
O Lusail Stadium, com capacidade para 80 mil torcedores, vai receber a final da Copa do Mundo do Catar
Diferentemente de outros anos, o sorteio será feito no ano da Copa. Isso ocorre devido a alguns fatores. O primeiro deles é que o Mundial será realizado no fim de 2022, entre 21 de novembro e 18 de dezembro, para evitar que os jogos sejam realizados sob altíssima temperatura.
Saiba mais

Presidente da Fifa volta a defender calendário com Copa a cada dois anos

Pela segunda vez, Tite pode garantir Brasil na Copa em jogo no Itaquerão
A confirmação da data também causará algumas mudanças no modelo do sorteio. Na Copa de 2018 (Rússia), os potes foram definidos de acordo com a posição das equipes no ranking da Fifa.
Em edições anteriores, o ranking servia apenas para definir os cabeças-de-chave, e os demais potes respeitavam o continente a que cada seleção pertencia.
Em 1º de abril, no entanto, ainda restarão duas vagas em aberto. Elas serão definidas por meio da repescagem intercontinental, que envolve seleções da Conmebol (América do Sul), Concacaf (América do Norte, Central e Caribe), AFC (Ásia) e OFC (Oceania). Esses duelos estão agendados para o mês de junho.
A indefinição destes dois classificados poderá levar a formação de grupos da morte, com até três campeões mundiais, como França, Alemanha e Uruguai. A tendência é que as regras que evitam que haja cruzamento de seleções do mesmo continente (exceto Europa) na fase de grupos sejam mantidas.
O atual ranking da Fifa coloca como possíveis cabeças de chave: Bélgica, Brasil, França, Itália, Inglaterra, Argentina, Portugal e Catar (por ser o país sede). A atualização do ranking após a Data Fifa de março de 2022 definirá o ordenamento dos potes.