ Divulgação