2

Uefa abre investigação contra Arnautovic após comemoração polêmica em gol

Jogador fez gestos que podem ser interpretados como racistas

15/06/2021 11:56
compartilhe
Meia-atacante marcou o terceiro gol da Áustria em partida contra a Macedônia do Norte, pela Eurocopa
foto: Daniel MIHAILESCU / POOL / AFP

Meia-atacante marcou o terceiro gol da Áustria em partida contra a Macedônia do Norte, pela Eurocopa

A Uefa anunciou nesta terça-feira que abriu um processo de investigação contra o meia-atacante Marko Arnautovic após sua comemoração ao marcar o terceiro gol da Áustria em partida contra a Macedônia do Norte, pela Eurocopa. O jogador fez gestos que podem ser interpretados como racistas e a organização disse que o Comitê de Ética e Disciplinar cuidará do caso.

"De acordo com o Artigo 31 (4) dos Regulamentos Disciplinares da Uefa, um Inspetor de Ética e Disciplina foi nomeado para conduzir uma investigação sobre o incidente envolvendo o jogador Marko Arnautovi%u0107, que ocorreu durante o jogo da fase de grupos da Eurocopa de 2020 entre as seleções da Áustria e da Macedônia do Norte em 13 de junho de 2021. Mais informações sobre este assunto serão disponibilizadas oportunamente", diz a nota oficial emitida.

A Macedônia do Norte já havia emitido um comunicado condenando a atitude do jogador austríaco e cobrando punições severas da organização. "A Federação de Futebol da Macedônia condena veementemente a explosão nacionalista do jogador da seleção austríaca Marko Arnautovic, após o gol marcado na partida de ontem contra a Macedônia, contra o jogador da seleção macedônia Ezgjan Alioski. Ao mesmo tempo, informamos que enviamos uma carta oficial à Uefa na qual solicitamos a punição mais severa para o jogador da seleção austríaca Marko Arnautovic".

Arnautovic, por meio de seu Instagram, escreveu uma mensagem se desculpando por sua exaltação e reafirmando que não é racista. O atleta também trancou suas redes após o incidente.

O jogador, que possui origem na Sérvia, direcionou gestos e ofensas a Ezgjan Alioski, que tem raízes albanesas. Sérvios e albaneses possuem conflitos relacionados ao domínio da região do Kosovo, considerado um país independente pelos albaneses e como um território anexado da Sérvia pelos sérvios.

Compartilhe