2

STF julgará na quinta-feira ações que querem barrar Copa América no Brasil

Brasil aceitou sediar a Copa América após desistências da Colômbia e da Argentina

08/06/2021 17:24 / atualizado em 08/06/2021 17:47
compartilhe
Luiz Fux agendou para quinta-feira (10) o julgamento de ações que querem impedir a realização da Copa América
foto: Marcelo Camargos/Agência Brasil

Luiz Fux agendou para quinta-feira (10) o julgamento de ações que querem impedir a realização da Copa América

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, agendou para quinta-feira (10) o julgamento de ações que querem impedir a realização da Copa América no Brasil.

A competição sul-americana será iniciada no domingo (13), às 18h, com a partida entre Brasil e Venezuela, no Mané Garrincha, em Brasília. A grande final será em 10 de julho, no Maracanã, no Rio.

Fux atendeu a um pedido da ministra Cármen Lúcia. Ela é relatora de ações apresentadas pelo PSB e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos.

O julgamento de quinta-feira será em plenário virtual, no qual os ministros inserem o voto em sistema eletrônico. Pela decisão de Fux, o julgamento começará à 0h e acabará às 23h59 de quinta-feira.

O Brasil aceitou sediar a Copa América após desistências da Colômbia, por protestos contra o governo local, e da Argentina, devido ao avanço da COVID-19 no país.

A ministra Carmen Lúcia julgou pertinente julgar o tema no STF devido à "excepcional urgência e relevância do caso e da necessidade de sua célere conclusão", dado que a Copa América começa no dia 13.

O torneio terá transmissão na TV aberta pelo SBT/Alterosa.

Sedes


Além de Brasília e Rio de Janeiro, as outras sedes da Copa América serão Cuiabá, com jogos na Arena Pantanal, e Goiânia, com partidas previstas para o Estádio Olímpico. 

Em relação aos jogos do Rio de Janeiro, apenas a finalíssima será no Maracanã. As demais partidas serão realizadas no Nilton Santos, estádio do Botafogo.

O Rio e a capital federal Brasília receberão oito jogos da Copa América. Goiânia será a sede de sete partidas. A Arena Pantanal, em Cuiabá, será palco de cinco duelos, todos da primeira fase.

Seleção Brasileira


Depois da estreia contra a Venezuela, no dia 13, os comandados de Tite ainda atuarão contra o Peru, dia 17 de junho, às 21h, no Engenhão. No mesmo palco e horário, enfrentará a Colômbia, dia 23. E, por fim, dia 27, jogará com o Equador, às 18h, no estádio Olímpico de Goiânia, encerrando a primeira fase.

O Grupo A começará sua jornada no dia 14 de junho, com a Argentina enfrentando o Chile no Rio de Janeiro, no Engenhão. No mesmo dia, Paraguai e Bolívia duelam em Goiânia. A composição dos grupos foi mantida.

Compartilhe