2

Títulos, decepção e gols: histórico de Neymar e Messi no Maracanã

Brasileiro busca terceira conquista pela Seleção Brasileira no estádio onde argentino perdeu título mundial

compartilhe
Messi lamenta vice-campeonato mundial em 2014, no Maracanã; craque volta ao estádio em busca de primeiro título pela Argentina
foto: AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI

Messi lamenta vice-campeonato mundial em 2014, no Maracanã; craque volta ao estádio em busca de primeiro título pela Argentina


Palco da final da Copa América entre Brasil e Argentina, neste sábado, a partir das 19h, o Maracanã coloca frente a frente Neymar e Lionel Messi. Dois dos maiores craques do futebol mundial na atualidade, os camisas 10 já estão imortalizados na Calçada da Fama do icônico estádio. Contudo, o brasileiro é quem traz as melhores recordações do 'Maraca'. 

Neymar disputou cinco jogos no Maracanã e está invicto. Foram dois gols e quatro assistências anotados. Pela Seleção Brasileira, o atacante comemorou dois títulos no emblemático gramado carioca: a Copa das Confederações de 2013 e a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Em 2019, por lesão, o atacante não participou da conquista da Copa América, com a final vencida pelo Brasil contra o Peru, no estádio. 

A estreia de Neymar no Maracanã foi com a camisa do Santos, na goleada sobre o Fluminense por 4 a 1, em 2009. Na final da Copa das Confederações, o camisa 10 marcou um dos gols da vitória verde-amarela por 3 a 0. Na decisão da Olimpíada, diante da Alemanha, ele também balançou a rede e converteu a última cobrança na disputa de pênaltis que garantiu o ouro. Curiosamente, Ney tem o segundo gol mais rápido da história do Maraca - e o primeiro do futebol olímpico - marcado aos 16 segundos de jogo, na goleada por 6 a 0 sobre Honduras, em 2016. 

Neymar beia a taça da Copa das Confederações de 2013, no Maracanã
foto: NELSON ALMEIDA/AFP

Neymar beia a taça da Copa das Confederações de 2013, no Maracanã



Já Messi jogou no Maracanã três vezes, com apenas um gol marcado. A estreia foi na vitória argentina por 2 a 1 sobre a Bósnia, na fase de grupos da Copa do Mundo de 2014.  Diante de 40 mil torcedores, Leo marcou um gol e participou do outro - em cobrança de falta que  desviou no adversário. 

Ainda na Copa de 2014, Messi retornou ao Maracanã para a final contra a Alemanha. O camisa 10 amargou o vice-campeonato mundial na ocasião. Na Copa América de 2019, ele esteve no estádio na classificação diante da Venezuela, por 2 a 0. 


Neymar no Maracanã 

Fluminense 1 x 4 Santos - Campeonato Brasileiro de 2009
Brasil 2 x 2 Inglaterra - amistoso em 2013
Brasil 3 x 0 Espanha - final da Copa das Confederações de 2013 - um gol
Brasil 6 x 0 Honduras - semifinal da Olimpíada de 2016 - dois gols
Brasil 1 (5) x (4) 1 Alemanha - final da Olimpíada de 2016 - um gol

Messi no Maracanã 

Argentina 2 x 1 Bósnia - Copa do Mundo de 2014 - um gol
Alemanha 1 x 0 Argentina - Copa do Mundo de 2014
Venezuela 0 x 2 Argentina - Copa América de 2019

Compartilhe